JOSE ANTONIO ARAUJO ANDRADE

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICA

Ir ao Menu Principal

jose antonio araujo andrade

DFM - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICA

Produção Intelectual

Coordenação de Bases de Pesquisa (1)

  • 11/2021 Práticas Pedagógicas orientadas pela teoria Histórico-Cultural,

Artigos (11)

  • 2020, , As práticas de letramento matemático digital e o papel mediador das tecnologias digitais: uma experiência com o software superlogo na educação básica, ISSN: 2526849X
  • 2020, , Organização do Ensino de Matemática: o Papel do Grupo de Estudos na Significação dos Sujeitos, ISSN: 19833156
  • 2018, , Marxismo e a organização do ensino de matemática: significações de sujeitos em grupo de estudos e pesquisas, ISSN: 21755604
  • 2017, , Possibilidades para a integração das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas, ISSN: 18097286
  • 2013, , O papel das narrativas na aprendizagem da docência: um enfoque no aspecto das interações humanas, ISSN: 23180870
  • 2011, , A Construção de Conceitos de Números Naturais Utilizando o Ábaco, ISSN: 2317904X
  • 2011, , As potencialidades do GeoGebra em processos de investigação Matemática: uma análise do desenvolvimento de objetos de aprendizagem da EaD no ensino presencial., ISSN: 22379657
  • 2011, , As potencialidades do GeoGebra em processos de investigação Matemática: uma análise do desenvolvimento de objetos de aprendizagem da EaD no ensino presencial., ISSN: 22379657
  • 2011, , As potencialidades do GeoGebra em processos de investigação Matemática: uma análise do desenvolvimento de objetos de aprendizagem da EaD no ensino presencial., ISSN: 22379657
  • 2004, , Tendências didático-pedagógicas para o ensino de geometria: um olhar sobre os anais dos ENEMs., ISSN: 15173941
  • 2004, , Números racionais: aspectos conceituais, o papel da linguagem e dos materiais manipulativos, ISSN: 01037706

Publicação em Eventos (57)

