fabio marineli

DFM - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICA

Produção Intelectual

Artigos (6)

  • 2018, , UMA ANÁLISE SOBRE A REALIDADE DAS ENTIDADES CIENTÍFICAS EM UM LIVRO DE FÍSICA DO ENSINO SUPERIOR, ISSN: 15188795
  • 2016, , ESTRUTURAS CULTURAIS, ESQUEMAS E RECURSOS: COMO LICENCIANDOS EM FÍSICA CONCEBEM E JUSTIFICAM O STATUS ONTOLÓGICO DE ENTIDADES EM DIFERENTES CONTEXTOS, ISSN: 15188795
  • 2014, , O modelo ondulatório da luz como ferramenta para explicar as causas da cor, ISSN: 18069126
  • 2014, , A ESTRUTURA ARGUMENTATIVA E AS CARACTERÍSTICAS DOS ARGUMENTOS NO TEXTO QUE ABORDA A 'NOVA TEORIASOBRE LUZ E CORES' DE ISAAC NEWTON, ISSN: 19832117
  • 2014, , Dificuldades de estudantes em um laboratório didático: uma interpretação baseada em conceituações sobre a realidade, ISSN: 18506666
  • 2006, , Uma interpretação para dificuldades enfrentadas pelos estudantes em um laboratório didático de Física, ISSN: 18061117

Publicação em Eventos (14)

  • 2018, Fábio Marineli, Maurício Pietrocola, Uma Análise da Abordagem sobre Entidades Científicas em um Livro de Física do Ensino Superior, XVII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, Trabalho Completo
  • 2018, , Uma Análise da Abordagem sobre Entidades Científicas em um Livro de Física do Ensino Superior, XVII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física,
  • 2013, Fábio Garcia Gatti, Fábio Marineli, Guilherme da Silva Lima, Um Estudo sobre Transposição Museográfica em um Museu de Ciências através de Mapas Conceituais, IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Trabalho Completo
  • 2011, Frederico Augusto Toti, Fábio Marineli, A evolução de saberes pedagógicos de um grupo de licenciandos em Física no desenvolvimento de seus trabalhos de conclusão de curso (TCC), VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Trabalho Completo
  • 2010, Fábio Marineli, Maurício Pietrocola, A study on criteria used by students to infer the physical reality of objects: building categories of analysis, GIREP-ICPE-MPTL Conference, Trabalho Completo
  • 2010, Fábio Marineli, Maurício Pietrocola, Um estudo exploratório sobre critérios de atribuição de realidade utilizados por estudantes de Física: construindo categorias de análise, XII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, Trabalho Completo
  • 2009, Fábio Marineli, Maurício Pietrocola, Um estudo sobre critérios de atribuição de realidade utilizados por estudantes de Física, XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, Trabalho Completo
  • 2009, Kamila Rodrigues Coelho, Alessandro Martins, Fábio Marineli, Ismael Victor de Lucena Costa, Márcio do Nascimento Gomes, Henrique Almeida Fernandes, Café ConsCiência, 4º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, Resumo
  • 2006, , Medidas no Laboratório e Realidade na Teoria, X Encontro de Pesquisa em Ensino de Física,
  • 2006, Fábio Marineli, Jesuína Lopes de Almeida Pacca, Medidas no Laboratório e Realidade na Teoria, X Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, Trabalho Completo
  • 2005, Fábio Marineli, Jesuína Lopes de Almeida Pacca, Uma interpretação para dificuldades enfrentadas pelos estudantes num laboratório didático de Física, V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Trabalho Completo
  • 2003, , Uma Interpretação para os Erros nas Representações das Medidas Realizadas no Laboratório Didático, XV Simpósio Nacional de Ensino de Física,
  • 2003, Fábio Marineli, Mário Conceição Oliveira, Zwinglio de Oliveira Guimarães Filho, Jesuína Lopes de Almeida Pacca, Uma Interpretação para os Erros nas Representações das Medidas Realizadas no Laboratório Didático, XV Simpósio Nacional de Ensino de Física, Trabalho Completo
  • 2003, Mário Conceição Oliveira, Fábio Marineli, Zwinglio de Oliveira Guimarães-Filho, Jesuína Lopes de Almeida Pacca, As Concepções Alternativas Sobre Incerteza em um Museu de Ciências: Construindo Categorias de Análise, XV Simpósio Nacional de Ensino de Física, Trabalho Completo

Capítulos de Livros (2)

  • 2017, Práticas Inovadoras no Ensino de Ciências: construção teórico-metodológica para análise da reprodução e transformação da cultura didática em processos de ensino-aprendizagem, Dimensões dos Processos Educacionais: da epistemologia à profissionalidade docente, Maurício Pietrocola, Fábio Marineli, Frederico Augusto Toti
  • 2013, Epistemologia da prática e formação de professores: uma discussão a partir do processo de construção de trabalhos de conclusão de curso na licenciatura em Física, Formação de Professores e Práticas Educativas: Outras Questões, Frederico Augusto Toti, Fábio Marineli

