bruno andrade pinto monteiro

DQI - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

Produção Intelectual

Artigos (21)

  • 2020, , A (re)existência de mulheres na forma de saberes ancestrais: repensando outras relações entre ciência, ambiente e educação no contexto pandêmico., ISSN: 23594993
  • 2020, , A história do samba e sua potencia decolonial, ISSN: 19832354
  • 2020, , Sentimento de identidade frente a comercialização e assimilação de atributos culturais, ISSN: 19832354
  • 2019, , FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFISSIONAIS COMO FORMA DE DIÁLOGO ENTRE A UNIVERSIDADE E A SOCIEDADE, ISSN: 24471356
  • 2019, , A lei 10.639/03 no ensino de ciências: uma proposta decolonial para o currículo de Química, ISSN: 22379460
  • 2019, , Análise dos relatórios de licenciandos em Biologia de uma universidade pública acerca da temática da aprendizagem, ISSN: 21771626
  • 2016, , The issue of the arrangement of new environments for science education through collaborative actions between schools, museums and science centres in the Brazilian context of teacher training, ISSN: 18711502
  • 2016, , A Educação Ambiental Crítica na pedagogia: o caso de uma faculdade do Sul de Minas, ISSN: 15171256
  • 2015, , COMPREENDENDO AS RELAÇÕES ENTRE A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E OS SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE UMA CIDADE DE MINAS GERAIS, ISSN: 15171256
  • 2015, , CONTRIBUIÇÕES DOS MUSEUS E CENTROS DE CIÊNCIAS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA, ISSN: 01025503
  • 2014, , O Museu de História Natural da UFLA como espaço de Divulgação Científica e a Formação Inicial de Professores, ISSN: 23182350
  • 2012, , A INSERÇÃO DO TEMA DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E QUÍMICA, ISSN: 19846002
  • 2012, , ? Mestres De Amanhã?: A Contribuição de Anísio Teixeira para a AbordagemCiência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente ( CTSA) na Formação Docente, ISSN: 21752613
  • 2010, , O PORTAL ELETRÔNICO INTERATIVO: CONTEXTO, ESTRUTURA, POSSIBILIDADES DE NAVEGAÇÃO E DISCURSOS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA, ISSN: 01048899
  • 2010, , FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS: O DISCURSO DOS LICENCIANDOS E O PROJETO UFLACIÊNCIA, ISSN: 18093108
  • 2010, , NA TRILHA DAS PEDRAS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS METODOLOGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O PROCESSO DE ESCUTA, ISSN: 15171256
  • 2008, , PORTAL INTERATIVO! RECURSOS E FERRAMENTAS PARA PROFESSORES E LICENCIANDOS DE QUÍMICA NA INTERNET, ISSN: 1984154X
  • 2007, , Entretecendo saberes, ISSN:
  • 2004, , Diário de Petrópolis, ISSN:
  • 2004, , Diário de Petrópolis Nº 13.901, ISSN:
  • 1998, , Informativo CRQ.III, ISSN:

Publicação em Eventos (101)