  • 2017, , Práticas Pedagógicas desenvolvidas por professores com o material Educonexão em um contexto de formação continuada/compartilhada, XXVI Congresso de Pós-Graduação da UFLA,
  • 2014, , O Sistema de Avaliação Educacional do MEC, I Fórum de graduação,
  • 2014, , Síntese dos grupos de trabalho de programas de bolsas sobre a gestão da PRG, I Fórum de graduação,
  • 2013, Simone Uchôas Guimarães, Iara Letícia Leite de Oliveira, José Antônio Araújo Andrade, Influências da leitura e escrita no processo de aprendizagem de calouros. In: II Seminário de escritas e leituras em Educação Matemática, II Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática, Trabalho Completo
  • 2013, Daiany Cristiny Ramos, Amanda Ribeiro Pinto, José Antônio Araújo Andrade, Mathematical Modeling in basic: an analysis of the Brazilian academic production from the years 2000-2011, ICTMA 16 Conference, Trabalho Completo
  • 2013, , Explorando o Conceito de Função: atividades estruturadas a partir da perspectiva lógico-histórica, IV SHIAM - Seminário de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática,
  • 2013, , Nexos Conceituais de Número Natural em Atividades Orientadoras de Ensino: relato de uma experiência, IV SHIAM - Seminário de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática,
  • 2013, , Demonstrações em Atividades Orientadoras de Ensino: uma proposta para o ensino de álgebra, IV SHIAM - Seminário de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática,
  • 2011, , As potencialidades do Geogebra em processos de investigação Matemática: uma análise do desenvolvimento de objetos de aprendizagem da EaD no ensino presencial, I Conferência Latino-Americana de Geogebra,
  • 2011, , Geometria do Gnômon e do Sol, XXIV CIUFLA - Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Lavras,
  • 2011, Simone Uchôas Guimarães, Iara Letícia Leite de Oliveira, José Antônio Araújo Andrade, Produção de material didático para Educação a Distância: novas perspectivas para o ensino de Geometria, ESUD 2011 ? VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, Trabalho Completo
  • 2011, Stefania Efigenia Izá, Amanda Castro Oliveira, Camila de Paula Carneiro, Everaldo Gomes Leandro, José Antônio Araújo Andrade, Karina Angélica de Deus, Lilian Flaviane de Deus, Lívia de Oliveira Vasconcelos, Rodrigo Ferreira de Abreu, Avaliação: concepções segundo olhares de alunos e professores, XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática, Trabalho Completo
  • 2011, Iara Letícia Leite de Oliveira, Simone Uchôas Guimarães, José Antônio Araújo Andrade, Educação a Distância: uma proposta de ensino para Geometria, XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática, Trabalho Completo
  • 2011, , A utilização do ábaco para a construção do conceito de número natural, III Colóquio de Educação Matemática,
  • 2010, José Antônio Araújo Andrade, Renata Pereira de Abreu, Karina Angélica de Deus, Lilian Flaviane de Deus, Ana Paula Pedroso, João Paulo Rezende, Alguns modos de ver e conceber a Resolução de Problemas no Ensino de Matemática, X ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, Trabalho Completo
  • 2010, Renata Pereira de Abreu, José Antônio Araújo Andrade, Investigando o Conceito de Limite e Continuidade a partir da perspectiva Lógico-Histórica, X ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, Trabalho Completo
  • 2010, João Paulo Rezende, José Antônio Araújo Andrade, Nexos Conceituais de Número Natural como sustentação para o desenvolvimento de Atividades de Ensino, X ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, Trabalho Completo
  • 2010, José Antônio Araújo Andrade, Cármem Lúcia Brancaglion Passos, Formação Compartilhada de Professores: uma possível integração entre formação inicial e formação continuada. In: Painel: O professor de Matemática: constituição de identidades e profissionalização., XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Trabalho Completo
  • 2010, Mariana Barbosa Vilela, Karina Angélica de Deus, José Antônio Araújo Andrade, Demonstrações no Ensino de Matemática: potencialidades dos ambientes computacionais como ferramenta nos processos de validação, X ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, Trabalho Completo
  • 2010, Lívia de Oliveira Vasconcelos, José Antônio Araújo Andrade, Conceitos Fundamentais da Matemática: explorando o universo das funções, X ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, Trabalho Completo
  • 2010, Renata Pereira de Abreu, José Antônio Araújo Andrade, Investigando o Conceito de Limite e Continuidade a partir da perspectiva Lógico-Histórica, III SHIAM - Seminário de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática, Resumo
  • 2010, Karina Angélica de Deus, José Antônio Araújo Andrade, Demonstrações no Ensino de Álgebra: argumentação e validação no processo de negociação de significados, III SHIAM - Seminário de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática, Resumo
  • 2010, Karina Angélica de Deus, José Antônio Araújo Andrade, Demonstrações no Ensino de Álgebra: argumentação e validação no processo de negociação de significados, X ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, Trabalho Completo
  • 2010, Lilian Flaviane de Deus, José Antônio Araújo Andrade, A atuação das Filosofias da Matemática e da/na Educação Matemática na constituição das concepções dos professores no Ensino de Matemática, X ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, Trabalho Completo
  • 2009, João Paulo Rezende, Lívia de Oliveira Vasconcelos, Renata Pereira de Abreu, José Antônio Araújo Andrade, Conceitos Fundamentais da Matemática: uma investigação sobre os nexos conceituais de número, função e limite e continuidade, V EMEM - Encontro Mineiro de Educação Matemática, Trabalho Completo
  • 2009, , Potencialidades e limites de Materiais Didáticos no auxilio de ensino e aprendizagem de demonstrações, V Encontro Mineiro de Educação Matemática,
  • 2009, , A filosofia da/na educação matemática como elemento transformador de práticas pedagógicas: diferentes formas de encarar o conhecimento matemático, V Encontro Mineiro de Educação Matemática,
  • 2009, , Demonstrações em Álgebra: um estudo dos aspectos históricos, filosóficos e técnicos refletindo no processo ensino-aprendizagem, V Encontro Mineiro de Educação Matemática,
  • 2009, , A geometria do tangram com o geogebra, V Encontro Mineiro de Educação Matemática,
  • 2009, , Geometria com origami 1: um estudo de atividades de ensino no processo de formação de futuros professores de matemática, V Encontro Mineiro de Educação Matemática,
  • 2009, , Conceitos Fundamentais da Matemática: uma investigação sobre os nexos conceituais de número, função e limite e continuidade, V Encontro Mineiro de Educação Matemática,
  • 2009, , Alguns modos de ver e conceber a resolução de problemas no ensino de matemática, V Encontro Mineiro de Educação Matemática,
  • 2009, , Demonstrações em Matemática: um estudo dos aspectos historicos, filosóficos e técnicos refletindo no processo ensino-aprendizagem, V Encontro Mineiro de Educação Matemática,
  • 2009, , Demosntrações em Geometria: um estudo dos aspectos históricos, filosóficos e técnicos refletindo no processo ensino-aprendizagem, V Encontro Mineiro De Educação Matemática,
  • 2009, Danielli Ferreira Silva, Mariana Barbosa Vilela, José Antônio Araújo Andrade, Geometria com Origami: um estudo de atividades de ensino no processo de formação de futuros professores de matemática, V EMEM - Encontro Mineiro de Educação Matemática, Trabalho Completo
  • 2009, Mariana Barbosa Vilela, Karina Angélica de Deus, Ricardo de Almeida Souza, José Antônio Araújo Andrade, Potencialidades e Limites de Materiais Didáticos no auxilio do ensino e aprendizagem de demonstrações, V EMEM - Encontro Mineiro de Educação Matemática, Resumo
  • 2009, Ricardo de Almeida Souza, Mariana Barbosa Vilela, Karina Angélica de Deus, José Antônio Araújo Andrade, Demonstrações em Geometria: um estudo dos aspectos históricos filosóficos e técnicos, V EMEM - Encontro Mineiro de Educação Matemática, Trabalho Completo
  • 2009, Filipe das Neves Rizzo, Filipe Mendonça Lopes, Tadeu Vilela de Souza, Tales Jesus Fernandes, José Antônio Araújo Andrade, Como o professor avalia seus alunos, V EMEM - Encontro Mineiro de Educação Matemática, Resumo
  • 2009, José Antônio Araújo Andrade, Renata Pereira de Abreu, Silvio de Castro Silveira, Adriele Aparecida Pereira, Hatiele Keise Marques Ribeiro, João Paulo Rezende, Karina Angélica de Deus, Lilian Flaviane de Deus, Maisa Kely de Melo, Mariana Pereira Garcia Moreira, Mariana Gonçalves Pereira, Alguns modos de ver e conceber a Resolução de Problemas no Ensino de Matemática, V EMEM - Encontro Mineiro de Educação Matemática, Trabalho Completo
  • 2009, Danielli Ferreira Silva, José Antônio Araújo Andrade, A Geometria do Tangram com o Geogebra, V EMEM - Encontro Mineiro de Educação Matemática, Resumo
  • 2009, Karina Angélica de Deus, Ricardo de Almeida Souza, Mariana Barbosa Vilela, José Antônio Araújo Andrade, Demonstrações em Álgebra: um estudo dos aspectos históricos filosóficos e técnicos, V EMEM - Encontro Mineiro de Educação Matemática, Resumo
  • 2009, Karina Angélica de Deus, Mariana Barbosa Vilela, José Antônio Araújo Andrade, Demonstrações em Matemática: um estudo dos aspectos históricos filosóficos e técnicos, V EMEM - Encontro Mineiro de Educação Matemática, Trabalho Completo
  • 2009, Lilian Flaviane de Deus, Lais Mesquita Silva, Ana Flávia Soares, José Antônio Araújo Andrade, A Filosofia da/na Educação Matemática como elemento transformador de práticas pedagógicas: diferentes formas de encarar o conhecimento matemático, V EMEM - Encontro Mineiro de Educação Matemática, Trabalho Completo
  • 2009, , Como o professor avalia seus alunos, V Encontro Mineiro de Educação Matemática,
  • 2008, , Alguns modos de ver e conceber a resolução de problemas no ensinno de matemática, I Seminario em Resolução de Problemas,
  • 2008, , Construindo o conceito de estágio compartilhado no curso de licenciatura em matemática da UFSCAR, II Seminário do Projeto " Gestão e Implantação de Projetos Pedagógicos: A ênfase em processos avaliativos compartilhados entre professores e estudantes",
  • 2004, José Antônio Araújo Andrade, Adair Mendes Nacarato, Atuais Tendências Didático-Pedagógicas no Ensino de Geometria: um olhar sobre os Anais dos ENEM´s, Encontro Paulista de Educação Matemática, Trabalho Completo
  • 2004, José Antônio Araújo Andrade, Adair Mendes Nacarato, Tendências Didático-Pedagógicas para o Ensino de Geometria, 27ª Reunião da Anped, Trabalho Completo
  • 2004, José Antônio Araújo Andrade, Adair Mendes Nacarato, Atuais Tendências Didático-Pedagógicas no Ensino de Geometria: um olhar sobre os Anais dos ENEM's, VIII Encontro Nacional de Educação Matemática, Trabalho Completo
  • 2004, José Antônio Araújo Andrade, Adair Mendes Nacarato, O Ensino de Geometria: uma análise das atuais tendências, tomando como referência as publicações nos Anais dos ENEM's., VII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática - VII EBRAPEM, Trabalho Completo
  • 2003, José Antônio Araújo Andrade, Adair Mendes Nacarato, O Ensino de Geometria: uma análise das publicações nos Anais dos ENEM's., 14º Congresso de Leitura do Brasil - I Seminário de Educação Matemática, Resumo
  • 2003, José Antônio Araújo Andrade, Adair Mendes Nacarato, O Ensino de Geometria: uma análise das atuais tendências, tomando como referência as publicações nos Anais dos ENEM´s, Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, Trabalho Completo
  • 2003, José Antônio Araújo Andrade, Adair Mendes Nacarato, Tendências para o Ensino de Geometria: tomando como referência as produções nos Anais dos ENEM's., II Encontro de Pós-Graduação Stricto Sensu, Resumo
  • 2003, José Antônio Araújo Andrade, Adair Mendes Nacarato, O Ensino de Geometria: uma análise das publicações nos Anais dos ENEM´s, Congresso Brasileiro de Leitura, Trabalho Completo
  • 2003, José Antônio Araújo Andrade, Adair Mendes Nacarato, Tendências para o Ensino de Geometria: tomando como referência às produções científicas publicadas nos Anais dos ENEM´s, Encontro de Pós-Graduação Stricto Sensu, Resumo
  • 2002, José Antônio Araújo Andrade, Adair Mendes Nacarato, O Ensino de Geometria: análise das atuais tendências, VI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, Trabalho Completo
  • 2002, José Antônio Araújo Andrade, Adair Mendes Nacarato, O Ensino de Geometria: análise das atuais tendências, Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, Trabalho Completo

