ALEXANDRE BAGDONAS HENRIQUE

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICA

Ir ao Menu Principal

alexandre bagdonas henrique

DFM - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICA

Produção Intelectual

Coordenação de Projetos de Pesquisa Externos (1)

  • 2024, Estudos sobre questões sociocientíficas com enfoque histórico e filosófico como forma de promover uma educação científica e ambiental crítica, REITORIA/UFLA

Artigos (12)

  • 2020, , Propostas para a educação científica com base em estudos de história da física na primeira metade do século XX em uma abordagem transnacional, ISSN: 25265792
  • 2020, , Transnationalism as Scientific Identity, ISSN: 19391811
  • 2018, , O maior erro de Einstein? Debatendo o papel dos erros na ciência através de um jogo didático sobre cosmologia, ISSN: 21757941
  • 2017, , Nuevas concepciones sobre la naturaleza de la ciencia (NOS), ISSN: 02124521
  • 2017, , Quem descobriu a expansão do universo? Disputas de prioridade como forma de ensinar cosmologia com uso da história e filosofia da ciência, ISSN: 18069126
  • 2017, , O projeto de Lei ?Escola sem Partido? e o ensino de Ciências, ISSN: 19825153
  • 2017, , Efeito Mpemba: desafios para o ensino de Termodinâmica a partir de problemas abertos, ISSN: 02124521
  • 2015, , Enhancing Teachers? Awareness About Relations Between Science and Religion, ISSN: 09267220
  • 2014, , Controvérsias sobre a natureza da ciência como enfoque curricular para o ensino de física: o ensino de história da cosmologia por meio de um jogo didático, ISSN: 21763275
  • 2010, , Discussões sobre a natureza da ciência em um curso sobre a história da Astronomia, ISSN: 18067573
  • 2010, , Astronomia na sala de aula: por quê?, ISSN: 18067573
  • 2009, , Uma proposta de abordagem explícita de aspectos da natureza da ciência em cursos de formação de professores a partir da história da cosmologia., ISSN: 02124521

Publicação em Eventos (52)