  • 2019, Dominique Jacob Fernandes de Assis Castro, Bruno Andrade Pinto Monteiro, A decolonialidade no ensino de ciências através da análise dos trabalhos publicados no ENPEC, XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? XII ENPEC, Trabalho Completo
  • 2019, Denise Ana Augusta dos Santos Oliveira, Bruno Andrade Pinto Monteiro, XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? XII ENPEC., XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? XII ENPEC., Trabalho Completo
  • 2019, , A decolonialidade no ensino de ciências através da análise dos trabalhos publicados no ENPEC, XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências,
  • 2019, , Literatura nos trabalhos do SINECT: retratos e perspectivas, XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências,
  • 2019, Brenda Iolanda Silva do Nescimento, Jacqueline Balbino Peixoto, FERNANDA ANTUNES GOMES DA COSTA, Bruno Andrade Pinto Monteiro, A PRODUÇÃO DE TEXTOS E DISCURSOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE MACAÉ, X Semana de Integração Acadêmica da UFRJ 2019, Resumo
  • 2019, Cristiane Pires Teixeira, Bruno Andrade Pinto Monteiro, Iago Santos Manhães, A leitura crítica do mundo para formação cidadã através do Projeto de Extensão Universitária: Na minha Escola Tem Universitários: uma contribuição da UFRJ ao ensino médio da rede pública, X Congreso Iberoamericano de Educación Científica, Trabalho Completo
  • 2019, Débora Santos de Andrade Dutra, Bruno Andrade Pinto Monteiro, A formação inicial do professor de Ciências: Discutindo possibilidades do enfoque CTSA, X Congreso Iberoamericano de Educación Científica, Trabalho Completo
  • 2019, Jacqueline Balbino Peixoto, Brenda Iolanda Silva do Nescimento, Bruno Andrade Pinto Monteiro, FERNANDA ANTUNES GOMES DA COSTA, PERFIL DOS PROFESSORES DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA, X SEMANA DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA DA UFRJ, Resumo
  • 2018, , Avaliação da aprendizagem e formação de professores: uma revisão de literatura, ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO AMBIENTE,
  • 2018, Fabiana de Freitas Poso, Aline Silva Dejosi Nery, Bruno Andrade Pinto Monteiro, AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA REVISÃO DE LITERATURA, V V ENECIÊNCIAS - ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO AMBIENTE, Trabalho Completo
  • 2018, Iago Villaça de Carvalho, Bruno Andrade Pinto Monteiro, A história da ciência nos livros de química geral para o ensino superior: o caso da Lei de Conservação das Massas, ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO AMBIENTE, Trabalho Completo
  • 2018, , Dialogando para estreitar laços entre a escola e a universidade, IX Semana de Integração Acadêmica da UFRJ,
  • 2017, Fabiana de Freitas Poso, Bruno Andrade Pinto Monteiro, Análise dos Anais do EREBIO e ENPEC acerca da avaliação da aprendizagem nos cursos de formação de professores de ciências., IV Encontro Regional de Ensino de Biologia - EREBIO, Trabalho Completo
  • 2017, CRISTIANE REIS BARCELOS SILVA, Bruno Andrade Pinto Monteiro, maria cristina ribeiro cohen, Articulações Entre A Dimensão Do Letramento Científico, Formação Docente E Programa De Iniciação À Docência Presentes Em Periódicos E Eventos Brasileiros Da Área De Ensino De Ciências., XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Trabalho Completo
  • 2017, Andreia Marcelina Silva Carvalho, Bruno Andrade Pinto Monteiro, Educação ambiental na formação de professores: em busca de uma perspectiva crítica e transformadora, XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Trabalho Completo
  • 2017, Fabiana de Freitas Poso, Bruno Andrade Pinto Monteiro, Compreendendo os discursos sobre avaliação da aprendizagem por meio dos trabalhos apresentados no EREBIO, VIII EREBIO RJ/ES - Encontro Regional de Ensino de Biologia RJ/ES, Trabalho Completo
  • 2017, Fabiana de Freitas Poso, Bruno Andrade Pinto Monteiro, Análise do papel das imagens e correlação com os textos relacionados ao tema sexualidade e saúde no livro didático de ciências para o ensino de jovens e adultos, VIII EREBIO RJ/ES - Encontro Regional de Ensino de Biologia RJ/ES, Trabalho Completo
  • 2016, , As novas vozes da educação em ciências e a configuração de diferentes ecossistemas educativos, Ciclo de Semiários - Programa de Pós Graduação em Ensino de Química,
  • 2016, Isadora Mota Oliveira, CAMILA ABRAS, JOSEFINA APARECIDA DE SOUZA, Marcela Aparecida de Paula, Bruno Andrade Pinto Monteiro, Investigando a relação entre o nível cognitivo de perguntas e respostas em questionários propostos em uma sequência de aulas., XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química (XVIII ENEQ), Trabalho Completo
  • 2015, Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira, Bruno Andrade Pinto Monteiro, Andreia Guerra, Gloria Regina Pessoa Campelo Queiroz, A análise crítica do discurso na formação de professores de ciências a partir de uma perspectiva de educação em direitos humanos, X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (X ENPEC), Trabalho Completo
  • 2015, BRÍGIDA ISABEL DE SIQUEIRA, PATRÍCIA PEREIRA BOTELHO COELHO, Amanda Araújo Assis, Francislainy Natalia da Silva, Lorena de Barros Sousa, Bruno Andrade Pinto Monteiro, JOSEFINA APARECIDA DE SOUZA, Mapas conceituais como ferramenta avaliativa do processo ensino aprendizagem no ensino de química, III Simpósio Mineiro de Educação Química, Trabalho Completo
  • 2015, Isadora Mota Oliveira, CAMILA ABRAS, Ronan Araujo Rosa, Gabriella Rayane Aparecida Ferreira, JOSEFINA APARECIDA DE SOUZA, Bruno Andrade Pinto Monteiro, Utilização de tirinhas no ensino de química na abordagem de uma unidade didática sobre a temática água: tratamento de água e esgoto, III Simpósio Mineiro de Educação Química, Trabalho Completo
  • 2015, Lorena de Barros Sousa, Valquíria Aparecida Alves Bastos, Amanda Araújo Assis, Brígida Isabel Siqueira, Bruno Andrade Pinto Monteiro, JOSEFINA APARECIDA DE SOUZA, A química dos alimentos: uma proposta contextualizada para a abordagem da tabela periódica no ensino médio, III Simpósio Mineiro de Educação Química, Trabalho Completo
  • 2015, Marcela Aparecida de Paula, JACKELINE RAFAELA PEDROSO, Rita de Cássia Suart, CAMILA ABRAS, Bruno Andrade Pinto Monteiro, JOSEFINA APARECIDA DE SOUZA, Avaliando o nível cognitivo de questões propostas por integrantes do pibid a partir de reflexões promovidas durante elaboração de unidade didática, III Simpósio Mineiro de Educação Química, Trabalho Completo
  • 2015, Samantha Christina Rodrigues, Ana Carolina Martins Fonseca, Fabíola Fonseca Lages, Bruno Andrade Pinto Monteiro, JOSEFINA APARECIDA DE SOUZA, O uso de experimentos como recurso metodológico na construção do conhecimento sobre funções orgânicas, III Simpósio Mineiro de Educação Química, Trabalho Completo
  • 2015, Francislainy Natalia da Silva, Valquíria Aparecida Alves Bastos, PATRÍCIA PEREIRA BOTELHO COELHO, LIVIA MARIA RIBEIRO ROSA, JOSEFINA APARECIDA DE SOUZA, Bruno Andrade Pinto Monteiro, Investigação reflexiva sobre o desenvolvimento de uma unidade didática no processo de formação inicial de professores, X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (X ENPEC), Trabalho Completo
  • 2015, Samantha Christina Rodrigues, Bruno Andrade Pinto Monteiro, Ana Carolina Martins Fonseca, Fabíola Fonseca Lages, Anne Caroline de Carvalho, JOSEFINA APARECIDA DE SOUZA, Construindo o conhecimento sobre funções orgânicas por meio da experimentação no desenvolvimento de uma unidade didática, X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (X ENPEC), Trabalho Completo
  • 2015, Caroline Gomes Fernandes, Josiane Aparecida de Freitas Cruz, Fabíola Fonseca Lages, Bruno Andrade Pinto Monteiro, JOSEFINA APARECIDA DE SOUZA, O uso de histórias em quadrinhos como estratégia didática, X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (X ENPEC), Trabalho Completo