Capítulos de Livros (6)

  • 2020, O papel das tecnologias digitais como instrumento mediador da aprendizagem, A educação contemporânea : velhos dilemas, novas perspectivas, Mariana Costa Teles, Welbert Vinícius de Souza Sansão, José Antônio Araújo Andrade
  • 2019, A contação de histórias como recurso estético metodológico para o desenvolvimento das noções matemáticas na Educação Básica, Ler e contar histórias: das experiências profissionais às vivências pedagógicas, Francislaine Àvila de Souza, José Antônio Araújo Andrade
  • 2018, Modelagem na Educação Matemática: uma análise da destinação dos resíduos sólidos e da construção de um aterro sanitário, A reflexão e a prática no Ensino Médio - Matemática, Tais Soares Marques, José Antônio Araújo Andrade
  • 2018, O trabalho com o léxico nas aulas de Matemática, O que pode a Linguística?, Helena Maria Ferreira, José Antônio Araújo Andrade, Francine de Paula Martins Lima
  • 2010, O trabalho ?com? o professor: cooperação e colaboração, Processos de formação de professores: narrativas, grupo colaborativo e mentoria, Cármem Lúcia Brancaglion Passos, José Antônio Araújo Andrade
  • 2008, Polígonos: uma relação entre Arte e Matemática, Experiências com geometria na escola básica: narrativas de professores em (trans)formação, Cheila Daniela Soares, Luana Toricelli, José Antônio Araújo Andrade

Livros (1)

  • 2016, A aprendizagem dos calouros da Licenciatura em Matemática: a experiência de um programa de mentoria., Iara Letícia Leite de Oliveira, Simone Uchôas Guimarães, José Antônio Araújo Andrade

Produção Artistica, Literária e Visual (1)

  • 2010, Presente de Grego, Apresentação Artistica, Teatral, José Antônio Araújo Andrade, João Paulo Rezende, Vanessa Aparecida Freire

Participações em Bancas de Cursos (107)