  • 2019, Priscilla Rabello, Alexandre Bagdonas, Planck, Einstein, suas visões sobre ciência e religião e as implicações para o ensino de física, XII Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências- ENPEC, Trabalho Completo
  • 2019, André Gomes, Johnnie Pereira, Samantha Lemos, Vanderson Santos, Alexandre Bagdonas, Desenvolvimento de um jogo didático baseado em estudos da história das armas nucleares, I Encontro de História da Física, Resumo
  • 2019, Fernando Domingos, Danilo Cardoso, Nathan Lima, Alexandre Bagdonas, Estudos sobre a história da Relatividade Geral visando a criação de jogos didáticos, I Encontro de História da Física, Resumo
  • 2017, Caio Zupa, Alexandre Bagdonas, Amanda Caroline Costa, Reisiliane Souza, Física, cultura e meio ambiente, I Congresso de Formação de Professores da UFLA, Resumo Expandido
  • 2017, Vinicius Teske, Alexandre Bagdonas, Caio Zupa, História e filosofia de ciência num jogo digital, I Congresso de Formação de Professores da UFLA, Resumo Expandido
  • 2017, Maria Emília Seabra, Alexandre Bagdonas, Antonio Marcelo Martins Maciel, A cosmologia em artigos nas principais revistas de ensino de física do brasil, XXII Simpósio Nacional de Ensino de Fìsica, Trabalho Completo
  • 2017, Fernando Domingos, Caio Zupa, Alexandre Bagdonas, O efeito mpemba em sala de aula: relato de uma experiência, XXII Simpósio Nacional de Ensino de Fìsica, Trabalho Completo
  • 2017, Marcus Vinícius Ribeiro, Caio César Zupa, Fernando Luiz de Lima Domingos, Alexandre Bagdonas, Vitor Fabrício, Um jogo para debater cosmologia em seu contexto social: experiências em um curso para professores de Física, XXII Simpósio Nacional de Ensino de Fìsica, Trabalho Completo
  • 2017, , Professores de Ciências e a promoção do respeito entre diferentes visões de mundo, Uma proposta a partir da história da cosmologia, Colóquios de Física da UFOP,
  • 2017, , Professores de Física podem ajudar a promover o respeito entre diferentes visões de mundo? Uma proposta a partir da história da cosmologia, XII Semana da Física da UNB,
  • 2016, Danilo Cardoso, Flávia Polati Ferreira, Alexandre Bagdonas, 'An historical narrative about Arthur Eddington's role on the 1919 Solar Eclipse Expeditions: Nature of Science conceptions in a teacher training course, World Conferecen of Physics Education, Resumo
  • 2015, Alexandre Bagdonas, Evandro F Rozentalski, Flávia Polati Ferreira, Controversial aspects of the construct NOS in the Ibero-American Science Education journals: a literature review, IHPST 13th Biennial International Conference, Trabalho Completo
  • 2015, , Controversial aspects of the construct NOS in the Ibero-American Science Education journals: a literature review., 13th Biennial International Conference,
  • 2015, , Os livros de divulgação de George Gamow e seu impacto na gênese e aceitação do Big Bang, 5a Jornada de Filosofia das Ciencias Físicas,
  • 2015, Alexandre Bagdonas, João Zanetic, Ivã Gurgel, The risk of fostering relativism by teaching cosmology through a didactic game that emphasizes the social context of science, IHPST 13th Biennial International Conference, Trabalho Completo
  • 2015, , The risk of fostering relativism by teaching cosmology through a didactic game that emphasizes the social context of science, 13th Biennial International Conference,
  • 2014, Alexandre Bagdonas, Gamow como divulgador de ciência: uma nova perspectiva para a teoria do Big Bang, XIV Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, Resumo
  • 2014, João Eduardo Ramos, Alexandre Bagdonas, George Gamow, um cientista fanfarrão e suas contribuições para o ensino de física, XV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, Trabalho Completo
  • 2014, Alexandre Bagdonas, The Adaptation Of A Soviet Theoretical Physicist To American Empiricist Tradition And The Creation Of Big Bang Theory, Qualicum History Conference, Resumo
  • 2014, Alexandre Bagdonas, Cosmological speculations versus empiricist temper: Gamow, nuclear physics, and the Big Bang during the 1930s, II AIP Early Carrer History Conference, Resumo
  • 2014, Alexandre Bagdonas, Vitor Fabrício, Ivã Gurgel, André Noronha, Felipe Velasquez, Discutindo a Ciência e suas Relações com a Sociedad e, Política e Nacionalidade por Meio de um Jogo Didático sobre a História da Cosmologia, III Simpósio Nacional de Educação em Astronomia, Resumo
  • 2013, , Quem descobriu a expansão do universo, 1a Jornada de Filosofia das Ciencias Físicas,
  • 2013, Alexandre Bagdonas, João Zanetic, Ivã Gurgel, Quem descobriu a expansão do universo? História da cosmologia na formação de professores, 65ª Reunião Anual da SBPC, Resumo
  • 2013, Alexandre Bagdonas, João Zanetic, Ivã Gurgel, O grande erro de einstein, a descoberta da expansão do universo e as reconstruções racionais da cosmologia, XX Simpósio Nacional de Ensino de Física, Trabalho Completo
  • 2013, Ivã Gurgel, Alexandre Bagdonas, Felipe Velasquez, Vitor Fabrício, André Noronha, O Ensino sobre a Natureza da Ciência através de Tópicos de Cosmologia: Análise de uma Proposta Didática Utilizando Jogos, IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? IX ENPEC, Trabalho Completo
  • 2013, , O grande erro de einstein, a descoberta da expansão do universo e as reconstruções racionais da cosmologia, XX Simpósio Nacional de Ensino de Física,
  • 2012, Alexandre Bagdonas, Cibelle C. Silva, Influências religiosas sobre a controvérsia entre Big Bang e Estado Estacionário e suas potencialidades para o ensino de ciências, 2ª Conferencia Latinoamericana del International History, Philosophy, and Science Teaching Group IHPST-LA, Resumo
