thiago da cunha nascimento

DEL - DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM

Produção Intelectual

Coordenação de Projetos de Pesquisa Externos (1)

  • 2024, Experiências Estéticas à luz da Poética Cognitiva, REITORIA/UFLA

Artigos (4)

  • 2021, , Literatura fantástica na pele: a leitura de ?O conto dos três irmãos? à luz da compreensão corporificada, ISSN: 23589566
  • 2021, , A gramática no corpo, ISSN: 26754916
  • 2020, , METÁFORA CONCEPTUAL E RELEVÂNCIA: A MANUTENÇÃO DE EFEITOS COGNITIVOS NA TRADUÇÃO DE ?O RETRATO OVALADO? DE EDGAR ALLAN POE, ISSN: 26746344
  • 2014, , Futebol e metáfora na mídia, ISSN: 23173475

Publicação em Eventos (15)

  • 2021, , O corpo como uma construção: o status linguístico dos recursos corporais na composição do sentido, II Simpósio de Estudos Interdisciplinares da Linguagem,
  • 2020, , MINICURSO: SOFTWARE EXMARALDA E GAT 2: procedimentos metodológicos para transcrição de dados multimodais, CONFERENCIA MULTIMODALIDADE E LINGUÍSTICA,
  • 2019, , Cognição Corporificada: o papel do corpo no Ensino-aprendizagem de Línguas, 1st English Teaching Conference For conducting the workshop COGNIÇÃO CORPORIFICADA: O PAPEL DO CORPO on Language, Technologies and Critical Thinking ? I EnTeCon ? Vale do Aço,
  • 2019, , Reflexividade Linguística e atos metacomunicativos em conceptualizações culturais evidenciadas na fala em interação, International Symposium on Linguistics, Cognition, and Culture (LCC),
  • 2017, , Metáforas verbo-gestuais: uma análise de suas funções comunicativas em uma interação de alunos intercambistas sobre suas experiências interculturais no Brasil, VII Conferência Linguística e Cognição,
  • 2017, , Metáforas no Pensamento e no DIscurso: uma análise cognitivo-discursiva da fala de aprendizes de inglês língua estrangeira sobre sua experiência de aprendizagem, VIII Conferência Linguística e Cognição,
  • 2016, , Oficina GAT 2, II Jornada de Estudos em Pragmática,
  • 2016, , Minicurso GAT 2 e EXMARaLDA: procedimentos metodológicos de transcrição (Evento do NUCOI), VII Seminário de Teses e Dissertações,
  • 2015, , Comunicação (Inter)Cultural em Interação: Atos Metacomunicativos na co-construção da experiência de alteridade, XII Semana de Eventos da FALE,
  • 2015, , Learners' conceptualisations on their motivation about learning English as a Foreign Language (EFL), V Congresso Internacional sobre Metáfora no Pensamento e no Discurso,
  • 2014, , Mente Corporificada e Língua: em busca de Motivações Corpóreas de Expressões Linguísticas sobre Aprendizagem de Línguas Estrangeiras, IV Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas,
  • 2013, , Making language alive and meaningful: using speech genres to foster EFL students' writing, 52ND ACBEU TEFL SEMINAR,
  • 2013, , Critical thinking and language learning: from language structure to living thoughts., 2013 BRAZ - TESOL Belém Chater Regional Convention,
  • 2010, , Literature in EFL Classes: a new way to live the language, III Fórum de Línguas Estrangeiras,
  • 2009, , O uso do genero textual na escrita autonoma em lingua inglesa : motivando a coragem na escrita e mecanismos de revisao colaborativa., Semana Academica de Letras,

Capítulos de Livros (7)