  • 2024, Qualificação de Mestrado AS SIGNIFICACOES PRODUZIDAS POR ESTUDANTES DO ENSINO MEDIO, EM ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMATICA, PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO TEORICO ACERCA DO CONCEITO DE EXPONENCIAL, LETÍCIA ALVES CHAVES
  • 2023, Qualificação de Mestrado A Modelagem Matematica como caminho para debater a Justica Social num Sistema Prisional de Ensino, KARINA SILVA D'AQUILA
  • 2023, Dissertação de Mestrado O DESENVOLVIMENTO LOGICO-HISTORICO DO CONCEITO DE LIMITE EM SITUACOES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM, MARLUCE ROSE CAOVILA
  • 2023, Dissertação de Mestrado O desenvolvimento do pensamento teorico em processos de significacaopara a aprendizagem do conceito de Numero Real, EMERSON LEITE GARCIA
  • 2023, Qualificação de Mestrado O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO TEORICO EM SITUACOES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE LIMITE, MARLUCE ROSE CAOVILA
  • 2023, Qualificação de Mestrado O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO TEORICO EM SITUACOES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE LIMITE, MARLUCE ROSE CAOVILA
  • 2023, Qualificação de Mestrado O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO TEORICO EM SITUACOES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE LIMITE, MARLUCE ROSE CAOVILA
  • 2022, Dissertação de Mestrado UMA INVESTIGACAO DAS ELABORACOES CONCEITUAIS DE DERIVADA DIRECIONAL EM SITUACOES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM, GRALCIANE DUTRA ALVES
  • 2022, Qualificação de Mestrado O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO TEORICO A PARTIR DE SIGNIFICACOES PRODUZIDAS EM SITUACOES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE ALGEBRA, MANOEL DE OLIVEIRA JÚNIOR
  • 2022, Qualificação de Mestrado INVESTIGACAO DA GENERALIZACAO DO PENSAMENTO ARITMETICO COMO FORMA DE ASCENSAO AO PENSAMENTO ALGEBRICO, KATIA SANTOS ESTEVES BARROS
  • 2022, Qualificação de Mestrado O DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO DE NUMERO INTEIRO NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, SABRINA MARIA BOTELHO SILVA
  • 2022, Qualificação de Mestrado UMA INVESTIGACAO DAS ELABORACOES CONCEITUAIS DE DERIVADA DIRECIONAL EM SITUACOES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM, GRALCIANE DUTRA ALVES
  • 2022, Qualificação de Mestrado NATUREZA DA CIENCIA, GALILEU E O ENSINO DA REVOLUCAO COPERNICANA, GABRIEL HENRIQUE GERALDO CHAVES MORAIS
  • 2022, Dissertação de Mestrado O ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL POR MEIO DE SITUACOES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM MEDIADAS POR TECNOLOGIAS DIGITAIS, SUELI APARECIDA VALIM MOREIRA
  • 2022, Qualificação de Mestrado O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO TEORICO EM GEOMETRIA ESPACIAL: O CONCEITO DE VOLUME SITUACOES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM MEDIADAS POR TECNOLOGIAS DIGITAIS, SUELI APARECIDA VALIM MOREIRA
  • 2022, Dissertação de Mestrado A ORGANIZACAO DO ENSINO DE TRIGONOMETRIA A PARTIR DA ESSENCIA DO OBJETO DA ATIVIDADE DE ENSINO , CONRADO JENSEN TEIXEIRA
  • 2022, Qualificação de Mestrado O DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO DE NUMERO INTEIRO NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, SABRINA MARIA BOTELHO SILVA
  • 2022, Qualificação de Mestrado Odesenvolvimento do pensamento teorico,em processos de significacao,para a aprendizagemdo conceito de Numero Real. , EMERSON LEITE GARCIA
  • 2022, Qualificação de Mestrado O desenvolvimento do pensamento teorico em processos de significacaopara a aprendizagem do conceito de Numero Real, EMERSON LEITE GARCIA
  • 2022, Dissertação de Mestrado RELACOES COM O SABER MATEMATICO EM UM PROCESSO DE FORMACAO COMPARTILHADA COM PROFESSORAS DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL, SUHELEN SALES SOUTO SOUZA
  • 2022, Dissertação de Mestrado Critica a medicalizacao da vida escolar a partir da analise dos determinantes diagnosticos deTDAH em laudos de estudantes da educacao basica. , LÍVIA ALVES LUZ
  • 2021, Qualificação de Mestrado RELACOES COM OS SABERES DOCENTES EM UM PROCESSO DE FORMACAO COMPARTILHADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMATICA, SUHELEN SALES SOUTO SOUZA
  • 2021, Qualificação de Mestrado O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO TEORICO NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA EM SITUACOES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM, CONRADO JENSEN TEIXEIRA
  • 2021, Dissertação de Mestrado SIGNIFICACOES DE ESPECIALISTAS EM EDUCACAO BASICA SOBRE GESTAO EDUCACIONAL EM ESCOLAS ESTADUAIS DE LAVRAS-MG , IAN SILVA ANDRADE
  • 2021, Dissertação de Mestrado O GENERO DO DISCURSO TIRA COMO ELEMENTO MEDIADOR NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO MATEMATICO, ISABELY MELO DA SILVA
  • 2021, Dissertação de Mestrado O ENSINO DA EDUCACAO AMBIENTAL NA GEOGRAFIA POR MEIO DE ABORDAGEM LOGICO-HISTORICO DO CONCEITO DE LUGAR , FABIO ROBERTO VIEIRA
  • 2021, Dissertação de Mestrado O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO TEORICO DE ESTUDANTES DO QUINTO ANO NA APRENDIZAGEM DOS NUMEROS RACIONAIS E DO CONCEITO DE MEDIDA, HELAINA DE FÁTIMA VINHAS PEREIRA