  • 2012, Maurício Pietrocola, Hélio Vicentini, Graciella Watanabe, Alexandre Bagdonas, Fábio Beig, Maria Beatriz Fagundes, Itamar Fernandes, Ivã Gurgel, Leandro Oliveira, Jorge Nicolau, Armando Tagiku, Development of a TLS on the relativity of time and the Twin Paradox: Analysis of its Structural Elements, WCPE -The World Conference on Physics Education, 2012, Turquia. WCPE -The World Conference on Physics Education, Resumo
  • 2012, , Críticas à Visão Consensual da Natureza da Ciência e a Ausência de Controvérsias na Educação Científica, XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Física,,
  • 2012, Alexandre Bagdonas, João Zanetic, Ivã Gurgel, Críticas à Visão Consensual da Natureza da Ciência e a Ausência de Controvérsias na Educação Científica., XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Física, Trabalho Completo
  • 2012, Alexandre Bagdonas, Controvérsias envolvendo a natureza da ciência em sequências didáticas sobre cosmologia, VII Encontro do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências, Resumo
  • 2012, Alexandre Bagdonas, João Zanetic, Ivã Gurgel, A favor e contra o método: a tensão entre racionalismo e anarquismo epistemológico na controvérsia entre Big Bang e Estado Estacionário., VIII Encuentro de la Asociación de Filosofía e Historia de la Ciencia del Cono Sur (AFHIC)., Resumo
  • 2012, Evandro F Rozentalski, Alexandre Bagdonas, André Noronha, Realismo e antirrealismo científicos: pela pluralidade filosófica no ensino de ciências, 2ª Conferência Latinoamericana del International History, Philosophy and Science Teaching Group, Trabalho Completo
  • 2012, Alexandre Bagdonas, João Zanetic, Ivã Gurgel, O que podemos aprender sobre a natureza da ciência a partir da história da ciência soviética?, 13º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, Trabalho Completo
  • 2012, Alexandre Bagdonas, João Zanetic, Ivã Gurgel, A recepção da cosmologia relativística na URSS como forma de analisar influências políticas sobre a ciência, 2nd - Latin-American Conference of the International History, Philosophy, and Science Teaching Group, Resumo
  • 2011, Alexandre Bagdonas, Cibelle Celestino Silva, Comparando os objetivos e métodos da ciência e religião na formação de professores, VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências e I Congreso Internacional de Investigación en Enseñanza de las Ciencias, Trabalho Completo
  • 2011, Alexandre Bagdonas, Pedro Colombro Jr., Big bang brasil: uma peça teatral com abordagem histórico - filosófica para o ensino de cosmologia, I Simpósio Nacional de Educação em Astronomia, Trabalho Completo
  • 2011, Andreia Guerra, Marco Braga, José Claudio Reis, Alexandre Bagdonas, Cibelle Celestino Silva, Thais Forato, Ciência e religião na formação de professores : uma abordagem histórica e filósofica, XIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, Trabalho Completo
  • 2011, Flávia Polati Ferreira, GAMA, Leandro Daros, Alexandre Bagdonas, Extensão ou Comunicação? Discussões sobre um curso de extensão universitária para professores de Ciências, VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I Congreso Internacional de Investigación en Enseñanza de las Ciencias, Trabalho Completo
  • 2011, Alexandre Bagdonas, João Zanetic, Ivã Gurgel, O uso da história da ciência no ensino como forma de refletir sobre influências sociais e culturais na cosmologia do século XX, Encontro Nacional de Pós-Graduandos em História das Ciências, Trabalho Completo
  • 2011, Alexandre Bagdonas, Cibelle Celestino Silva, Um curso sobre história da cosmologia na formação inicial de professores, XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física, Trabalho Completo
  • 2010, Alexandre Bagdonas, Cibelle Silva, Relações entre ciência e religião na formação de professores: estudo de caso acerca de uma controvérsia cosmológica., XII EPEF, Trabalho Completo
  • 2010, Alexandre Bagdonas, Discutindo a natureza da ciência a partir de episódios da história da cosmologia, V Encontro do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências, Resumo
  • 2010, Alexandre Bagdonas, Cibelle Celestino Silva, Controvérsias sobre a natureza da ciência e a formação de uma visão de mundo científica, 1º Conferência Latino-americana do IHPST-LA, Resumo
  • 2010, Sidnei Pércia Penha, Nilva Lúcia Sales, Alexandre Bagdonas, As formas de condução do jogo didático: as estratégias dos professores para manter os estudantes no jogo, XII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, Trabalho Completo
  • 2009, Alexandre Bagdonas, Cibelle Celestino Silva, Discutindo a natureza da ciência a partir de episódios da história da cosmologia: o universo teve um começo ou sempre existiu?, Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, Trabalho Completo
  • 2009, Alexandre Bagdonas, Victória Flório Andrade, Cibelle Silva, Discutindo a natureza da ciência a partir de episódios da história da cosmologia: o grande debate., Simpósio Nacional de Ensino de Fìsica, Trabalho Completo
  • 2009, , Discussões sobre a natureza da ciência em um curso sobre a história da Astronomia., I Encuentro Latinoamericano de Didática y Educación en Astronomía,
  • 2009, , Astronomia na sala de aula: por quê?, I Encuentro Latinoamericano de Didática y Educación en Astronomía,
  • 2009, Milton Schivani Alves, Alexandre Bagdonas, Pensamento Epistemológico no Ensino de Física: Uma Investigação Preliminar no Ensino Médio, Simpósio Nacional de Ensino de Física, Trabalho Completo
  • 2008, Alexandre Bagdonas, Discutindo a natureza da ciência a partir de tópicos da história da cosmologia, XXXIV Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira, Resumo
  • 2008, , Discutindo a natureza da ciência a partir de episódios da história da cosmologia, Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP,