  • 2021, Increasing students' participation in the English class during atypical times, Educação e Múltiplas Linguagens: olhares Transdisciplinares. Vol. 1., João Victor Pessoa Rocha, Thiago da Cunha Nascimento
  • 2020, Intimidade e proximidade na interação intercultural: uma análise cognitivo-conversacional da experiência de brasileiros, Estudos no campo da análise da conversa, linguística interacional e linguística cultural com base no corpus NUCOI, Fernanda Roque Amendoeira, Thiago da Cunha Nascimento
  • 2020, The ?Olympic Spirit? from a crosscultural perspective: a cognitive-pragmatic analysis, Metahporical Conceptualizations: (Inter)Cultural perspectives, Ulrike Agathe Schröder, Milene Mendes de Oliveira, Thiago da Cunha Nascimento
  • 2020, A construção e tomada de turno: observações empíricas no corpus NUCOI, Estudos no campo da análise da conversa, linguística interacional e linguística cultural com base no corpus NUCOI, Thiago da Cunha Nascimento
  • 2019, Reflexões metodológicas sobre transcrição e a escolha de GAT 2 como sistema de transcrição para o NUCOI, Comunicação (Inter)Cultural em Interação, Ulrike Agathe Schröder, Thiago da Cunha Nascimento, Arthur R. Alves e Silva
  • 2019, As funções comunicativas de metáforas verbo-gestuais em uma interação entre intercambistas no Brasil, Comunicação (Inter)Cultural em Interação, Josiane Marques da Costa, Thiago da Cunha Nascimento
  • 2018, O que te motiva a aprender: uma análise cognitivo-discursiva das metáforas de 'força' na fala de aprendizes de língua inglesa, A Linguística Aplicada e seus desdobramentos: um panorama das pesquisas em língua estrangeira no PosLin, Thiago da Cunha Nascimento

Livros (1)

  • 2016, Um sistema para transcrever fala-em-interação: GAT 2, Ulrike Agathe Schröder, Mariana Carneiro Mendes, Diogo Henrique Alves da Silva, Thiago da Cunha Nascimento, Flavia Fidelis de Paula

Participações em Bancas de Concursos (1)

  • 2018, Iniciação Científica (FAPEMIG), Ulrike Agathe Schröder, Adriana Fernandes Barbosa, Thiago da Cunha Nascimento

Participações em Bancas de Cursos (8)

  • 2023, Monografia de Graduação VIOLENCIAS SIMBOLICAS NO ESPACO ESCOLAR: UMA ANALISE DISCURSIVA DE NARRATIVAS DE VIDA DE PESSOAS TRANS., KESLEY ALVES DE CARVALHO
  • 2022, Monografia de Graduação “A SEMIOTICA EM TIRINHAS” - UMA ANALISE DO LIVRO DIDATICO ‘PORTUGUES: CONEXAO E USO, 9 ° ANO’ , DALMON DA SILVA VIEIRA
  • 2022, Monografia de Graduação O ENSINO DA ORALIDADE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANALISE COMPARATIVA DE LIVROS DIDATICOS A LUZ DOS PCNS E DA BNCC., MARIA ESTELA SOUTO DA SILVA
  • 2022, Monografia de Graduação O ENSINO DA ORALIDADE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANALISE COMPARATIVA DE LIVROS DIDATICOS A LUZ DOS PCNS E DA BNCC., VALENTINA MOREIRA VIEGAS COELHO
  • 2021, Máscaras faciais e distanciamento social: uma análise intercorporeal da fala-em-interação em tempos de Covid-19, Ulrike Agathe Schröder, Anna Ladilova, Adriana Fernandes Barbosa, Thiago da Cunha Nascimento
  • 2021, Dissertação de Mestrado TABUS LINGUÍSTICOS E O SURGIMENTO DE EUFEMISMOS NA FALA-EM-INTERAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA COMO L1 E L2, Ulrike Agathe Schröder, Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis Jácome, Thiago da Cunha Nascimento
  • 2020, Tese Doutorado Por uma Língua Estrangeira Inclusiva: o Letramento Crítico e a Teoria da Complexidade no Ensino de Inglês, VICENTE AGUIMAR PARREIRAS, RITA DE CÁSSIA AUGUSTO, HELENICE JOVIANO ROQUE DE FARIA, KANAVILLIL RAJAGOPALAN, RUBENS LACERDA DE SÁ, Thiago da Cunha Nascimento
  • 2018, Monografia de Graduação A pre-pedagogical proposal for 7th grade groups of musical schools of Contagem: music as a speaking propeller, Exibir Gráficos Valdeni da Silva Reis, Maralice de Souza Neves, Thiago da Cunha Nascimento

Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de Períodicos (6)

  • 2019,, Faculdade de Letras da UFMG, Nacional,
  • 2019,, Faculdade de Letras da UFMG, Nacional,
  • 2017,, Faculdade de Letras da UFMG, Nacional,
  • 2015,, Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Nacional,
  • 2011,, Campus Guamá, Nacional,
  • 2009,, Campus Guama, Nacional,

SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 - v4.0.295.50
Acesse as notas de versão para ver como a equipe da DGTI vem trabalhando para melhorar o SIGAA. 02/05/2024 19:29