paulo ricardo da silva

DQI - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

Produção Intelectual

Artigos (4)

  • 2020, , Atividades experimentais com estudantes do ensino fundamental: um relato de experiência, ISSN: 21781826
  • 2019, , Investigando a Mobilização de Saberes Docentes em Propostas de Ensino sobre Nanociência e Nanotecnologia, ISSN: 24476099
  • 2019, , Estudo sobre a formação e concepções de professores de química sobre o uso de tecnologias da informação e comunicação no ensino, ISSN: 25961640
  • 2017, , REFLEXÕES SOBRE UM PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ENVOLVENDO NANOCIÊNCIA E NANOTECNOLOGIA, ISSN: 21746486

Publicação em Eventos (29)

  • 2019, Franciene Souza Portela, Stefanni Cristine Silva, Juliana Andrade Santiago, Marcela Aparecida de Paula, Gabriel Gonçalves Quintão, Paulo Ricardo da Silva, ANÁLISE DOS NÍVEIS DE ABERTURA DE UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL NO ENSINO DE ELETROQUÍMICA, XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Trabalho Completo
  • 2018, , Estudo sobre a Formação e Concepções de Professores de Química sobre o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino, XIX Encontro Nacional de Ensino de Química,
  • 2018, , A Ciência no Cinema, Maratona da Química,
  • 2018, Francyene Souza Portela, Paulo Ricardo da Silva, Estudo sobre a Formação e Concepções de Professores de Química sobre o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino, XIX Encontro Nacional de Ensino de Química, Trabalho Completo
  • 2018, , Diálogos entre espaços não formais de educação e ensino de Química/Ciências, Jornada de Química 2018 - UFSJ,
  • 2018, , Nanociência e Nanotecnologia: o que isso tem a ver com nossa vida?, VI Fórum de Química Ambiental,
  • 2017, Paulo Ricardo da Silva, José Guilherme da Silva Lopes, Reflexões sobre um processo de formação continuada de professores envolvendo Nanociência e Nanotecnologia, X Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias, Trabalho Completo
  • 2017, , Possibilidades da utilização de um vídeo para o ensino de Nanociência e Nanotecnologia., ,
  • 2017, , O Centro de Ciências e suas contribuições para a atuação docente a partir da memória de ex-bolsistas, ,
  • 2017, , CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO, I Congresso de Formação de Professores e Professoras da UFLA,
  • 2017, , PROPOSTA DO JOGO TEATRAL 'QUÍMICA & AÇÃO' COMO UM MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO DAS CONCEPÇÕES PRÉVIAS, I Congresso de Formação de Professores e Professoras da UFLA,
  • 2016, Paulo Ricardo da Silva, José Guilherme da Silva Lopes, Análise da abordagem do tema Nanociência e Nanotecnologia em livros didáticos de Química do Ensino Médio., Encontro Nacional de Ensino de Química, Resumo
  • 2016, , Análise da abordagem do tema Nanociência e Nanotecnologia em livros didáticos de Química do Ensino Médio, XVIII ENEQ,
  • 2016, Paulo Ricardo da Silva, José Guilherme da Silva Lopes, Investigando relações entre teoria e prática: em foco a formação continuada de professores da área de Ciências Naturais e a Interdisciplinaridade., XVIII ENEQ, Trabalho Completo
  • 2016, , Investigando relações entre teoria e prática: em foco a formação continuada de professores da área de Ciências Naturais e a Interdisciplinaridade, XVIII ENEQ,
  • 2015, , Nanociência e Nanotecnologia: abordagens para o ensino médio em uma perspectiva interdisciplinar, Jornada de Química,
  • 2015, , Contribuições de um processo de formação continuada para a abordagem do tema Nanociência e Nanotecnologia no Ensino de Ciências, III Simpósio Mineiro de Educação Química,
  • 2015, Paulo Ricardo da Silva, José Guilherme da Silva Lopes, Nanociência, Nanotecnologia e Ensino de Ciências: um tema a ser discutido na formação de professores, X ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, Trabalho Completo
  • 2015, Adriene Carvalho, Carla Patrícia Quintanilha Corrêa, Marconi Silva Miranda, Paulo Ricardo da Silva, Análise de trabalhos sobre formação de formadores na área de Ciências e Matemática, X Simpósio de Formação e Profissão Docente, Resumo
  • 2014, Paulo Ricardo da Silva, José Guilherme da Silva Lopes, A relação entre conteúdos da Química e as demais áreas das Ciências Naturais no contexto da disciplina Ciências no ensino fundamental., XVII ENEQ, Resumo
  • 2013, , O que dizem as pesquisas no campo da interdisciplinaridade no ensino de Ciências no Brasil de 2002 a 2012. 2013, II SMEQ,
  • 2013, Paulo Ricardo da Silva, José Guilherme da Silva Lopes, O que dizem as pesquisas no campo da interdisciplinaridade no ensino de Ciências no Brasil de 2002 a 2012, II SMEQ, Resumo
  • 2013, Paulo Ricardo da Silva, José Guilherme da Silva Lopes, INVESTIGANDO DIFICULDADES CONCEITUAIS E CONCEPÇÕES SOBRE INTERDISCIPLINARIDADE DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS, IX ENPEC, Trabalho Completo
  • 2013, Paulo Ricardo da Silva, José Guilherme da Silva Lopes, A Química no ensino fundamental: problema ou possibilidade?, 36ª RASBQ, Resumo
  • 2013, , A Química no ensino fundamental: problema ou possibilidade?, 36ª Reunião Anual da SBQ,
  • 2012, Paulo Ricardo da Silva, José Guilherme da Silva Lopes, Proposta de um jogo pedagógico para o ensino de eletroquímica., XVI ENEQ, Resumo
  • 2012, , Leitura e interpretação textual em aulas de Química em escolas do município de Juiz de Fora, XVI ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA / X ENCONTRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA DA BAHIA,
  • 2012, , Proposta de um jogo pedagógico para o ensino de eletroquímica, XVI ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA / X ENCONTRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA DA BAHIA,
  • 2012, Paulo Ricardo da Silva, Lucas Mendes, Samuel Nepomuceno Ferreira, Igor Ferreira dos Santos, Ivoni de Freitas-Reis, Leitura e interpretação textual em aulas de Química em escolas do município de Juiz de Fora., XVI ENEQ, Resumo