Capítulos de Livros (6)

  • 2019, História da ciência para o ensino de física como cultura: debates sobre a neutralidade da ciência no peŕiodo entreguerras, Física, Cultura e Ensino de Ciências., Alexandre Bagdonas
  • 2019, O PIBID Física da Universidade Federal de Lavras: a formação reflexiva de licenciandos e professores, Pibid UFLA: experiências de formação docente e inter-ações entre universidade e educação básica., Antonio Marcelo Martins Maciel, Alexandre Bagdonas
  • 2018, Is the Electron Real? Who Discovered the Expanding Universe? Debating non Consensus Topics of Nature of Science in Science Classrooms, Teaching Science with Context, André Noronha, Alexandre Bagdonas, Ivã Gurgel
  • 2017, A didactic game about cosmology designed to discuss controversies about science, Crossing the Border of Traditional Science Curriculum: innovative teaching and learning in Science Basic Education, Alexandre Bagdonas, Vitor Fabrício, Ivã Gurgel, André Noronha, Felipe Velasquez
  • 2017, Overcoming obstacles for the use of history of science to teach science and nature of science, Crossing the Border of Traditional Science Curriculum: innovative teaching and learning in Science Basic Education, Thais Forato, Alexandre Bagdonas
  • 2013, Controvérsias sobre a natureza da ciência na educação científica, Aprendendo ciência e sobre sua natureza: abordagens históricas e filosóficas, Alexandre Bagdonas, Cibelle C. Silva

Textos Didáticos (1)

  • 2011, Portal Clickideia - disciplina de física, Alexandre Bagdonas

Participações em Bancas de Concursos (4)

  • 2019, Comissão de Avaliação do Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Federal de Lavras, Edital PRPG/UFLA No 080/2019, novembro, Alexandre Bagdonas, Rosana Mendes, Mariana Junqueira
  • 2019, Comissão de Avaliação do Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Federal de Lavras, Edital PRPG/UFLA No 084/2018, janeiro, Alexandre Bagdonas, Ulisses Azevedo Leitão, José Antonio Araújo, Amanda Oliveira, Rosana Mendes, Mariana Junqueira
  • 2016, Comissão de Avaliação do Processo Seletivo do MNPEF UFLA, Alexandre Bagdonas, Antonio Marcelo Martins Maciel, Ulisses Azevedo Leitão, Helena Libardi, Iraziet Charret, Antonio dos Anjos Pinheiro da Silva
  • 2016, Comissão de Avaliação do Processo Seletivo do MNPEF UFLA, julho, Alexandre Bagdonas, Antonio Marcelo Martins Maciel, Helena Libardi, Iraziet Charret, Antonio dos Anjos Pinheiro da Silva

Participações em Bancas de Cursos (47)