  • 2014, Thaís Marinho Alvarenga, Samanta Fraiz de Mello, KELLY APARECIDA GOMES, Fabiana Cristina de Carvalho, Bruno Andrade Pinto Monteiro, Um objeto de aprendizagem: hipermídia o sabão caseiro como recurso didático para o ensino de química na abordagem CTSA, XVII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, Trabalho Completo
  • 2014, PATRÍCIA PEREIRA BOTELHO COELHO, LIVIA MARIA RIBEIRO ROSA, BRÍGIDA ISABEL DE SIQUEIRA, JOSEFINA APARECIDA DE SOUZA, Bruno Andrade Pinto Monteiro, O ensino da Tabela Periódica por meio de sequências didáticas contextualizadas, XVII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, Trabalho Completo
  • 2014, LARISSA DE KÁSSIA SIMÕES, RODRIGO ANTÕNIO BERNARDO, PATRÍCIA DE MELO CARVALHO, FLÁVIA DUARTE FARIA, JOSEFINA APARECIDA DE SOUZA, JACYARA DUARTE TEIXEIRA, Bruno Andrade Pinto Monteiro, O uso de imagens como estratégia no desenvolvimento de unidades didáticas para abordagem do conteúdo de condutividade elétrica, XVII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, Trabalho Completo
  • 2014, MAYARA DE SOUZA MIRANDA, JACKELINE RAFAELA PEDROSO, CAMILA ABRAS, DÉBORA DA SILVA MACULAM, ISADORA MOTA DE OLIVEIRA, Rita de Cássia Suart, JOSEFINA APARECIDA DE SOUZA, Bruno Andrade Pinto Monteiro, Análise de unidades didáticas como uma forma de desenvolver um ensino investigativo, XVII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, Trabalho Completo
  • 2014, , A utilização de um objeto de aprendizagem durante aulas de química no ensino médio para promoção da educação ambiental, IV FÓRUM DE QUÍMICA AMBIENTAL,
  • 2014, , A produção de biodiesel a partir do óleo de mamona como tema de um objeto de aprendizagem no ensino de química, XXVII Congresso de Iniciação Científica da UFLA,
  • 2013, Bruno Andrade Pinto Monteiro, Isabel Gomes Rodrigues Martins, Aline de Souza Janerine, Celso Sanchez, Compreendendo as relações colaborativas entre Museus e Centros de Ciências e Escolas, na perspectiva dos licenciandos em química, IX Eoncontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Trabalho Completo
  • 2012, , O potencial Educativo dos Museus e Centros de Ciências, 10a Semana Nacional de Museus,
  • 2011, , Investigando a utilização do CBC como norteador dos conteúdos curriculares de química em Minas Gerais, I SIMPÓSIO MINEIRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA,
  • 2011, , O Processo de Construção da Identidade Profissional Docente: a dimensão socioprofissional de licenciandos em Química, I SIMPÓSIO MINEIRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA,
  • 2011, , Investigando a utilização do CBC como norteador dos conteúdos curriculares de química em Minas Gerais, I SIMPÓSIO MINEIRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA,
  • 2011, , O Processo de Construção da Identidade Profissional Docente: a dimensão socioprofissional de licenciandos em Química, I SIMPÓSIO MINEIRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA,
  • 2011, , Projetos de Estágio Supervisionado: Contribuições para a formação inicial docente de licenciandos de química, 34 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química,
  • 2011, Rita de Cássia Suart, Bruno Andrade Pinto Monteiro, Projetos de Estágio Supervisionado: Contribuições para a formação inicial docente de licenciandos de química, 34 Reunião Anual da SBQ, Resumo
  • 2011, Aline Souza Janerine, Bruno Andrade Pinto Monteiro, Isabel Gomes Rodrigues Martins, Estudo da Dimensão Motivacional da Identidade Profissional Docente por meio dos Discursos produzidos durante a Formação Inicial de Professores de Química, VIII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I CIEC - Congresso Iberoamericano de Investugación en Ensenãnza de las Ciências, Trabalho Completo
  • 2011, , Estudo da dimensão motivacional da identidade profissional docente por meio dos discursos produzidos durante a formação inicial de professores de química, VIII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências,
  • 2010, Aline Souza Janerine, Bruno Andrade Pinto Monteiro, Walclee de Carvalho Melo, Analisando as redes sociais de pertencimento dos licenciandos em Química da UFLA, XXIII CIUFLA- Congresso de Iniciação Científica da UFLA/ Reunião Anual da SBPC, Resumo
  • 2010, Aline Souza Janerine, Bruno Andrade Pinto Monteiro, Walclee de Carvalho Melo, A Dimensão Motivacional na Identidade Profissional Docente: Análise de uma turma de licencinados em Química por meio de seus duscursos, XXIII CIUFLA- Congresso de Iniciação Científica da UFLA/ Reunião Anual da SBPC, Resumo
  • 2010, , A Dimensão Motivacional na Identidade Profissional Docente: Análise de uma turma de licencinados em Química por meio de seus duscursos, XXIII CIUFLA- Congresso de Iniciação Científica da UFLA/ Reunião Anual da SBPC,
  • 2010, , Analisando as redes sociais de pertencimento dos licenciandos em Química da UFLA, XXIII CIUFLA- Congresso de Iniciação Científica da UFLA/ Reunião Anual da SBPC,
  • 2010, , Discutindo o papel da experimentação com licenciandos de Química, 33 Reunião Anual da SBQ,
  • 2010, Bruno Andrade Pinto Monteiro, Isabel Gomes Rodrigues Martins, BRIDGING THE GAP: THE ROLE OF EXPERIENCES IN INFORMAL EDUCATIONAL SETTINGS AS PART OF INITIAL CHEMISTRY TEACHER TRAINING, XIV IOSTE Symposium: Socio-cultural and Human Values in Science and Technology Education, Trabalho Completo
  • 2010, Rita de Cássia Suart, Bruno Andrade Pinto Monteiro, Miriam POssar do Carmo, Discutindo o papel da experimentação com licenciandos de Química, 33 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, Resumo
  • 2010, Érika Soares Melo, Rita de Cássia Suart, Bruno Andrade Pinto Monteiro, A educação inclusiva no município de Lavras - MG: uma análise de vivências educacionais de portadores de necessidades especiais (limitações auditivas e visuais), Congresso Brasileiro de Educação Especial, Trabalho Completo
  • 2010, Aline Souza Janerine, José Sebastião Andrade de Melo, Walclee de Carvalho Melo, Bruno Andrade Pinto Monteiro, Divulgação da Ciência: Os Licenciandos em Química e o, 33ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, Resumo
  • 2010, Aline Souza Janerine, Walclee de Carvalho Melo, Luciana azevedo rodrigues, márcio norberto farias, Bruno Andrade Pinto Monteiro, A imagem da ciência e do cientista apresentada na Mostra de Cinema, 33ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, Resumo
  • 2010, Aline Souza Janerine, Bruno Andrade Pinto Monteiro, Walclee de Carvalho Melo, Análise da concepção do público em geral sobre as atividades promovidas pelo, XXIII CIUFLA- Congresso de Iniciação Científica da UFLA/ Reunião Anual da SBPC, Resumo
  • 2009, Filipe Machado França, José Sebastião Andrade de Melo, Bruno Andrade Pinto Monteiro, O projeto UFLA ciência e a importância dos espaços não formais na disseminação do conhecimento científico, CIUFLA, Resumo
  • 2009, , O ensino de Biologia: Desperetando o interesse peas Ciências, IX CAEB: Congresso Aberto dos Estudantes de Biologia,
  • 2009, , Espaços Não Formais de Educação e os Discursos Presentes na Formação Inicial de Professores de Química, VII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências,
  • 2009, , Implicações do universo representacional de educadores ambientais do Rio de Janeiro para o ensino de ciências, VII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências,
  • 2009, Bruno Andrade Pinto Monteiro, Isabel Gomes Rodrigues Martins, Guaracira Gouvêa, Compreendendo os capitais sociais e culturais dos licenciados em química por meio dos seus textos e discursos, I Fórum Franco-Brasileiro sobre Museus, Museologia e Sociedade, Trabalho Completo
  • 2009, José Sebastião Andrade de Melo, Juliana de Oliveira Silva, Bruno Andrade Pinto Monteiro, Luciana Matos, Walclee de Carvalho Melo, Angela Maria Soares, Detetives no Museu: Investigando de que é feito nossa planeta, XXIII Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química, Resumo