Capítulos de Livros (4)

  • 2019, O PIBID Química UFLA na perspectiva da formação de professores mais reflexivos sobre suas práticas., Pibid UFLA - Experiências de formação docente e inter-ações entre Universidade e Educação Básica, Josefina Aparecida de Souza, Paulo Ricardo da Silva, Rita de Cássia Suart
  • 2017, Estratégias para promover a permanência de futuros professores de Química na licenciatura: uma experiência de tutoria com ingressantes na UFJF, Aprendizagens da docência no Ensino Superior: desafios e perspectivas da Educação em Ciências, Luciana Massi, Claudia Sanches de Melo Aliane, Paulo Ricardo da Silva, José Guilherme da Silva Lopes
  • 2015, Relato sobre as contribuições de um curso de formação continuada envolvendo o ensino de nanociência e nanotecnologia, Contribuições de um Centro de Ciências para a Formação Continuada de Professores: percursos formativos, parcerias, reflexões e pesquisas, Paulo Ricardo da Silva, José Guilherme da Silva Lopes
  • 2015, Reflexões sobre a formação de professores de Ciências para o ensino fundamental, Reflexões sobre Formação de Professores e Educação Química: Contribuições de um Programa de Pós-graduação em Química, Paulo Ricardo da Silva, José Guilherme da Silva Lopes

Livros (1)

  • 2019, Pibid UFLA - Experiências de formação docente e inter-ações entre Universidade e Educação Básica, Paulo Ricardo da Silva, Jacqueline Magalhães Alves, Rita de Cássia Suart, Fábio Pinto Gonçalves dos Reis, Helena Maria Ferreira, Raoni Perrucci Toledo Machado

Participações em Bancas de Cursos (34)