  • 2021, Qualificação de Mestrado Qual e o Remedio? Investigacao da Trajetoria de Diagnostico de TDAH em Estudantes de uma Regiao do Sul de Minas, LÍVIA ALVES LUZ
  • 2020, Qualificação de Mestrado O ENSINO DA EDUCACAO AMBIENTAL NA GEOGRAFIA POR MEIO DE ABORDAGEM LOGICO-HISTORICA DO CONCEITO DE LUGAR, FABIO ROBERTO VIEIRA
  • 2020, Qualificação de Mestrado O GENERO DO DISCURSO TIRINHAS COMO ELEMENTO MEDIADOR NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO MATEMATICO, ISABELY MELO DA SILVA
  • 2020, Qualificação de Mestrado Percepcoes de especialistas em educacao basica sobre praticas gestoras nas escolas estaduais de Lavras-MG, IAN SILVA ANDRADE
  • 2020, Dissertação de Mestrado ENTRE A TEORIA E A PRATICA NA FORMACAO INICIAL DE PROFESSORES: CONTRIBUICOES DO PROGRAMA RESIDENCIA PEDAGOGICA, JOSELMA SILVA
  • 2020, Qualificação de Mestrado O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO TEORICO NA APRENDIZAGEM DOS NUMEROS RACIONAIS E DO CONCEITO DE MEDIDA, HELAINA DE FÁTIMA VINHAS PEREIRA
  • 2020, Qualificação de Mestrado Entre Teoria e Pratica na Formacao Inicial de Professores: contribuicoes do Programa Residencia Pedagogica, JOSELMA SILVA
  • 2020, Dissertação de Mestrado O DESENVOLVIMENTO VETORIAL EM UMA PERSPECTIVA HISTORICO CULTURAL: UMA PROPOSTA PEDAGOGICA MEDIADA PELO GEOGEBRA, MARIANA DA COSTA TELES
  • 2020, Dissertação de Mestrado O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA: UMA ANALISE DO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO TEORICO DE SURDOS EM SITUACOES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM, WELBERT VINICIUS DE SOUZA SANSAO
  • 2020, Dissertação de Mestrado O desenvolvimento vetorial em uma perspectiva histórico-cultural: uma proposta pedagógica mediada pelo GeoGebra, José Antônio Araújo Andrade, Danielli Ferreira Silva, Helena Maria Ferreira, Francine de Paula Martins Lima
  • 2020, Dissertação de Mestrado O ensino de Geometria Plana: uma análise do desenvolvimento do pensamento teórico de surdos em Situações Desencadeadoras de Aprendizagem, José Antônio Araújo Andrade, Danielli Ferreira Silva, Helena Maria Ferreira, Francine de Paula Martins Lima
  • 2020, O desenvolvimento do pensamento teórico na aprendizagem dos números racionais e do conceito de medida, José Antônio Araújo Andrade, Ronei Ximenes Martins, Maria do Carmo de Sousa
  • 2019, Qualificação de Mestrado O DESENVOLVIMENTO VETORIAL EM UMA PERSPECTIVA HISTORICO CULTURAL: UMA PROPOSTA PEDAGOGICA MEDIADA PELO GEOGEBRA, MARIANA DA COSTA TELES
  • 2019, Qualificação de Mestrado O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA: UMA ANALISE DO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO TEORICO DE SURDOS EM SITUACOES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM, WELBERT VINICIUS DE SOUZA SANSAO
  • 2019, Dissertação de Mestrado O desenvolvimento do pensamento algebrico mediado por tecnologias digitais nos primeiros anos da Educacao Basica, FRANCISLAINE AVILA DE SOUZA
  • 2019, Dissertação de Mestrado Praticas Pedagogicas em Educacao Ambiental Mediada por Tecnologias Digitais: uma experiencia de formacao compartilhada explorando/construindo o material Educonexao., AMANDA AMÁLIA ARAÚJO DO CARMO
  • 2019, Dissertação de Mestrado Diagnostico da insercao de tecnologias educacionais em escolas de ensino fundamental do interior de Minas Gerais, GABRIEL GONCALVES RIBEIRO SILVA
  • 2019, Dissertação de Mestrado O DESENVOLVIMENTO DO CAMPO CONCEITUAL DA TRIGONOMETRIA EM SITUAcoES DE APRENDIZAGEM MEDIADAS POR TECNOLOGIAS DIGITAIS, GUSTAVO VENANCIO PIMENTA
  • 2019, Dissertação de Mestrado BLOGS EDUCACIONAIS NAO INSTITUCIONAIS PARA ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA, EDMILSON FRANCISCO
  • 2019, O movimento lógico-histórico do conceito de Continuidade, José Antônio Araújo Andrade, Renata Prenstteter Gama, Maria do Carmo de Sousa, Wania Tedeschi
  • 2019, Tese Doutorado Um estudo sobre o movimento lógico-histórico do conceito de Continuidade, José Antônio Araújo Andrade, Renata Prenstteter Gama, Maria do Carmo de Sousa, Antonio Sergio Cobianchi, Wania Tedeschi
  • 2019, Monografia de Graduação Modelagem na Educação Matemática: um estudo das relações matemáticas na composição e funcionamento dos instrumentos de sopro, José Antônio Araújo Andrade, Amanda Castro Oliveira
  • 2019, Monografia de Graduação O desenvolvimento lógico-histórico dos logaritmos em Situações Desencadeadoras de Aprendizagem, José Antônio Araújo Andrade, Silvia Maria Medeiros Caporale, Mario Henrique Andrade Claúdio
  • 2019, Monografia de Graduação Mobile Learning na Educação Matemática: a Calculadora Gráfica GeoGebra no ensino de funções, José Antônio Araújo Andrade, Rosana Maria Mendes, Silvia Maria Medeiros Caporale, Mariane Mattos Ferreira
  • 2019, Monografia de Graduação Mobile Learning na Educação Matemática: a aplicativo GeoGebra Geometria no ensino dos Pontos Notáveis do Triângulo, José Antônio Araújo Andrade, Rosana Maria Mendes, Silvia Maria Medeiros Caporale, Mariane Mattos Ferreira
  • 2019, Dissertação de Mestrado O desenvolvimento do pensamento algébrico mediado por tecnologias digitais nos primeiros anos da Educação Básica, José Antônio Araújo Andrade, Francine de Paula Martins Lima, Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Regina Célia Grando