  • 2009, Bruno Andrade Pinto Monteiro, Isabel Gomes Rodrigues Martins, Guaracira Gouvêa, Espaços não formais de educação e os discursos presentes na formação inicial de professores de química., Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Trabalho Completo
  • 2009, Emilene Coelho Viana, Bruno Andrade Pinto Monteiro, Promovendo a Educação e a Divulgação em Ciências entre os estudantes de Lavras por meio de Ações no Museu de História Natural da UFLA, IV Congresso de Extensão da UFLA e I Fórum Regional de de Extensão, Resumo
  • 2009, Celso Sanchez, Alexandre Guimarães Vasconcellos, Bruno Andrade Pinto Monteiro, Implicações do universo representacional de educadores ambientais do Rio de Janeiro para o ensino de ciências., Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Trabalho Completo
  • 2009, , O Ensino de Biologia: despertando o interesse em Ciências, IX CAEB Congresso Aberto aos Estudantes de Biologia,
  • 2009, , Compreendendo os capitais sociais e culturais dos licenciados em química por meio dos seus textos e discursos., I Fórum Franco-Brasileiro sobre Museus, Museologia e Sociedade,
  • 2009, Aline Souza Janerine, Bruno Andrade Pinto Monteiro, Formação Inicial de Professores de Química na Universidade Federal de Lavras: Expectativas e necessidades formativas, XXIII Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química, Resumo
  • 2008, , O projeto UFLACIÊNCIA e o uso de museus em atividades não formais de ensino, XVII Congresso de Pós Graduação da UFLA,
  • 2008, , Interdisciplinaridade e Ensino de Química: a Química das Sensações, XXII Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química,
  • 2008, , Avaliação do Conteúdo Básico Comum de Química: Uma visão dos professores e diretores das escolas estaduais de Lavras, XXII Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química,
  • 2008, , "Dominó de Química": uma metodologia alternativa de ensino-aprendizagem de química, XXII Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química,
  • 2008, , A proposta do projeto UFLA CIÊNCIA: uma relação entre escola, museu e universidade., XXII Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química,
  • 2008, , O conceito de museus de ciências para alunos da rede pública e a importância desses espaços no ensino de ciências, XXII Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química,
  • 2008, , Ensino de química na Educação Infantil: A proposta Didática do curso, XXII Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química,
  • 2008, , Ensino de Ciências em espaços não-formais de educação - Desspertando interesse de adolescentes pelas ciências, XXII Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química,
  • 2008, Alessandro Garcia Paulino, Fernanda Pereira Costa, Bruno Andrade Pinto Monteiro, Interdisciplinaridade e ensino de química, XXII Encontro Regional da SBQ, Resumo
  • 2008, José Sebastião Andrade de Melo, Emilene Coelho Viana, Juliana de Oliveira Silva, Bruno Andrade Pinto Monteiro, Avaliação do conteúdo básico comum de química - uma visão dos professores e diretores das escolas estaduais de Lavras, XXII Encontro Regional da SBQ, Resumo
  • 2008, Juliana de Oliveira Silva, Filipe Machado França, José Sebastião Andrade de Melo, Bruno Andrade Pinto Monteiro, A proposta do projeto UFLA ciência: uma relação entre escola, museu e universidade, XXII Encontro Regional da SBQ, Resumo
  • 2008, Filipe Machado França, Juliana de Oliveira Silva, Emilene Coelho Viana, Bruno Andrade Pinto Monteiro, O conceito de museus de ciências para alunos da rede pública e a importância desses espaços no ensino de ciências, XXII Encontro Regional da SBQ, Resumo
  • 2008, Emilene Coelho Viana, José Sebastião Andrade de Melo, Bruno Andrade Pinto Monteiro, Adelir Aparecida Saczk, Ensino de química na educação infantil: a proposta didática do curso, XXII Encontro Regional da SBQ, Resumo
  • 2008, José Sebastião Andrade de Melo, Emilene Coelho Viana, Filipe Machado França, Bruno Andrade Pinto Monteiro, Ensino de ciências em espaços não formais de educação - despertando o interesse de adolescentes pelas ciências, XXII Encontro regional da SBQ, Resumo
  • 2008, Filipe Machado França, Juliana de Oliveira Silva, José Sebastião Andrade de Melo, Bruno Andrade Pinto Monteiro, O projeto UFLA Ciência e o uso de museus em atividades não formais de ensino, XVII Congresso de Pós-Graduação da UFLA, Resumo
  • 2008, Juliana de Oliveira Silva, Emilene Coelho Viana, Filipe Machado França, Bruno Andrade Pinto Monteiro, Projeto UFLA ciência: estudo da concepção de museus de ciências para alunos do ensino básico, XVII Congresso de Pós-Graduação da UFLA, Resumo
  • 2008, Ariádna Pereira Martins, Karina Silvia Matos, Isabela Alves de Castro, Priscila Destro, Bruno Andrade Pinto Monteiro, Dominó de química: uma metodologia alternativa de ensino-aprendizagem de química., XXII Encontro Regional da SBQ, Resumo
  • 2008, Juliana de Oliveira Silva, Emilene Coelho Viana, Bruno Andrade Pinto Monteiro, Analisando as representações dos alunos do ensino básico sobre museus de ciências, XXI Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Lavras, Resumo
  • 2007, , Química para Crianças: Despertando o interesse pela Ciência através de experimentos com materiais alternativos, V Evento de Educação em Química,
  • 2007, Livia Monique de castro Faria, Bruno Andrade Pinto Monteiro, A formação de professores de química na perspectiva de uma pedagogia multicultural, XXI Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química, Resumo
  • 2007, Rosangela Aparecida de Carvalho, Bruno Andrade Pinto Monteiro, Evasão escolar, repetência e ensino de ciências nas escolas rurais de Lavras-MG, XXI Encontro regional da SBQ-MG, Resumo
  • 2007, Mayara de S. Miranda, Bruno Andrade Pinto Monteiro, Explorando o interesse dos alunos pela química, XX Congresso de Iniciação Científica da UFLA, Resumo
  • 2007, , Analisando discursos em websites para a formação continuada de professores de química: o caso do interativo!, VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências,
  • 2007, , Evasão Escolar, repetência e Ensino de Ciências nas escolas rurais de Lavras-MG, XXI Encontro Regional da SBQ,
  • 2007, , A formação de professores de química na perspectiva de uma pedagogia multicultural, XXI Encontro Regional da SBQ: Integrando os pesquisadores em Química do estado de Minas Gerais,
  • 2007, Adelir Aparecida Saczk, Bruno Andrade Pinto Monteiro, Silvania B. Damásio, Emilene Coelho Viana, Mayara de S. Miranda, Fabiana C.S. Lara, Pedro H. de O. Gomes, Química para crianças: despertando o interesse pela ciência através de experimentos com materiais alternativos, V Evento de Educação em Química - V EVEQ, Resumo
  • 2007, Bruno Andrade Pinto Monteiro, Isabel Gomes Rodrigues Martins, Analisando discursos em websites para a formação continuada de professores de química: o caso do interativo, VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Trabalho Completo
  • 2005, , Linguagens, Mídias e Educação, Programa de Pós-Graduação: A vez do mestre,
  • 2004, , Linguagens, Textos e Educação na cibercultura, Programa de Pós-Graduação : A vez do Mestre,
  • 2003, , Análise de um ambiente interativo para o professor de química na internet, IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências,
  • 2003, Bruno Andrade Pinto Monteiro, Isabel Gomes Rodrigues Martins, Análise de um ambiente interativo para o professor de química na internet, IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Trabalho Completo
  • 2003, Bruno Andrade Pinto Monteiro, Isabel Gomes Rodrigues Martins, A internet e o ensino de ciências: análises preliminares e uma proposta inicial de avaliação de ambientes informatizados para o ensino de Química., II Encontro Regional de Ensino de Biologia, Trabalho Completo
  • 2000, Bruno Andrade Pinto Monteiro, João Augusto de Mello Gouveia Matos, Material do Cotidiano na Construção de Fenômenos Eletroquímicos, 23 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, Resumo
  • 2000, , Material do cotidiano na construção de Fenômenos eletroquímicos, 23 Reunião Anual da SBQ,