  • 2024, Dissertação de Mestrado DESAFIOS E ESTRATEGIAS NO ENSINO DE CIENCIAS DA NATUREZA EM ESCOLAS ESTADUAIS DURANTE A PANDEMIA: UM RECORTE DE LAVRAS E IJACI, MG , HEITOR VIEIRA PASSOS
  • 2024, Qualificação de Mestrado O TEMA "DROGAS" SOB UMA PERSPECTIVA HISTORICO-CRITICA NA FORMACAO DE PROFESSORES , JOÃO PAULO RODRIGUES DA SILVA
  • 2023, Dissertação de Mestrado DIALOGOS ENTRE A PEDAGOGIA DA TERRA E A ASTROBIOLOGIA: Uma proposta e contribuicao para a formacao continuada de professores de ciencias, VITÓRIA CÁSSIA GABRIELA DE OLIVEIRA
  • 2023, Dissertação de Mestrado Imunologia e Vacinologia no ensino básico: estudo sobre a percepcao docente e o conhecimento de estudantes em sistema imunologico e vacinas. , VALDEIR HENRIQUE DE JESUS
  • 2023, Qualificação de Mestrado METODOLOGIAS DE ENSINO DE CIENCIAS DA NATUREZA DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19: UM RECORTE DE LAVRAS E IJACI, MG, HEITOR VIEIRA PASSOS
  • 2023, Dissertação de Mestrado A TECNOLOGIA E AS PRATICAS PEDAGOGICAS NA EDUCACAO MATEMATICA DA EJA: AS PERCEPCOES DOCENTES A PARTIR DE UM MINICURSO DE FORMACAO CONTINUADA , CARLOS JOSÉ RUFINO
  • 2023, Qualificação de Mestrado A UTILIZACAO DE TDIC NA CONSTRUCAO DA IDENTIDADE DOCENTE DE PROFESSORES DE CIENCIAS DA NATUREZA, ANDERSON DOS SANTOS SOMORINHA
  • 2023, Qualificação de Mestrado DIALOGOS ENTRE A PEDAGOGIA DA TERRA E A ASTROBIOLOGIA: CAMINHOS PARA A FORMACAO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIENCIAS, VITÓRIA CÁSSIA GABRIELA DE OLIVEIRA
  • 2023, Qualificação de Mestrado Imunologia e Vacinologia no ensino básico: estudo sobre o conhecimento em sistema imunológico e vacinas de estudantes e na percepção de professores da educação básica. , VALDEIR HENRIQUE DE JESUS
  • 2023, Monografia de Graduação INCLUSAO DE DEFICIENTES INTELECTUAIS E O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMACAO E COMUNICACAO, CAROLINA NASCIMENTO DE JESUS
  • 2023, Monografia de Graduação PROJETO DO(SENTE): A PREVENCAO DA SAUDE MENTAL DOCENTE MEDIADA PELAS TICS, PATRICIA LIMA BEZERRA
  • 2022, Monografia de Graduação CURSOS MOOCS E A FORMACAO CONTINUADA DE PROFESSORES(AS): UM LEVANTAMENTO EM DEZ PLATAFORMAS BRASILEIRAS, CÍCERO DOS SANTOS TEIXEIRA
  • 2022, Monografia de Graduação INTERNET NA EDUCACAO: CONTRIBUICOES, FORMACAO E PAPEL DOCENTE, NOÉLE APARECIDA SIMÕES
  • 2022, Dissertação de Mestrado A PSICANALISE COMO CONTRIBUICAO PARA A FORMACAO DOCENTE: ESTUDO COLABORATIVO DOS ASPECTOS SUBJETIVOS E INCONSCIENTES DA PRATICA DOCENTE, COM PROFESSORES EM FORMACAO INICIAL DO PROGRAMA RESIDENCIA PEDAGOGICA SUBGRUPO QUIMICA , DÉBORA ELISA DE SOUZA
  • 2022, Dissertação de Mestrado POR QUE OS ELETRONS LIVRES NAO SAO TAO LIVRES ASSIM? UMA PROPOSTA DE SEQUENCIA DIDATICA PARA O ESTUDO DA CORRENTE ELETRICA, SAMUELL ANTONIO AMARAL DE OLIVEIRA
  • 2022, Dissertação de Mestrado POR QUE OS ELETRONS LIVRES NAO SAO TAO LIVRES ASSIM? UMA PROPOSTA DE SEQUENCIA DIDATICA PARA O ESTUDO DA CORRENTE ELETRICA, SAMUELL ANTONIO AMARAL DE OLIVEIRA
  • 2021, Qualificação de Mestrado A Psicanalise como Contribuicao na Formacao Docente: Estudo colaborativo dos aspectos subjetivos e inconscientes da pratica docente, com professores em formacao inicial do programa residencia pedagogica subgrupo quimica , DÉBORA ELISA DE SOUZA
  • 2021, Dissertação de Mestrado INVESTIGANDO OS RACIOCINIOS ARGUMENTATIVOS DE ALUNOS DO 3o ANO DO ENSINO MEDIO POR MEIO DE UM ESTUDO DE CASO CENTRADO NA TEMATICA ALIMENTACAO, JOSIANE APARECIDA DE FREITAS CRUZ
  • 2021, Qualificação de Mestrado O SIGNIFICADO DA ADAPTACAO DE ATIVIDADES PARA ESTUDANTES COM DEFICIENCIA INTELECTUAL EXPRESSOS POR PROFESSORES DE MATEMATICA, GRAZIELLA EMILIORELI
  • 2021, Tese Doutorado Prospeccao In Vitro de Polihidroquinolinas Sintetizadas: Atividade Antimicrobiana e Potencial Modulador Sobre Enzimas que Atuam em Processos Hemostaticos e Inflamatorios., MARCUS VINICIUS CARDOSO TRENTO
  • 2021, Qualificação de Mestrado POR QUE OS ELETRONS LIVRES NAO SAO TAO LIVRES ASSIM? UMA PROPOSTA DE SEQUENCIA DIDATICA PARA O ESTUDO DA CORRENTE ELETRICA, SAMUELL ANTONIO AMARAL DE OLIVEIRA