Participações em Bancas de Cursos (35)

  • 2023, Dissertação de Mestrado ACOES DOCENTES NO CONTEXTO DO TRABALHO REMOTO: REFLEXOES E DESAFIOS DOS PROFESSORES E PROFESSORAS DE FISICA DURANTE A PANDEMIA, EVELLYN MAIA CARDOSO
  • 2022, Dissertação de Mestrado NATUREZA DA CIENCIA, GALILEU E O ENSINO DA REVOLUCAO COPERNICANA, GABRIEL HENRIQUE GERALDO CHAVES MORAIS
  • 2022, Qualificação de Mestrado A construcao do conhecimento no contexto do trabalho remoto: reflexoes e desafios dos professores e professoras de fisica durante a pandemia, EVELLYN MAIA CARDOSO
  • 2022, Qualificação de Mestrado NATUREZA DA CIENCIA, GALILEU E O ENSINO DA REVOLUCAO COPERNICANA, GABRIEL HENRIQUE GERALDO CHAVES MORAIS
  • 2022, Dissertação de Mestrado CONSTRUCAO DO CONHECIMENTO POR MEIO DOENSINO POR INVESTIGACAO E MODELAGEM NO ESTUDODA INTERACAO DE FLUIDOS COM CORPOS EM QUEDA, JUCIANE APARECIDA MARTINS
  • 2022, Dissertação de Mestrado CONSTRUCAO DO CONHECIMENTO POR MEIO DO ENSINO POR INVESTIGACAO E MODELAGEM NO ESTUDO DA INTERACAO DE FLUIDOS COM CORPOS EM QUEDA, JUCIANE APARECIDA MARTINS
  • 2022, Dissertação de Mestrado DILEMAS ETICOS ENVOLVENDO A PRODUCAO DE ARMAS NUCLEARES EM UM JOGO DIDATICO, PHELIPE JÚNIOR DE GÓIS
  • 2022, Dissertação de Mestrado Uma sequencia de ensino investigativa utilizando a magica como elemento mobilizador, BRUNA DE MELO ALVES
  • 2021, Qualificação de Mestrado PROMOVENDO A PARTICIPACAO DOS ESTUDANTES EM AULAS DE TERMOLOGIA POR MEIO DO ENSINO SOB MEDIDA, IGOR AZEVEDO CARVALHO
  • 2021, Qualificação de Mestrado Uma sequencia de ensino investigativa utilizando a magica como elemento motivador, BRUNA DE MELO ALVES
  • 2020, Tese Doutorado Interações discursivas, práticas e movimentos epistêmicos no ensino de relatividade restrita, Fábio Marineli, Frederico Augusto Toti, Lúcia Helena Sasseron, Alice Helena Campos Pierson, Marlon Caetano Ramos Pessanha
  • 2020, Dissertação de Mestrado A percepção docente sobre as consequências do plágio para o processo de ensino e aprendizagem na universidade, Fábio Marineli, Michele Silva Sacardo, Renata Machado de Assis
  • 2019, Dissertação de Mestrado O SOL COMO EIXO ESTRUTURANTE PARA O ENSINO DE FISICA NA PERSPECTIVA DA ALFABETIZACAO CIENTIFICA, INGRID APARECIDA DA CRUZ
  • 2019, Dissertação de Mestrado CONTRIBUICOES DE UMA PECA TEATRAL HISTORICA PARA O ESTUDO DA FISICA NUCLEAR NO ENSINO MEDIO, SAMANTHA DE LEMOS SOUZA
  • 2019, Dissertação de Mestrado DIVERSIFICANDO AULAS SOBRE LENTES ESFERICAS COM UMA SEQUENCIA DE EXPERIMENTOS, FERNANDO ROCHA DE ARAÚJO CAMPOS
  • 2019, Dissertação de Mestrado Sequência Didática no Ensino de Tecnologias Relacionadas à Física Baseada na Motivação Intrínseca entre Alunos do Ensino Médio, Fábio Marineli, Frederico Augusto Toti, Anibal Thiago Bezerra
  • 2019, A percepção docente sobre as consequências do plágio para o processo de ensino e aprendizagem na graduação, Fábio Marineli, Michele Silva Sacardo, Renata Machado de Assis
  • 2019, Tese Doutorado Estudo sociológico das emoções na formação de professores: interpretando interações face a face em um tema controverso da Educação Científica, Fábio Marineli, Maurício Pietrocola, Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama, Daniela Lopes Scarpa, Anna Maria Pessoa de Carvalho
  • 2019, Dissertação de Mestrado Contribuições de uma Peça Teatral Histórica para o Estudo da Física Nuclear no Ensino Médio, Fábio Marineli, Guilherme da Silva Lima, Alexandre Bagdonas, Wilson Elmer Nascimento
  • 2018, Dissertação de Mestrado PROBLEMATIZANDO O ESTUDO DA COSMOLOGIA PARA A EDUCACAO BASICA: POR QUE A NOITE E ESCURA?, MARIA EMILIA FARIA SEABRA
  • 2018, Dissertação de Mestrado AS CORES DA NATUREZA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE OPTICA ONDULATORIA, CÉSAR AUGUSTO VASSALO SILVA