Capítulos de Livros (7)

  • 2019, EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E DECOLONIALIDADE: EM BUSCA DE CAMINHOS OUTROS, Decolonialidades na Educação em Ciências (Coleção culturas, direitos humanos e diversidades na educação em ciências), Débora Santos de Andrade Dutra, Dominique Jacob Fernandes de Assis Castro, Bruno Andrade Pinto Monteiro
  • 2019, Apresentação: Grupo de Pesquisa Linguagens no Ensino de Ciências (LINEC/ UFRJ-Macaé): compreendendo a educação em ciências a partir dos Suis, Decolonialidades na Educação em Ciências (Coleção culturas, direitos humanos e diversidades na educação em ciências), Bruno Andrade Pinto Monteiro
  • 2018, Refletindo sobre as relações entre cinema e educação ambiental: vou para o sul saltar o cercado, Educação Ambiental Desde El Sur, Rafael Nogueira Costa, Bruno Andrade Pinto Monteiro, Celso Sánchez Pereira
  • 2017, A QUÍMICA DAS FUNÇÕES INORGÂNICAS E O CONFLITO DAS ATIVIDADES MINERADORAS: HISTÓRIA, TRABALHO E MEIO AMBIENTE., CONTEÚDOS CORDIAIS QUÍMICA HUMANIZADA PARA UMA ESCOLA SEM MORDAÇA, RODRIGO ANTÕNIO BERNARDO, Marco Aurélio Rossi, Bruno Andrade Pinto Monteiro, Cristiano Barbosa Moura
  • 2016, Politizando a formação de professores de Química no contexto dos direitos humanos e das relações CTSA., Tecendo diálogos sobre direitos humanos na educação em ciências, Bruno Andrade Pinto Monteiro, JOSEFINA APARECIDA DE SOUZA
  • 2016, Compreendendo os processos de constituição das identidades profissionais docentes durante a formação inicial de um grupo de licenciandos em química, Educação Química em Revista: das teorias as propostas de ação, Aline Souza Janerine, Bruno Andrade Pinto Monteiro
  • 2009, Compreendendo os capitais sociais e culturais dos licenciandos em Química por meio dos seus textos e discursos, Museus, Museologia e Sociedade, Bruno Andrade Pinto Monteiro, Isabel Gomes Rodrigues Martins, Guaracira Gouvêa