  • 2020, Qualificação de Mestrado INVESTIGANDO A PROMOCAO DA ALFABETIZACAO CIENTIFICA DE ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MEDIO POR MEIO DE UM ESTUDO DE CASO CENTRADO NA TEMATICA ALIMENTACAO, JOSIANE APARECIDA DE FREITAS CRUZ
  • 2020, Qualificação de Mestrado USO DE ESTRATEGIAS VARIADAS PARA PROMOCAO DA ALFABETIZACAO CIENTIFICA E DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO MANIFESTADO NAS RESPOSTAS DOS ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MEDIO ATRAVES DE UMA SEQUENCIA DE AULAS INTITULADA “INSUMOS AGRICOLAS E MEIO AMBIENTE”, ANA CAROLINY MARTINS FONSECA
  • 2020, Qualificação de Mestrado INVESTIGANDO A CONSTRUCAO DOS CONHECIMENTOS CIENTIFICOS RELACIONADOS AS TRANSFORMACOES DOS MATERIAIS POR MEIO DO TEMA MINERACAO, STÉFANNI CRISTINE SILVA
  • 2019, Monografia de Graduação Espaços Não Formais de Educação e Divulgação Científica: contribuições de uma disciplina do curso de Licenciatura em Química da UFLA para a formação de professores de Química., Josefina Aparecida de Souza, Camila Marra Abras, Paulo Ricardo da Silva
  • 2019, Monografia de Graduação Análise das publicações envolvendo jogos e atividades lúdicas no período 2010-2018 no Encontro Nacional de Ensino de Química, Marianna Meirelles Junqueira, Renata Reis Pereira, Paulo Ricardo da Silva
  • 2019, Estratégias Didáticas Interdisciplinares: trilhando caminhos para a construção do conhecimento de Química, José Guilherme da Silva Lopes, Rita de Cássia Reis, Andreia Francisco Afonso, Paulo Ricardo da Silva
  • 2018, Monografia de Graduação Análise dos níveis de investigação e habilidades cognitivas de planos e aulas de uma sequência de ensino desenvolvida por uma licencianda em Química, Rita de Cássia Suart, Josefina Aparecida de Souza, Paulo Ricardo da Silva
  • 2018, Monografia de Graduação "Uso de estratégias lúdicas em uma sequência didática investigativa para abordagem do tema Eletroquímica, Rita de Cássia Suart, Josefina Aparecida de Souza, Paulo Ricardo da Silva
  • 2018, Monografia de Graduação Atividades Experimentais na abordagem do ensino por investigação para a promoção da alfabetização científica em licenciandos de Química, Rita de Cássia Suart, Luciana Lopes Silva Pereira, Paulo Ricardo da Silva
  • 2018, Monografia de Graduação Estudo de condicionantes que afetam a vida acadêmica de estudantes do curso de Licenciatura em Química da UFLA, Josefina Aparecida de Souza, Renata Reis Pereira, Paulo Ricardo da Silva
  • 2018, Monografia de Graduação Mapeamento e análise das publicações envolvendo o ensino de ligações Químicas, Marianna Meirelles Junqueira, Andrelisa Lina de Lima Machado, Paulo Ricardo da Silva
  • 2018, Monografia de Graduação INVESTIGANDO A UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS PARA A SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COGNITIVAS NO ENSINO DE QUÍMICA, Rita de Cássia Suart, Josefina Aparecida de Souza, Paulo Ricardo da Silva
  • 2017, Monografia de Graduação Análise do desenvolvimento da cognição dos alunos através do uso de estratégias diferenciadas de avaliação em aulas de química em uma unidade didática denominada, Rita de Cássia Suart, Josefina Aparecida de Souza, Gildo Girotto Júnior, Paulo Ricardo da Silva

Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de Períodicos (3)

  • 2019,, Lavras, Nacional,
  • 2015,, UFJF, Nacional,
  • 2014,, UFJF, Nacional,

Trabalho de Fim de Curso(2)

  • CURSOS MOOCS E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES(AS): UM LEVANTAMENTO EM DEZ PLATAFORMAS BRASILEIRAS, CÍCERO DOS SANTOS TEIXEIRA , 12/2022
  • PROJETO DO(SENTE): A PREVENÇÃO DA SAÚDE MENTAL DOCENTE MEDIADA PELAS TICS, PATRICIA LIMA BEZERRA , 03/2023

Orientações de Pós-Graduação (5)

  • Mestrado, ANDERSON DOS SANTOS SOMORINHA, 04/2021 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, LORENA CRISTINA TEIXEIRA VIEIRA, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, DANILO OLIVEIRA ROSA, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, MARCOS ANTÔNIO REIS FARIAS, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, ALEX SANDRO BARROS PEREIRA, 03/2024 - , Orientação em Andamento

SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 - v4.0.295.50
Acesse as notas de versão para ver como a equipe da DGTI vem trabalhando para melhorar o SIGAA. 16/04/2024 20:25