jefferson adriano neves

DFM - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICA

Produção Intelectual

Artigos (1)

  • 2017, , ESTUDANDO A FÍSICA DO EFEITO ESTUFA NO 9º ANO: UMA ABORDAGEM VISANDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ISSN: 19822413

Publicação em Eventos (22)

  • 2019, Helena Libardi, Jefferson Adriano Neves, Larissa Mayara Caetano da Paixão, OS CAMINHOS DO SNEF PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NOS ÚLTIMOS 10ANOS: UMA PRIMEIRA APROXIMAÇÃO, XXIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, Trabalho Completo
  • 2019, Bruno Fernandes Garcia, Raíssa Marçal Della Torre, Rodrigo Mendonça Maia, Jefferson Adriano Neves, IRAZIET DA CUNHA CHARRET, “VIAGEM AO MUNDO SUBATÔMICO”: UMA MINISSÉRIEPARA O ENSINO DAS PARTÍCULAS ELEMENTARES, XXIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, Trabalho Completo
  • 2019, Jonatas Rodrigues Silva, Gabriele Maria Baptista Cordeiro, Jefferson Adriano Neves, Marco Aurélio do Espírito Santo​, O ENSINO DO EFEITO FOTOVOLTAICO NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE EXPERIMENTAL INVESTIGATIVA., XXIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, Trabalho Completo
  • 2019, Juscelino Campos de Carvalho Junior, Jefferson Adriano Neves, Marco Aurélio do Espírito Santo​, Gabriele Maria Baptista Cordeiro, MINI​ BOBINA DE TESLA E UMA PROPOSTA PARA O ENSINODE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS, XXIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, Trabalho Completo
  • 2018, Jefferson Adriano Neves, Alice Helena Campos Pierson, OS ASPECTOS EPISTÊMICOS NAS PESQUISAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM OLHAR SOBRE OS TRABALHOS APRESENTADOS NOS ANAIS DOS ENPEC, XVII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, Trabalho Completo
  • 2017, Jefferson Adriano Neves, Sylvestre Aureliano de Carvalho, IRAZIET DA CUNHA CHARRET, ENSINANDO A LEI DE WIEN NO ENSINO MÉDIO, XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física, Trabalho Completo
  • 2017, Jefferson Adriano Neves, Luiz da Silva, IRAZIET DA CUNHA CHARRET, DUALIDADE PARTÍCULA - ONDA E DIFRAÇÃO DE ELÉTRONS: UMA POSSIBILIDADE PARA A INSERÇÃO DE CONCEITOS DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO, XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física, Trabalho Completo
  • 2016, Jefferson Adriano Neves, IRAZIET DA CUNHA CHARRET, INVESTIGATING THE CONSTRUCTION OF FORCE CONCEPT WITH STUDENTS OF THE 9th GRADE OF ELEMENTARY SCHOOL: ANALYSIS OF A TEACHING UNIT, 2nd World Conference on Physics Education,, Resumo
  • 2015, Jefferson Adriano Neves, IRAZIET DA CUNHA CHARRET, INVESTIGANDO CONCEPÇÕES PRÉVIAS DA ALUNOS DO 9º ANO SOBRE AS CAUSAS DO MOVIMENTO, XXI SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, Trabalho Completo
  • 2015, , INVESTIGANDO CONCEPÇÕES PRÉVIAS DA ALUNOS DO 9º ANO SOBRE AS CAUSAS DO MOVIMENTO, XXI SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA,
  • 2013, Jefferson Adriano Neves, DÉCIO RUIVO MARTINS, Ulisses Azevedo Leitão, Marcel Bruno PEREIRA Braga, SIMULADORES COMO ATIVIDADES PRÁTICAS COMPLEMENTARES AO LABORATÓRIO REAL, XX SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, Trabalho Completo
  • 2013, , SIMULADORES COMO ATIVIDADES PRÁTICAS COMPLEMENTARES AO LABORATÓRIO REAL, XX SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA,
  • 2011, Jefferson Adriano Neves, Ulisses Azevedo Leitão, ANÁLISE ESTATÍSTICA E PEDAGÓGICA DE AVALIAÇÕES SERIADAS: ESTUDO DE CASO DE QUESTÕES DE FÍSICA, VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância-ESUD 2011, Trabalho Completo
  • 2011, , Desenvolvimento de Jogos 3D para a Educação a Distância, VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância-ESUD 2011,
  • 2011, , ANÁLISE ESTATÍSTICA E PEDAGÓGICA DE AVALIAÇÕES SERIADAS: ESTUDO DE CASO DE QUESTÕES DE FÍSICA, VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância-ESUD 2011,
  • 2011, Ulisses Azevedo Leitão, Alexandre Oliveira Loureiro do Baixo, Jefferson Adriano Neves, ANÁLISE DE TESTES DE AVALIAÇÃO DE ENSINO-APRENDIZAGEM UTILIZANDO A TEORIA DE. RESPOSTA AO ITEM., XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física, Trabalho Completo
  • 2011, Ulisses Azevedo Leitão, Thiago Dias Simão, Jefferson Adriano Neves, Desenvolvimento de Jogos 3D para a Educação a Distância, VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância-ESUD 2011, Trabalho Completo
  • 2010, Ulisses Azevedo Leitão, Alexandre Oliveira Loureiro do Baixo, Jefferson Adriano Neves, TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM APLICADA Á AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM, CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, Trabalho Completo
  • 2010, Jefferson Adriano Neves, Alexandre Oliveira Loureiro do Baixo, Thiago Dias Simão, Ulisses Azevedo Leitão, ANÁLISE DE TESTES DE AVALIAÇÃO DE ENSINO-APRENDIZAGEM UTILIZANDO A TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM, REUNIÃO REGIONAL DA SBPC - LAVRAS, Resumo
  • 2010, Thiago Dias Simão, Alexandre Oliveira Loureiro do Baixo, Jefferson Adriano Neves, Ulisses Azevedo Leitão, Desenvolvimento de Animações e Jogos Educativos, 'Reunião Regional da SBPC - Lavras, Resumo
  • 2010, , ANÁLISE DE TESTES DE AVALIAÇÃO DE ENSINO-APRENDIZAGEM UTILIZANDO A TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM, Reunião Regional da SBPC,
  • 2010, Jefferson Adriano Neves, Alexandre Oliveira Loureiro do Baixo, Thiago Dias Simão, Ulisses Azevedo Leitão, MODELLUS: MODELAGEM COMPUTACIONAL PARA O ENSINO DE FÍSICA E MATEMÁTICA, Reunião Regional da SBPC, Resumo