Livros (1)

  • 2019, Decolonialidades na Educação em Ciências (Coleção culturas, direitos humanos e diversidades na educação em ciências), Bruno Andrade Pinto Monteiro, Débora Santos de Andrade Dutra, Suzani Cassiani, Celso Sanchez, Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira

Textos Didáticos (4)

  • 2006, Kit Estágio II, Bruno Andrade Pinto Monteiro
  • 2006, Kit Estágio I, Bruno Andrade Pinto Monteiro
  • 2006, Kit Estágio III, Bruno Andrade Pinto Monteiro
  • 2006, Kit Estágio IV, Bruno Andrade Pinto Monteiro

Participações em Bancas de Concursos (10)

  • 2019, Feira de Ciências da UFRJ/Macaé, Bruno Andrade Pinto Monteiro
  • 2012, III Fórum de Química Ambiental, Bruno Andrade Pinto Monteiro
  • 2011, VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Bruno Andrade Pinto Monteiro
  • 2009, Banca de Elaboração de Provas Processo Seletivo de Avaliação Seriada PAS. Portaria 241 de 18/05/2009, Bruno Andrade Pinto Monteiro
  • 2009, Banca de Elaboração de Provas Processo Seletivo de Avaliação Seriada PAS. Triênio 2010-2012. Portaria 241, 23/10/2009, Bruno Andrade Pinto Monteiro
  • 2008, Banca de Elaboração de Provas Processo Seletivo de Avaliação Seriada PAS. Triênio 2008-2010. Portaria 652, 23/10/2008., Bruno Andrade Pinto Monteiro
  • 2008, Banca de Correção de Provas do Vestibular. Portaria 378, 23/10/2008., Bruno Andrade Pinto Monteiro
  • 2008, Banca de Elaboração de Provas Processo Seletivo de Avaliação Seriada PAS. Portaria 192, 28/05/2008., Bruno Andrade Pinto Monteiro
  • 2008, Banca de Elaboração de Provas Processo Seletivo de Avaliação Seriada PAS. Triênio 2008-2010. Portaria 605, 23/10/2008., Bruno Andrade Pinto Monteiro
  • 2007, Banca de Elaboração de Provas Processo Seletivo de Avaliação Seriada PAS. Portaria 836. 18/09/2007., Bruno Andrade Pinto Monteiro

Participações em Bancas de Cursos (44)