  • 2024, Dissertação de Mestrado Existem discursos racistas nos livros didaticos de geografia do 7º ano do ensino fundamental de geografia? , LEONARDO DIOGO NOGUEIRA
  • 2024, Dissertação de Mestrado A Terra orbita em torno do Sol ou o Sol orbita a Terra?: Investigando os dilemas praticos de uma professora-pesquisadora., MAIRA DUARTE PASSOS
  • 2023, Dissertação de Mestrado DIALOGOS ENTRE A PEDAGOGIA DA TERRA E A ASTROBIOLOGIA: Uma proposta e contribuicao para a formacao continuada de professores de ciencias, VITÓRIA CÁSSIA GABRIELA DE OLIVEIRA
  • 2023, Qualificação de Mestrado O ENSINO DE ETICA DAS VIRTUDES A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA FRERIANA, EDMARA MÁRCIA DE CASTRO REZENDE
  • 2023, Qualificação de Mestrado O ENSINO DE ETICA DAS VIRTUDES A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA FRERIANA, EDMARA MÁRCIA DE CASTRO REZENDE
  • 2023, Dissertação de Mestrado ANALISE DAS PERCEPCOES DE LICENCIANDOS DE BIOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS SOBRE OS ESTATUTOS DA BIOLOGIA A PARTIR DE FILMES: UM ESTUDO SOBRE FORMACAO INICIAL DE PROFESSORES , ANDIARA APARECIDA SOUSA
  • 2023, Qualificação de Mestrado A Terra gira em torno do Sol ou o Sol gira em torno da Terra?: Da revolucao Copernicana a Alfabetizacao Cientifica, MAÍRA DUARTE PASSOS
  • 2023, Dissertação de Mestrado O desenvolvimento do pensamento teorico em processos de significacaopara a aprendizagem do conceito de Numero Real, EMERSON LEITE GARCIA
  • 2023, Qualificação de Mestrado A questao socioambiental na formacao de professores: uma pesquisa-acao junto a comunidade escolar como eixo de articulacao ensino, pesquisa e extensao, LAURA SALVE SILVEIRA
  • 2023, Dissertação de Mestrado INVESTIGANDO CONCEPCOES DE EDUCACAO AMBIENTAL NO DESENVOLVIMENTO DE UMA PROPOSTA DIDATICA COM ESTUDANTES DO 1O ANO DO ENSINO MEDIO , CILKEN HENRI THOMAZ ANDRADE
  • 2023, Qualificação de Mestrado A questao socioambiental na formacao de professores: uma pesquisa-acao junto a comunidade escolar como eixo de articulacao ensino, pesquisa e extensao, LAURA SALVE SILVEIRA
  • 2022, Dissertação de Mestrado NATUREZA DA CIENCIA, GALILEU E O ENSINO DA REVOLUCAO COPERNICANA, GABRIEL HENRIQUE GERALDO CHAVES MORAIS
  • 2022, Dissertação de Mestrado A construcao de uma casa como tema para discussoes sobre etica em aulas de ciencias, ALEXANDRE PEREIRA DANTAS
  • 2022, Qualificação de Mestrado Existem discursos racistas nos livros didaticos de geografia do 7º ano do ensino fundamental de geografia?, LEONARDO DIOGO NOGUEIRA
  • 2022, Qualificação de Mestrado INVESTIGANDO AS CONCEPCOES DE EDUCACAO AMBIENTAL NO DESENVOLVIMENTO DE UMA PROPOSTA DE ENSINO, CILKEN HENRI THOMAZ ANDRADE
  • 2022, Qualificação de Mestrado NATUREZA DA CIENCIA, GALILEU E O ENSINO DA REVOLUCAO COPERNICANA, GABRIEL HENRIQUE GERALDO CHAVES MORAIS
  • 2022, Qualificação de Mestrado A CASA COMO UMA PROPOSTA PARA DISCUSSOES SOBRE ETICA EM SALA DE AULA, ALEXANDRE PEREIRA DANTAS
  • 2022, Dissertação de Mestrado DILEMAS ETICOS ENVOLVENDO A PRODUCAO DE ARMAS NUCLEARES EM UM JOGO DIDATICO, PHELIPE JÚNIOR DE GÓIS
  • 2022, Dissertação de Mestrado A ALFABETIZACAO CIENTIFICA POR MEIO DE UM MINICURSO SOBRE ASTROFISICA ESTELAR PARA ALUNOS DO 9o AO 3o ANO DO ENSINO MEDIO, DAYVIDSON SIQUEIRA EUFRÁSIO
  • 2021, Dissertação de Mestrado O genero do discurso tira como elemento mediador no desenvolvimento do pensamento matematico., ISABELY MELO DA SILVA
  • 2021, Dissertação de Mestrado O GENERO DO DISCURSO TIRA COMO ELEMENTO MEDIADOR NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO MATEMATICO, ISABELY MELO DA SILVA
  • 2021, Dissertação de Mestrado O ENSINO DA EDUCACAO AMBIENTAL NA GEOGRAFIA POR MEIO DE ABORDAGEM LOGICO-HISTORICO DO CONCEITO DE LUGAR , FABIO ROBERTO VIEIRA
  • 2020, Qualificação de Mestrado DILEMAS ETICOS ENVOLVENDO A PRODUCAO DE ARMAS NUCLEARES EM UM JOGO DIDATICO, PHELIPE JÚNIOR DE GÓIS
  • 2020, Qualificação de Mestrado A ALFABETIZACAO CIENTIFICA POR MEIO DE UM MINICURSO SOBRE ASTROFISICA ESTELAR PARA ALUNOS DO 9o AO 3o ANO DO ENSINO MEDIO, DAYVIDSON SIQUEIRA EUFRÁSIO
  • 2020, Dissertação de Mestrado A Cosmologia em revista: uma Ciência SuperInteressante?, Alexandre Bagdonas, Daniel Fernando Bovolenta Ovigli, Danilo Seithi Kato
