renzo garcia von pinho

DAG - DEPARTAMENTO DE AGRICULTURA/ESAL

Perfil Pessoal

Descrição pessoal
Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em melhoramento genético do milho e fitotecnia (manejo e práticas culturais). Trabalhou durante vários anos na iniciativa privada na área de melhoramento genético vegetal onde desenvolveu várias cultivares de milho que foram ou são amplamente utilizadas pelos agricultores em várias regiões do Brasil. É Professor Titular do Departamento de Agricultura da UFLA desde 1997 desenvolvendo atividades acadêmicas, de pesquisa e de extensão com a cultura do milho. É bolsista de produtividade em pesquisa nível 1 A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. É lider do grupo de pesquisa "Manejo e Produção de Grandes Culturas" cadastrado no CNPq. Coordena vários projetos de pesquisa na área de melhoramento genético e manejo e tratos culturais na cultura do milho, o que já gerou a publicação de mais de 170 artigos científicos em revistas nacionais e internacionais e a orientação de mais de 60 estudantes de mestrado, 20 de doutorado, e mais de 70 estudantes de graduação. É consultor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPESP, CNPq, CAPES, Revista Brasileira de Milho e Sorgo, Pesquisa Agropecuária Brasileira, Revista Brasileira de Milho e Sorgo, Revista Ceres, Ciência Rural , Ciência e Agrotecnologia, entre outras. Recebeu no ano de 2006 do governador do Estado de Minas Gerais a Comenda Antônio Secundino de São José, que é uma das mais importantes honrarias concedidas no Estado a pessoas que se destacaram pelos serviços prestados ao Estado e ao País. Entre fevereiro de 2008 e fevereiro de 2012 foi membro da Câmara de Agricultura da FAPEMIG, onde participou da avaliação e julgamento de projetos de pesquisa e de outras solicitações do estado de Minas Gerais. É editor associado da Revista Brasileira de Milho e Sorgo. Foi vice-presidente da ABMS-Associação Brasileira de Milho e sorgo biênio 2016-2018. Presidiu o XXXII Congresso Nacional de Milho e Sorgo realizado em Lavras/MG de 10 a 14 de setembro de 2018. É membro do conselho da ABMS-Associação Brasileira de Milho e sorgo biênio 2019-2021.
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
é formado em agronomia pela ESAL (Escola Superior de Agricultura de Lavras) em 1987 e possui mestrado (1990) e doutorado (1998) em Genética e Melhoramento de Plantas.
Áreas de Interesse (áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Fitotecnia/Genética e Melhoramento de Plantas
Melhoramento Genético e Produção de Milho
Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/9872041193489007

Formação Acadêmica

Formação acadêmica não cadastrada

Contatos

Endereço profissional
SETOR DE GRANDES CULTURAS/DEPARTAMENTO DE AGRICULTURA
CAMPUS UNIVERSITÁRIO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Sala
não informado
Telefone
(35) 3829-1315
Endereço eletrônico
renzo@ufla.br

SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 v4.0.295.28.6 29/11/2021 03:10