Participações em Bancas de Cursos (38)

  • 2024, Dissertação de Mestrado A Terra orbita em torno do Sol ou o Sol orbita a Terra?: Investigando os dilemas praticos de uma professora-pesquisadora., MAIRA DUARTE PASSOS
  • 2024, Qualificação de Mestrado AS SIGNIFICACOES PRODUZIDAS POR ESTUDANTES DO ENSINO MEDIO, EM ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMATICA, PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO TEORICO ACERCA DO CONCEITO DE EXPONENCIAL, LETÍCIA ALVES CHAVES
  • 2023, Dissertação de Mestrado CONCEITOS DE TERMODINAMICA ABORDADOS EM UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MEDIO, DIRCELENE DE REZENDE ARANTES OLIVEIRA
  • 2023, Dissertação de Mestrado ACOES DOCENTES NO CONTEXTO DO TRABALHO REMOTO: REFLEXOES E DESAFIOS DOS PROFESSORES E PROFESSORAS DE FISICA DURANTE A PANDEMIA, EVELLYN MAIA CARDOSO
  • 2023, Dissertação de Mestrado O DESENVOLVIMENTO LOGICO-HISTORICO DO CONCEITO DE LIMITE EM SITUACOES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM, MARLUCE ROSE CAOVILA
  • 2023, Qualificação de Mestrado A Terra gira em torno do Sol ou o Sol gira em torno da Terra?: Da revolucao Copernicana a Alfabetizacao Cientifica, MAÍRA DUARTE PASSOS
  • 2023, Qualificação de Mestrado A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO POR PROJETO DE TERMODINAMICA, DIRCELENE DE REZENDE ARANTES OLIVEIRA
  • 2023, Qualificação de Mestrado O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO TEORICO EM SITUACOES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE LIMITE, MARLUCE ROSE CAOVILA
  • 2023, Qualificação de Mestrado O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO TEORICO EM SITUACOES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE LIMITE, MARLUCE ROSE CAOVILA
  • 2023, Monografia de Graduação INCLUSAO DE DEFICIENTES INTELECTUAIS E O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMACAO E COMUNICACAO, CAROLINA NASCIMENTO DE JESUS
  • 2023, Monografia de Graduação PROJETO DO(SENTE): A PREVENCAO DA SAUDE MENTAL DOCENTE MEDIADA PELAS TICS, PATRICIA LIMA BEZERRA
  • 2023, Dissertação de Mestrado INVESTIGANDO CONCEPCOES DE EDUCACAO AMBIENTAL NO DESENVOLVIMENTO DE UMA PROPOSTA DIDATICA COM ESTUDANTES DO 1O ANO DO ENSINO MEDIO , CILKEN HENRI THOMAZ ANDRADE
  • 2022, Monografia de Graduação PROBLEMATIZANDO A PROPRIA PRATICA: UMA ARTICULACAO DO GRAPHOGAME BRASIL E O TEMPO DE APRENDER, BUSCANDO A ALFABETIZACAO DE ESTUDANTES EM HIPOTESE PRE-SILABICA, MARIA LUCIENE DE SOUZA OLIVEIRA
  • 2022, Dissertação de Mestrado A construcao de uma casa como tema para discussoes sobre etica em aulas de ciencias, ALEXANDRE PEREIRA DANTAS
  • 2022, Monografia de Graduação ESCOLA E RESISTENCIA NEGRA: BLACK LIVES MATTER EM FOCO, LAVÍNIA DE SOUSA ALMEIDA MENDES
  • 2022, Monografia de Graduação Softwares Educacionais como Instrumento de Inovacao para Praticas Pedagogicas no Ensino de Ciencias, DYANNE KRYSLEY NOGUEIRA RIBEIRO
  • 2022, Qualificação de Mestrado O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO TEORICO A PARTIR DE SIGNIFICACOES PRODUZIDAS EM SITUACOES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE ALGEBRA, MANOEL DE OLIVEIRA JÚNIOR
  • 2022, Qualificação de Mestrado A construcao do conhecimento no contexto do trabalho remoto: reflexoes e desafios dos professores e professoras de fisica durante a pandemia, EVELLYN MAIA CARDOSO
  • 2022, Qualificação de Mestrado INVESTIGANDO AS CONCEPCOES DE EDUCACAO AMBIENTAL NO DESENVOLVIMENTO DE UMA PROPOSTA DE ENSINO, CILKEN HENRI THOMAZ ANDRADE