  • 2018, Dissertação de Mestrado USANDO O FENOMENO DA DIFRACAO DA LUZ PARA ENTENDER A DETERMINACAO DA ESTRUTURA CRISTALINA DOS MATERIAIS POR MEIO DO USO DE RAIOS-X, CINARA MARIA DOS SANTOS
  • 2018, Dissertação de Mestrado As cores na Natureza: uma Proposta para o Ensino de Óptica Ondulatória, Alexandre Bagdonas, Renato Marcon Pugliese, Antonio Marcelo Martins Maciel, Fábio Marineli
  • 2018, Monografia de Graduação Investigação de Concepções Epistemológicas de Licenciandos em Física: discussões sobre o Efeito Mpemba, Alexandre Bagdonas, Antonio Marcelo Martins Maciel, Fábio Marineli
  • 2018, Monografia de Graduação Um Minicurso sobre o Universo: proposta de ensino de astronomia para fases iniciais do ensino superior, Iraziet da Cunha Charret, Antonio Marcelo Martins Maciel, Fábio Marineli
  • 2018, Dissertação de Mestrado Usando o Fenômeno da Difração da Luz para Entender a Determinação da Estrutura Cristalina dos Materiais por meio do Uso de Raios-X, Frederico Augusto Toti, Ulisses Azevedo Leitão, Iraziet da Cunha Charret, Fábio Marineli
  • 2017, A Educação Financeira na Educação Básica Pública de Goiás, Frederico Augusto Toti, Michele Silva Sacardo, Adriana Aparecida Molina Gomes, Fábio Marineli
  • 2017, Dissertação de Mestrado Uma Sequência de Ensino Investigativa sobre a Evolução dos Modelos Atômicos: a busca pela argumentação em aulas de física, Marta João Francisco Silva Souza, Paulo Henrique de Souza, Fábio Marineli
  • 2017, Uma Sequência de Ensino Investigativa sobre Modelos Atômicos: a busca pela argumentação em aulas de física no ensino médio, Marta João Francisco Silva Souza, Paulo Henrique de Souza, Fábio Marineli
  • 2017, Formação de professores de Ciências dos anos iniciais: analisando as emoções a partir de controvérsias sociocientíficas, Maurício Pietrocola, Alessandra Fernandes Bizerra, Fábio Marineli
  • 2012, Monografia de Graduação O perfil do aluno de EJA e as conexões com a Matriz de Referência do ENEM e as competências estabelecidas pelo PCN+, um estudo de caso, Frederico Augusto Toti, José Higino Damasceno Junior, Fábio Marineli
  • 2010, Monografia de Graduação Uma adaptação do ?International Young Phisicists'Tournament? (IYPT) como proposta de avaliação no ensino de física no Ensino Médio, Sauli dos Santos Jr, Frederico Augusto Toti, Fábio Marineli
  • 2010, Monografia de Graduação Uma proposta de sequência didática com experimento para introdução do conceito de quantização da energia no ensino médio, Frederico Augusto Toti, Marcelo Gonçalves Hönnicke, Fábio Marineli
  • 2010, Monografia de Graduação Interdisciplinaridade na sala de aula: Uma abordagem física dos sistemas cardiovascular e respiratório, Henrique Almeida Fernandes, Maurício José Alvez Bolzam, Fábio Marineli
  • 2008, Monografia de Graduação O Jornal como Proposta Pedagógica no Ensino de Estatística, Marcos Leandro Mendes Carvalho, Lívia Martins da Silva, Fábio Marineli

Orientações de Pós-Graduação (7)

  • Mestrado, LORRAINY VIEIRA JARDIM BASTOS, 02/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, BRUNA DE MELO ALVES, 03/2019 - , Concluída em 02/2022
  • Mestrado, JOÃO BOSCO DE ALMEIDA, 02/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, EVELLYN MAIA CARDOSO, 04/2021 - , Concluída em 10/2023
  • Mestrado, LUCAS PAIM DE MORAIS, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, ANNA CAROLINA DE OLIVEIRA FARIA, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, GILBERTO ESTOLÉ DA SILVA, 03/2024 - , Orientação em Andamento

SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 - v4.0.295.50
Acesse as notas de versão para ver como a equipe da DGTI vem trabalhando para melhorar o SIGAA. 22/06/2024 03:28