  • 2019, Dissertação de Mestrado Diagnóstico da inserção de tecnologias educacionais em escolas de ensino fundamental do interior de Minas Gerais, José Antônio Araújo Andrade, Ronei Ximenes Martins, Eucidio Pimenta Arruda
  • 2019, Dissertação de Mestrado O desenvolvimento do campo conceitual da Trigonometria em situações de aprendizagem mediadas por tecnologias digitais, José Antônio Araújo Andrade, Ronei Ximenes Martins, Célio Roberto Melillo
  • 2019, Dissertação de Mestrado Práticas Pedagógicas em Educação Ambiental Mediada por Tecnologias Digitais: uma experiência de formação compartilhada explorando/construindo o material Educonexão, José Antônio Araújo Andrade, Francine de Paula Martins Lima, Fábio Augusto Rodrigues e Silva
  • 2018, Dissertação de Mestrado BLOGS EDUCACIONAIS NAO INSTITUCIONAIS PARA ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA, EDMILSON FRANCISCO
  • 2018, Dissertação de Mestrado AUTOBIOGRAFIA: REFLEXOS DE TRANSFORMACOES IDENTITARIAS E DE AUTONOMIA NO SERVICO DOCENTE, ALEQUES MATEUS
  • 2018, Dissertação de Mestrado AUTONOMIA E ESTRATEGIAS DE APRENDIZAGEM DE LINGUA ESPANHOLA: MINHAS EXPERIENCIAS DURANTE O INTERCAMBIO NA COLOMBIA., SARAH SILVA GARCIA
  • 2018, Dissertação de Mestrado A Educacao a Distancia como possibilidade de qualificacao dos recuperandos do Sistema Prisional: um estudo de caso, THAÍS TEIXEIRA SANTOS
  • 2018, Dissertação de Mestrado RELACOES QUE UM PROFESSOR DE MATEMATICA ESTABELECE COM OS SABERES DA PROFISSAO EM PRATICAS MEDIADAS POR TECNOLOGIAS, HELEN DO ROSARIO OLIVEIRA COSTA
  • 2018, Dissertação de Mestrado O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO TEORICO EM RELACAO A TERMODINAMICA EM ATIVIDADES ORIENTADAS DE ENSINO, ROGÉRIO DE SOUZA SANTOS
  • 2018, Qualificação de Mestrado Qualificacao realizada por meio de avaliacao escrita. PRATICAS PEDAGOGICAS EM EDUCACAO AMBIENTAL MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA EXPERIENCIA DE FORMACAO COMPARTILHADA EXPOPLORANDO/CONSTRUINDO O MATERIAL EDUCONEXAO., AMANDA AMÁLIA ARAÚJO DO CARMO
  • 2018, Qualificação de Mestrado Nao informado, GABRIEL GONCALVES RIBEIRO SILVA
  • 2018, Qualificação de Mestrado O desenvolvimento do campo conceitual da trigonometria em situacoes de aprendizagem medianas por tecnologias digitais., GUSTAVO VENANCIO PIMENTA
  • 2018, Qualificação de Mestrado As contribuicoes da autobiografia para a formacao de professores., SARAH SILVA GARCIA
  • 2018, Qualificação de Mestrado O desenvolvimento do pensamento algebrico mediado por tecnologias digitais nos primeiros anos da educacao basica., FRANCISLAINE ÁVILA DE SOUZA
  • 2018, Dissertação de Mestrado PERCEPCOES DE PROFESSORES DE MATEMATICA RELATIVA AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS CONTEXTOS DE ATIVIDADE PROFISSIONAL, ROBERTA CRISTINA DE ASSIS NUNES
  • 2018, Qualificação de Mestrado Reflexoes a respeito da relacao que um professor de matematica estabelece com os saberes da profissao em praticas mediadas por tecnologias., HELEN DO ROSARIO OLIVEIRA COSTA
  • 2018, Dissertação de Mestrado Percepções de professores de Matemática relativas às Tecnologias Digitais nos contextos de Atividade Profissional, Ronei Ximenes Martins, Filipe Santos Fernandes, José Antônio Araújo Andrade
  • 2017, Qualificação de Mestrado TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMACAO E COMUNICACAO: VAMOS OUVIR OS PROFESSORES DE MATEMATICA DO ENSINO MEDIO SOBRE ISSO?, ROBERTA CRISTINA DE ASSIS NUNES
  • 2017, Qualificação de Mestrado Nao informado, THAÍS TEIXEIRA SANTOS
  • 2017, Qualificação de Mestrado IDENTIDADES EM (R)EVOLUCAO: EFEITOS DE INTERCAMBIOS INTERNACIONAIS, GIOVANNA EMILIORELI
  • 2017, Dissertação de Mestrado ENSINO DE FISICA: UMA ABORDAGEM OPTICA GEOMETRICA PARA ESTUDANTES COM DEFICIENCIA VISUAL., RAYNEL ANTONIO DA COSTA
  • 2017, Tese Doutorado O PIBID e a formação dos licenciandos em Computação, Adair Mendes Nacarato, Luzia Bueno, Daniela Dias dos Anjos, Adriana Aparecida Molina Gomes, José Antônio Araújo Andrade
  • 2016, Monografia de Graduação Modelagem na Educação Matemática, Rosana Maria Mendes, Silvia Maria Medeiros Caporale, José Antônio Araújo Andrade
  • 2016, Explorando os conceitos da cinemática vetorial através da elaboração e uso de material didático manipulativo, Helena Libardi, Evelise Roman Corbalan Góis Freire, José Antônio Araújo Andrade
  • 2016, Contribuições do pibid enquanto política pública de iniciação à docência para a formação dos licenciandos em Computação quando inseridos em projetos de parceria com professoras de Matemática, Adair Mendes Nacarato, Luzia Bueno, Daniela Dias dos Anjos, Laurizete Ferragut Passos, José Antônio Araújo Andrade
  • 2016, Materiais Semicondutores: uma abordagem para o ensino médio, Iraziet da Cunha Charret, Antônio Marcelo Martins Maciel, Antônio dos Anjos Pinheiro da Silva, José Antônio Araújo Andrade
  • 2015, Dissertação de Mestrado As leis de newton em atividades orientadoras de ensino: uma análise das elaborações conceituais produzidas por estudantes do ensino médio em um sistema prisional, Maria do Carmo de Souza, Iraziet da Cunha Charret, Helena Libardi, Ronei Ximenes Martins, José Antônio Araújo Andrade