  • 2022, Qualificação de Mestrado A CASA COMO UMA PROPOSTA PARA DISCUSSOES SOBRE ETICA EM SALA DE AULA, ALEXANDRE PEREIRA DANTAS
  • 2022, Dissertação de Mestrado PROMOVENDO A PARTICIPACAO DOS ESTUDANTES EM AULAS DE TERMOLOGIA POR MEIO DO ENSINO SOB MEDIDA, IGOR AZEVEDO CARVALHO
  • 2022, Dissertação de Mestrado Uma sequencia de ensino investigativa utilizando a magica como elemento mobilizador, BRUNA DE MELO ALVES
  • 2021, Dissertação de Mestrado ESTUDO DA OTICA GEOMETRICA: UTILIZANDO RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMACAO E COMUNICACAO (TIC) NA ESCOLA PUBLICA DO ENSINO MEDIO , GERALDO MAGELA DE SOUSA
  • 2021, Dissertação de Mestrado ESTUDO DA OTICA GEOMETRICA: UTILIZANDO RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMACAO E COMUNICACAO (TIC) NA ESCOLA PUBLICA DO ENSINO MEDIO , GERALDO MAGELA DE SOUSA
  • 2021, Qualificação de Mestrado PROMOVENDO A PARTICIPACAO DOS ESTUDANTES EM AULAS DE TERMOLOGIA POR MEIO DO ENSINO SOB MEDIDA, IGOR AZEVEDO CARVALHO
  • 2021, Qualificação de Mestrado ESTUDO DA OTICA GEOMETRICA: UTILIZANDO RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMACAO E COMUNICACAO (TIC) NA ESCOLA PUBLICA DO ENSINO MEDIO, GERALDO MAGELA DE SOUSA
  • 2021, Dissertação de Mestrado ESTUDANDO SEMICONDUTORES NO ENSINO FUNDAMENTAL II, WANDERSON ALVES LEAL
  • 2021, Qualificação de Mestrado Uma sequencia de ensino investigativa utilizando a magica como elemento motivador, BRUNA DE MELO ALVES
  • 2020, Qualificação de Mestrado ESTUDANDO SEMICONDUTORES NO ENSINO FUNDAMENTAL II, WANDERSON ALVES LEAL
  • 2020, Estudando semicondutores no Ensino Fundamental II, Antonio dos Anjos Pinheiros da Siva, Antonio Marcelo Martins Maciel, Frederico Augusto Toti, Jefferson Adriano Neves
  • 2020, Monografia de Graduação Implicações da inclusão educacional núcleos de acessibilidade, Helena Libardi, NATHALIA MARIA RESENDE, Jefferson Adriano Neves
  • 2018, Monografia de Graduação Fusão e Fissão nucleares: uma proposta de ensino por investigação, Lígia Valente de Sá Garcia, Jaime Souza de Oliveira, Jefferson Adriano Neves
  • 2018, Monografia de Graduação Ondas Eletromagnéticas para deficientes visuais: uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, Wagner Franklin Balthazar, Giovana da Silva Cardoso, Jefferson Adriano Neves
  • 2018, Monografia de Graduação Tecnologias assistivas como apoio ao ensino de física para deficientes visuais: uma proposta de sequência didática, Giovana da Silva Cardoso, Aline Tiara Mota, Márcia Amira Freitas do Amaral, Glauce Cortêz Pinheiro Sarmento, Jefferson Adriano Neves
  • 2018, Monografia de Graduação A construção de um oscilador de alta frequencia e uma proposta de ensino por investigação: uma possibilidade para o ensino de eletromagnetismo, Marco Aurélio do Espírito Santo, Aline Tiara Mota, Monique Pacheco do Amaral, Jefferson Adriano Neves
  • 2018, Monografia de Graduação Abordando o tema energia no 9º ano do ensino fundamental: a construção do conhecimento por meio de atividades investigativas, Wagner Franklin Balthazar, Marco Aurélio do Espírito Santo, Jefferson Adriano Neves
  • 2017, Monografia de Graduação Ensinando o conceito de indução eletromagnética: Construção e análise de uma unidade de ensino potencialmente significativa, Wagner Franklin Balthazar, Marco Aurélio do Espírito Santo, Jefferson Adriano Neves
  • 2017, Monografia de Graduação A Física Moderna e Contemporânea e o currículo do Instituto Federal do Rio de Janeiro - Volta Redonda, Lígia Valente de Sá Garcia, Jaime Souza de Oliveira, Ana Paula Damato Bemfeito, Jefferson Adriano Neves

Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de Períodicos (2)

  • 2016,, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCACAO CIENCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO CAMPUS VOLTA REDONDA, Nacional,
  • 2016,, NSTITUTO FEDERAL DE EDUCACAO CIENCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO CAMPUS VOLTA REDONDA, Nacional,

Trabalho de Fim de Curso(1)

  • PROBLEMATIZANDO A PRÓPRIA PRÁTICA: UMA ARTICULAÇÃO DO GRAPHOGAME BRASIL E O TEMPO DE APRENDER, BUSCANDO A ALFABETIZAÇÃO DE ESTUDANTES EM HIPÓTESE PRÉ-SILÁBICA, MARIA LUCIENE DE SOUZA OLIVEIRA , 12/2022

Orientações de Pós-Graduação (12)

  • Mestrado, FABIANA DA SILVA BARCELOS BOTINHA, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, THIAGO CORRÊA MUNIZ, 02/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, RODRIGO GUALBERTO DA COSTA, 02/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, MATEUS LOURES LUCAS, 03/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, TATIANE DE PAULA PAULINO, 02/2023 - 04/2023 , Orientação em Andamento
  • Mestrado, EDUARDO MONTES MIRANDA, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, ALLAN EDSON DE OLIVEIRA MACHADO, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, FABRICIO MIRANDA CARVALHO, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, AMANDA GONÇALVES OLIVEIRA FONSECA, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, FERNANDO MAGNUN CORRÊA, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, MAIRA DUARTE PASSOS, 03/2022 - , Concluída em 04/2024
  • Mestrado, VERÔNICA RODRIGUES AMBRÓSIO PINEL, 03/2024 - , Orientação em Andamento

SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 - v4.0.295.50
Acesse as notas de versão para ver como a equipe da DGTI vem trabalhando para melhorar o SIGAA. 23/04/2024 22:34