  • 2020, Qualificação de Mestrado INVESTIGANDO A PROMOCAO DA ALFABETIZACAO CIENTIFICA DE ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MEDIO POR MEIO DE UM ESTUDO DE CASO CENTRADO NA TEMATICA ALIMENTACAO, JOSIANE APARECIDA DE FREITAS CRUZ
  • 2020, Tese Doutorado Potencialidades e desafios pedagógicos dos conflitos ambientais: tecendo relações entre educação ambiental crítica e ecologia política, Bruno Andrade Pinto Monteiro, Celso Sanchez, Rafael Nogueira Costa, leonardo villela de castro, CARLOS FREDERICO BERNARDO LOUREIRO, Claudia Miranda
  • 2019, Tese Doutorado Aprender a resistir para aprender: um estudo sobre a educação ambiental que emergem das lutas de atingidos pela industria do petróleo no Rio de Janeiro, Bruno Andrade Pinto Monteiro, Guaracira Gouvêa, Celso Sanchez, Cleonice Puggian, leonardo villela de castro
  • 2019, Dissertação de Mestrado Rastreando a reflexão na formação de professores de ciências e biologia: um estudo ator-rede nos relatos de licenciandos no estágio supervisionado, Bruno Andrade Pinto Monteiro, Gabriel Menezes Viana, Bruna Sola da Silva Ramos
  • 2019, A formação de professores de ciências no Campus UFRJ/Macaé e a relação universidade-escola, Bruno Andrade Pinto Monteiro, NILCIMAR DOS Santos souza, Giuliana Franco Leal
  • 2019, Ensino de Ciências e racismo: uma revisão com trabalhos sobre relações étinico-raciais no ensino de ciências, Bruno Andrade Pinto Monteiro, Isabel Gomes Rodrigues Martins, waldmir nascimento de araujo neto
  • 2018, Tese Doutorado Tabela Periódica Interativa: contribuições de uma proposta de educação não formal para formação continuada de professores de química, Bruno Andrade Pinto Monteiro, JOSÉ GUILHERME DA SILVA LOPES, andréia francisco afonso, waldmir nascimento de araujo neto, Elói Teixeira César, Ana Carolina Araújo Silva
  • 2018, Dissertação de Mestrado Concepções sobre avaliação da aprendizagem presentes em relatórios de licenciandos em biologia no âmbito do estágio supervisionado, Bruno Andrade Pinto Monteiro, NILCIMAR DOS Santos souza, Francine PInhão
  • 2018, Dissertação de Mestrado Nos trilhos da inovação: conhecimento e propriedade intelectual como base da independência tecnológica em instituições militares, Bruno Andrade Pinto Monteiro, Alexandre Guimarães Vasconcellos, Lohengrin Dias de Almeida Fernandes, Maria Helena Campos Baeta Neves
  • 2017, Jogo africano em aulas de química., Bruno Andrade Pinto Monteiro, leonardo macial moreira, waldmir nascimento de araujo neto
  • 2017, Tese Doutorado A formação de professores de ciências em uma perspectiva de educação em direitos humanos., Bruno Andrade Pinto Monteiro, Gloria Regina Pessoa Campelo Queiroz, ANDRÉIA GUERRA DE MORAES, ALCINA MARIA TESTA BRAZ DA SILVA, LUIZ FERNANDO MARQUES DORVILLÉ, LUIZ CLAUDIO DA SILVA CAMARA
  • 2016, Tabela Periódica interativa: contribuições de uma proposta de educação não formal para a formação continuada de professores, Bruno Andrade Pinto Monteiro, JOSÉ GUILHERME DA SILVA LOPES
  • 2016, Dissertação de Mestrado A Educação Ambiental na formação docente: o caso de uma faculdade do Sul de Minas, Bruno Andrade Pinto Monteiro, Jacqueline Magalhães Alves Bueno, anderson alves santos
  • 2015, Educação Ambiental e Ensino Técnico: conflitos e perspectivas, Jacqueline Magalhães Alves Bueno, anderson alves santos, Bruno Andrade Pinto Monteiro
  • 2015, Saberes docentes sobre educação patrimonial: análise de uma experiência na educação básica, Jacqueline Magalhães Alves Bueno, Celso Sanchez, Angelo Constancio Rodrigues, Bruno Andrade Pinto Monteiro
  • 2015, Dissertação de Mestrado Construção dos sentidos de Ciência e Escola no ambiente de aprendizagem LEO, MURILO CRUZ LEAL, Maria Teresa de Assunção Freitas, Bruno Andrade Pinto Monteiro
  • 2015, Monografia de Graduação O teatro de temática científica no contexto acadêmico brasileiro, Bruno Andrade Pinto Monteiro, Leonardo Maciel Moreira
  • 2014, O potencial didático de uma unidade de conservação: uma visão de professores no contexto da formação inicial, Jacqueline Magalhães Alves Bueno, ROSÂNGELA ALVES TRISTÃO BORÉM, Bruno Andrade Pinto Monteiro
  • 2014, Monografia de Graduação Contribuições do PIBID QUÍMICA na formação de professores reflexivos, JOSEFINA APARECIDA DE SOUZA, ROSANA VIEIRA RAMOS, Bruno Andrade Pinto Monteiro
  • 2014, Monografia de Graduação As contribuições do processo de reflexão orientada para a formação inicial docente em química, Maria Lucia Bianchi, JOSEFINA APARECIDA DE SOUZA, Bruno Andrade Pinto Monteiro
  • 2014, Dissertação de Mestrado Um olhar sobre a Implantação do Proinfo em Escolas Minicipais de Minas Gerais, Ronei Ximenes Martins, José Lucas Pedreira Bueno, Terezinha Richartz Santana, Bruno Andrade Pinto Monteiro
  • 2014, Dissertação de Mestrado Desenvolvimento de um objeto de aprendizagem para o ensino da tabela periódica., Ronei Ximenes Martins, Raphael Winckler de Bettio, Hélio Leme Costa Júnior, Bruno Andrade Pinto Monteiro
  • 2014, Tese Doutorado Aprendizagens da Mediação em Museu de Ciência, Nadja Maria Acioly Regnier, daniela franco jacobucci, jorge tarcísio da rocha falcão, helaine sivini ferreira, Bruno Andrade Pinto Monteiro
  • 2014, Dissertação de Mestrado Concepções de licenciandos do curso de química da Universidade Federal de Juiz de Fora e professores de química da educação básica sobre o estágio supervisionado, MURILO CRUZ LEAL, JOSÉ GUILHERME DA SILVA LOPES, andréia francisco afonso, Maria Assunção Calderano, Bruno Andrade Pinto Monteiro
  • 2014, Desenvolvimento de um objeto de aprendizagem para o ensino da tabela periodica, Ronei Ximenes Martins, Raphael Winckler de Bettio, André Pimenta Freire, Bruno Andrade Pinto Monteiro
  • 2014, Mobilização do conhecimento socioambiental de professores por meio do desenvolvimento de ações para conservação de nascentes urbanas, Jacqueline Magalhães Alves Bueno, Mauro Guimarães, Bruno Andrade Pinto Monteiro
  • 2013, Dissertação de Mestrado Vozes Normalizadoras presentes no processo de identificação profissional de professores de química do ensino médio, em início de carreira, MURILO CRUZ LEAL, PAULO CESAR PINHEIRO, Bruno Andrade Pinto Monteiro
  • 2013, Dissertação de Mestrado Investigando atividades usando o corpo em aulas de química, PAULO CESAR PINHEIRO, PRISCILA CORREIA FERNANDES, Bruno Andrade Pinto Monteiro
  • 2013, Dissertação de Mestrado Formação docente em tempos de crises ambiental: problematizações epistemológicas, Jacqueline Magalhães Alves Bueno, Pedro Roberto Jacobi, vanderlei barbosa, Bruno Andrade Pinto Monteiro
  • 2013, Um olhar sobre a implantação do PROINFO em escolas municipais de Minas Gerais, Ronei Ximenes Martins, Terezinha Richartz Santana, Bruno Andrade Pinto Monteiro
  • 2013, Formação docente em tempos de crise ambiental: problematizações epistemológicas, Jacqueline Magalhães Alves Bueno, Pedro Roberto Jacobi, vanderlei barbosa, Bruno Andrade Pinto Monteiro
  • 2013, Aprendizagem da mediação em museu de ciências na perspectiva da formação de professores da educação básica, Nadja Maria Acioly Regnier, daniela franco jacobucci, jorge tarcísio da rocha falcão, helaine sivini ferreira, Bruno Andrade Pinto Monteiro
  • 2012, Entre o corpo ativo na educação e o animismo: investigação de atividades usando o corpo nas aulas de química, PAULO CESAR PINHEIRO, GILBERTO APARECIDO DAMIANO, Bruno Andrade Pinto Monteiro
  • 2012, Monografia de Graduação Concepções dos licenciandos do curso de química da Universidade Federal de Lavras a respeito da experimentação no Ensino de Ciências., Rita de Cássia Suart, silvana marcussi, Bruno Andrade Pinto Monteiro
  • 2012, Monografia de Graduação Contribuições do Programa Institucional de bolsas de iniciação a docência (PIBID-QUÍMICA) para a formação de um futuro professor de química, Rita de Cássia Suart, JOSEFINA APARECIDA DE SOUZA, Bruno Andrade Pinto Monteiro
  • 2012, Monografia de Graduação Os mapas conceituais como forma de avaliação no ensino médio de química, Maria Lucia Bianchi, Rita de Cássia Suart, Bruno Andrade Pinto Monteiro
  • 2011, Monografia de Graduação O papel da experimentação investigativa no desenvolvimento das habilidades cognitivas dos alunos da EJA, Maria Lucia Bianchi, Rita de Cássia Suart, Bruno Andrade Pinto Monteiro
  • 2010, Monografia de Graduação A Construção da Identidade Profissional Docente e os Discursos Presentes na Formação Inicial de Professores de Química, Walclee de Carvalho Melo, Rita de Cássia Suart, Tânia Regina Souza Romero, Bruno Andrade Pinto Monteiro
  • 2010, Monografia de Graduação A Educação Inclusiva de Alunos com Limitações Visuais no Ensino Fundamental e Superior, Iraziet da Cunha Charret, Rita de Cássia Suart, Bruno Andrade Pinto Monteiro
  • 2009, Monografia de Graduação Atividades de Divulgação e Ensino de Ciências em um Museu de História Natural: contribuições para a alfabetização científica de jovens e para formação inicial de professores, Rita de Cássia Suart, márcio norberto farias, Bruno Andrade Pinto Monteiro
  • 2009, Monografia de Graduação A realização de uma feira de Química - ensino aprendizagem de Química a partir de processos dinâmico-interacionistas, Claudia Maria Ribeiro, Jacqueline Magalhães Alves Bueno, Bruno Andrade Pinto Monteiro
  • 2008, Monografia de Graduação Química Verde: contextualização dessa nova modalidade da química no mundo comteporâneo, Maria Lucia Bianchi, Luciana Matos, Bruno Andrade Pinto Monteiro
  • 2008, Monografia de Graduação O programa de Iniciação Científica júnior na UFLA: Possibilidades de problematização a partir da metáfora do rizoma., Maria Lucia Bianchi, Claudia Maria Ribeiro, Ila Maria Silva de Souza, Bruno Andrade Pinto Monteiro
  • 2007, Monografia de Graduação Motivação para estudar Química, Walclee de Carvalho Melo, Maria Lucia Bianchi, Bruno Andrade Pinto Monteiro

Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de Períodicos (31)

  • 2019,, Instituto de Sustentabilidade e Biodiversidade NUPEM/ UFRJ, Nacional,
  • 2018,, Hotel Novo Mundo, Nacional,
  • 2017,, Centro de Ciências da Saúde UFRJ, Nacional,
  • 2014,, Departamento de Química, Nacional,
  • 2014,, Departamento de Química, Nacional,
  • 2014,, Departamento de Química, Nacional,
  • 2014,, Departamento de Química, Nacional,
  • 2014,, Salão de Convenções, Nacional,
  • 2013,, Departamento de Química, Nacional,
  • 2013,, Museu de História Natural da UFLA, Nacional,
  • 2012,, Departamento de Química, Nacional,
  • 2012,, Museu de História Natural - Universidade Federal de Lavras, Nacional,
  • 2012,, Museu de História Natural, Nacional,
  • 2012,, , Nacional,
  • 2012,, Departamento de Química, Nacional,
  • 2012,, , Nacional,
  • 2011,, , Nacional,
  • 2011,, Museu de História Natural da UFLA, Nacional,
  • 2011,, Universidade Federal de Lavras, Nacional,
  • 2011,, , Nacional,
  • 2011,, Museu de História Natural, Nacional,
  • 2010,, Lavras/MG, Nacional,
  • 2010,, Museu de História Natural da UFLA, Nacional,
  • 2009,, Museu de História Natural da UFLA, Nacional,
  • 2009,, Escola Estadual Benjamim Guimarães, Nacional,
  • 2009,, Museu de História Natural da UFLA, Nacional,
  • 2009,, Lavras/MG, Nacional,
  • 2009,, Lavras, Nacional,
  • 2007,, Universidade Federal de Lavras, Nacional,
  • 2004,, Rio de Janeiro/RJ, Nacional,
  • 1997,, Niterói, Nacional,

SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 - v4.0.295.50
Acesse as notas de versão para ver como a equipe da DGTI vem trabalhando para melhorar o SIGAA. 02/05/2024 06:06