  • 2015, Elaboração e desenvolvimento de uma unidade didática sobre os conceitos de transmissão de calor e radiação do corpo negro, Antônio Marcelo Martins Maciel, Antônio dos Anjos Pinheiro da Silva, José Antônio Araújo Andrade
  • 2015, Monografia de Graduação Monografias defendidas no curso de Licenciatura em Matemática da UFLA entre os anos de 2010 a 2014: um panorama dos primeiros trabalhos, Rosana Maria Mendes, Evelise Roman Corbalan Góis Freire, José Antônio Araújo Andrade
  • 2015, Dissertação de Mestrado O Conceito de Função nas pesquisas dos Encontros Nacionais de Educação Matemática (1987-2013), Cármem Lúcia Brancaglion Passos, Maiza Lamonato, José Antônio Araújo Andrade
  • 2015, Alfabetização científica utilzando atividades colaborativas, Iraziet da Cunha Charret, Joaquim Paulo da Silva, José Antônio Araújo Andrade
  • 2014, Monografia de Graduação Processos de Argumentação e Validação em Geometria: uma abordagem a partir da teoria de Van Hiele, Amanda Castro Oliveira, Evelise Roman Corbalan Góis Freire, José Antônio Araújo Andrade
  • 2014, O conceito de função revelado nas pesquisas apresentadas na edições do Encontro Nacional de Educação Matemática, Cármem Lúcia Brancaglion Passos, Mauro Carlos Romanatto, José Antônio Araújo Andrade
  • 2014, Ensino de Ondas para Surdos, Antônio Marcelo Martins Maciel, Evelise Roman Corbalan Góis Freire, José Antônio Araújo Andrade
  • 2014, Avaliação da Evolução do Conceito de Energia no Ensino Médio, Antônio Marcelo Martins Maciel, Júlio Sílvio de Sousa Bueno Filho, José Antônio Araújo Andrade
  • 2013, Monografia de Graduação Uma abordagem Lógico-Histórica da Geometria em Atividades Orientadoras de Ensino, João Paulo Rezende, Rosana Maria Mendes, José Antônio Araújo Andrade
  • 2013, Dissertação de Mestrado Reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem de universitários, Patrícia Vasconcelos Almeida, Tania Regina de Souza Romero, José Antônio Araújo Andrade
  • 2013, Dissertação de Mestrado Estilos de aprendizagem no ensino médio e a sua influência na disciplina de matemática., Agnaldo José Ferrari, Grasiele Cristiane Jorge, José Antônio Araújo Andrade
  • 2013, Monografia de Graduação As contribuições do registro escrito no processo de ensino e aprendizagem de conceitos geométricos, Rosana Maria Mendes, Silvia Maria Medeiros Caporale, José Antônio Araújo Andrade
  • 2013, Monografia de Graduação Modelagem na educação Matemática: um olhar para teses e dissertações entre os anos de 2006 e 2012, Rosana Maria Mendes, Amanda Castro Oliveira, José Antônio Araújo Andrade
  • 2013, Monografia de Graduação Análise do erro em Matemática a partir de um teste em duas fases: contribuições e limites para a aprendizagem de uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental, Silvia Maria Medeiros Caporale, Rosana Maria Mendes, José Antônio Araújo Andrade
  • 2013, Monografia de Graduação Tornando-me Professora de Matemática., Silvia Maria Medeiros Caporale, Amanda Castro Oliveira, Rosana Maria Mendes, José Antônio Araújo Andrade
  • 2012, Monografia de Graduação Análise da Proposta Curricular de Minas Gerais para o desenvolvimento do conceito de medida nos anos finais do Ensino Fundamental., Rosana Maria Mendes, Silvia Maria Medeiros Caporale, João Paulo Rezende, José Antônio Araújo Andrade
  • 2011, Monografia de Graduação A Educação Inclusiva e o Ensino de Matemática para deficientes., Iraziet da Cunha Charret, Helena Libardi, José Antônio Araújo Andrade
  • 2011, Monografia de Graduação Funções Afins e Quadráticas: caracterização e resolução geométrica de inequação., Maria do Carmo Pacheco de Toledo Costa, Rita de Cássia Dornelas Sodré Broche, José Antônio Araújo Andrade
  • 2011, Monografia de Graduação Formação de conceitos matemáticos em deficientes visuais., Helena Libardi, Silvia Maria Medeiros Caporale, José Antônio Araújo Andrade
  • 2010, Monografia de Graduação Explorando as potencialidades do GeoGebra no estudo da Função Afim., Rosana Maria Mendes, Iraziet da Cunha Charret, José Antônio Araújo Andrade
  • 2010, Monografia de Graduação Estudo sobre o uso do AVA na formação de professores de Matemática., Elaine das Graças Frade, Ronei Ximenes Martins, José Antônio Araújo Andrade
  • 2009, Monografia de Graduação Formação continuda de professores: uma experiência com o Grupo de Estudos em Educação Matemática GEEMA, Maria da Glória F. de Bastos Mesquita, Stefania Efigenia Izá, José Antônio Araújo Andrade
  • 2008, Monografia de Graduação Percepções Geométricas na Educação Infantil., Maria do Carmo de Souza, José Antônio Araújo Andrade
  • 2008, Monografia de Graduação O ensino da Geometria nas séries iniciais: retratos de uma sala de aula., Cármem Lúcia Brancaglion Passos, José Antônio Araújo Andrade
  • 2007, Monografia de Graduação A importância dos jogos na Educação Infantil, Débora de Oliveira Andrade, Celina Claret de Sousa Gonçalves, José Antônio Araújo Andrade
  • 2007, Monografia de Graduação Um novo olhar sobre a educação matemática no Brasil: perspectivas de mudanças a partir da quebra de alguns paradigmas, Débora de Oliveira Andrade, Celina Claret de Sousa Gonçalves, José Antônio Araújo Andrade
  • 2007, Monografia de Especialização Relato de Experiência: o ensino-aprendizagem de Geometria por meio das dobraduras, Caroline Mendes Passos, MESQUITA, M. da G. F. de B., José Antônio Araújo Andrade

Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de Períodicos (4)

  • 2014,, Universidade Federal de Lavras, Nacional,
  • 2014,, Universidade Federal de Lavras, Nacional,
  • 2014,, Universidade Federal de Lavras, Nacional,
  • 2009,, campus da UFLA, Nacional,

Orientações de Pós-Graduação (33)

  • Mestrado, ROGERIO DE SOUZA SANTOS, 05/2016 - , Concluída em 07/2018
  • Mestrado, ROBERTA CRISTINA DE ASSIS NUNES, 08/2016 - , Concluída em 03/2018
  • Mestrado, HELEN DO ROSARIO OLIVEIRA COSTA, 08/2016 - , Concluída em 09/2018
  • Mestrado, LAÍS DE SOUZA RÉDUA, 04/2017 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, AMANDA AMÁLIA ARAÚJO DO CARMO, 04/2017 - , Concluída em 04/2019
  • Mestrado, FRANCISLAINE ÁVILA DE SOUZA, 04/2017 - , Concluída em 04/2019
  • Mestrado, HELAINA DE FÁTIMA VINHAS PEREIRA, 03/2019 - 09/2019 , Orientação em Andamento
  • Mestrado, SABRINA MARIA BOTELHO SILVA, 04/2021 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, GUSTAVO VENANCIO PIMENTA, 04/2017 - , Concluída em 04/2019
  • Mestrado, MARIANA DA COSTA TELES, 03/2018 - 09/2019 , Orientação em Andamento
  • Mestrado, JULIANA DE OLIVEIRA OSCAR COSTA, 02/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, KLEITON GOMES DOS SANTOS, 02/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, DEIVIANE ANGÉLICA DE SOUSA FLOR, 02/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, ISABELY MELO DA SILVA, 03/2019 - 09/2019 , Orientação em Andamento
  • Mestrado, MISLAINE DO CARMO CARDOSO, 03/2022 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, SUHELEN SALES SOUTO SOUZA, 03/2019 - , Concluída em 02/2022
  • Mestrado, LETÍCIA ALVES CHAVES, 03/2022 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, WELBERT VINICIUS DE SOUZA SANSAO, 03/2018 - 09/2019 , Orientação em Andamento
  • Mestrado, MARLUCE ROSE CAOVILA, 03/2020 - 01/2023 , Orientação em Andamento
  • Mestrado, MANOEL DE OLIVEIRA JÚNIOR, 04/2021 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, KATIA SANTOS ESTEVES BARROS, 04/2021 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, GRALCIANE DUTRA ALVES, 02/2021 - , Concluída em 12/2022
  • Mestrado, FÁBIO ROBERTO VIEIRA, 03/2019 - , Concluída em 11/2021
  • Mestrado, IAN SILVA ANDRADE, 03/2019 - , Concluída em 12/2021
  • Mestrado, CONRADO JENSEN TEIXEIRA, 03/2019 - , Concluída em 02/2022
  • Mestrado, SUELI APARECIDA VALIM MOREIRA, 03/2019 - , Concluída em 05/2022
  • Mestrado, EMERSON LEITE GARCIA, 02/2020 - , Concluída em 05/2023
  • Mestrado, MARLUCE ROSE CAOVILA, 03/2020 - , Concluída em 09/2023
  • Mestrado, WELLINGTON ALMEIDA FERREIRA, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, JÉSSICA OLIVEIRA SOUZA SERAFINI, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, SAMARA RAFAEL LAGE NEVES, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, NATÁLIA DOS SANTOS RASLAN, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, ARLETE APARECIDA FERREIRA RODRIGUES, 03/2024 - , Orientação em Andamento

SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 - v4.0.295.50
Acesse as notas de versão para ver como a equipe da DGTI vem trabalhando para melhorar o SIGAA. 24/04/2024 11:20