  • 2020, Dissertação de Mestrado CONHECIMENTO TÁCITO E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: A EPISTEMOLOGIA DE MICHAEL POLANYI NO ENSINO DE CIÊNCIAS, Alexandre Bagdonas, GUSTAVO RODRIGUES ROCHA, DEIVIDE GARCIA DA SILVA OLIVEIRA
  • 2019, Dissertação de Mestrado CONTRIBUICOES DE UMA PECA TEATRAL HISTORICA PARA O ESTUDO DA FISICA NUCLEAR NO ENSINO MEDIO, SAMANTHA DE LEMOS SOUZA
  • 2019, Monografia de Graduação Ilha Interdisciplinar de Racionalidade: uma análise da presença da pseudociência em uma turma do ensino médio, Alexandre Bagdonas, Evandro F Rozentalski, Paloma Rodrigues, Juliana Lopes
  • 2019, Monografia de Graduação RELAÇÕES INTERPESSOAIS INVESTIGANDO A AFETIVIDADE COMO POTENCIALIZADORA NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM, Alexandre Bagdonas, Antonio Marcelo Martins Maciel, Amanda Oliveira
  • 2019, Dissertação de Mestrado CONTRIBUIÇÕES DE UM TEXTO TEATRAL HISTÓRICO PARA O ESTUDO DA FÍSICA NUCLEAR NO ENSINO MÉDIO, Alexandre Bagdonas, Fábio Marineli, Guilherme da Silva Lima, Wilson Elmer Nascimento
  • 2019, Dissertação de Mestrado Trabalhando com o game Angry Birds Space para promover o ensino de física com alunos dos anos finais do ensino fundamental, Alexandre Bagdonas, Graciella Watanabe, PEDRO ALVES DA SILVA AUTRETO
  • 2019, CONHECIMENTO TÁCITO E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: A EPISTEMOLOGIA DE MICHAEL POLANYI NO ENSINO DE CIÊNCIAS, Alexandre Bagdonas, Nei de Freitas Nunes Neto, José Luis da Silva
  • 2018, Dissertação de Mestrado PROBLEMATIZANDO O ESTUDO DA COSMOLOGIA PARA A EDUCACAO BASICA: POR QUE A NOITE E ESCURA?, MARIA EMILIA FARIA SEABRA
  • 2018, Dissertação de Mestrado AS CORES DA NATUREZA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE OPTICA ONDULATORIA, CÉSAR AUGUSTO VASSALO SILVA
  • 2018, Qualificação de Mestrado NAO DEFINIDO, ALEX SILVA DO NASCIMENTO
  • 2018, Qualificação de Mestrado NAO DEFINIDO, DEYVID ANTONIO EUGENIO
  • 2018, O Ensino de Física no Brasil na Reforma Capanema por meio dos seus livros didáticos: uma análise didático-histórica, Alexandre Bagdonas, Antonio Augusto Videira, Carlos Eduardo Aguiar, Victor Augusto Giraldo
  • 2018, Dissertação de Mestrado As Cores da Natureza: Uma Proposta para o Ensino de Óptica Ondulatória., Alexandre Bagdonas, Antonio Marcelo Martins Maciel, Fábio Marineli, Renato Pugliese
  • 2018, Monografia de Graduação Investigação de Concepções Epistemológicas de Licenciandos em Física, Alexandre Bagdonas, Antonio Marcelo Martins Maciel, Fábio Marineli
  • 2018, Copérnico e a Ciência Árabe no Encontro de Culturas: Uma Contranarrativa para o Ensino de Ciências, Alexandre Bagdonas, Andreia Guerra, Marcília Barcelos, Giselle Catarino
  • 2017, Dissertação de Mestrado PROBLEMATIZANDO O ESTUDO DA COSMOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: POR QUE A NOITE É ESCURA?., Alexandre Bagdonas, Jacqueline Magalhães Alves, Cassiano Pagliarini
  • 2017, Discutindo conceitos de ondulatória a partir de uma encenação musical no ensino médio, Alexandre Bagdonas, Antonio dos Anjos Pinheiro da Silva, Celso Vallin
  • 2017, Dissertação de Mestrado FONTES PRIMÁRIAS DE GALILEU NO ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO, Alexandre Bagdonas, Breno Arsioli Moura, Lúcio Campos Costa, Winston Gomes Schmiedecke, Marcelo Oliveira da Costa Pires
  • 2017, Dissertação de Mestrado INSCRIÇÕES DIDÁTICAS PARA UM ESTUDANTE CEGO EM UMA UNIDADE DIDÁTICA DE CIRCUITO ELÉTRICOS RESISTIVOS, Alexandre Bagdonas, Helena Libardi, Adriana Gomes Dickman
  • 2017, Monografia de Graduação OS ESTATUTOS DA BIOLOGIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA, Alexandre Bagdonas, Antonio Nascimento, Renato Gregorin
  • 2016, Monografia de Graduação O ?Método Científico? nos Livros Didáticos do PNLD 2015: uma análise à luz das vertentes epistemológicas contemporâneas, Alexandre Bagdonas, Antonio Marcelo Martins Maciel, José Antonio Araújo
  • 2016, Monografia de Graduação ENSINO DE ASTRONOMIA E COSMOLOGIA: USO DE OFICINAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO, Alexandre Bagdonas, Helena Libardi, Iraziet Charret

Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de Períodicos (1)

  • 2004,, Universidade Paulista (UNIP), Nacional,

Orientações de Pós-Graduação (16)

  • Mestrado, ALEXANDRE PEREIRA DANTAS, 03/2020 - 11/2020 , Orientação em Andamento
  • Mestrado, SAMANTHA DE LEMOS SOUZA, 05/2017 - 06/2019 , Orientação em Andamento
  • Mestrado, VINÍCIUS HENRIQUE SOUZA, 02/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, CÉSAR AUGUSTO VASSALO SILVA, 05/2016 - , Concluída em 10/2018
  • Mestrado, MARIA EMILIA FARIA SEABRA, 05/2016 - , Concluída em 12/2018
  • Mestrado, DOUGLAS ANDRADE RODRIGUES, 03/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, VANDERSON DE SOUZA SANTOS, 05/2021 - 07/2023 , Orientação em Andamento
  • Mestrado, PHELIPE JÚNIOR DE GÓIS, 03/2019 - , Concluída em 02/2022
  • Mestrado, ALEXANDRE PEREIRA DANTAS, 03/2020 - , Concluída em 12/2022
  • Mestrado, GABRIEL HENRIQUE GERALDO CHAVES MORAIS, 03/2020 - , Concluída em 12/2022
  • Mestrado, AMANDA RODRIGUES DOS SANTOS, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, ÁGATA CAROLINA NASCIMENTO, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, JOHNNIE RICHARD PEREIRA, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, LEONARDO DIOGO NOGUEIRA, 04/2021 - , Concluída em 04/2024
  • Mestrado, DANIELA VALÉRIA DA FONSECA, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, MARCO ANTÔNIO CUNHA, 03/2024 - , Orientação em Andamento

SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 - v4.0.295.50
Acesse as notas de versão para ver como a equipe da DGTI vem trabalhando para melhorar o SIGAA. 25/04/2024 02:31