2014, , Formação de Professores de Português para Surdos: entre o ideal, o real e o possível, ISSN: 21758625
Publicação em Eventos (17)
2018, , Aspectos gramaticais da libras e ensino de português como segunda língua para surdos: uma reflexão a partir de metáforas e de construções bitransitivas, II CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISAS EM LINGUÍSTICA E LIBRAS,
2018, Josiane Marques da Costa, Luciana Soares da Silva, II Simpósio de Pesquisa em Educação - SiPEd: desafios e possibilidades na contemporaneidade (Org.), II Simpósio de Pesquisa em Educação - SiPEd: desafios e possibilidades na contemporaneidade, Trabalho Completo
2017, , Metáforas Verbo-Gestuais: uma análise das funções comunicativas em uma interação de alunos intercambistas sobre suas experiências interculturais no Brasil, VIII Conferência de Linguística e Cognição,
2017, , Compreensão de expressões metafóricas não-familiares por surdos bilíngues do part-linguístico Libras/Língua Portuguesa, VIII Conferência Linguística e Cognição,
2015, , Compreensão de expressões metafóricas por surdos do par linguístico Libras - Língua Portuguesa: uma análise qualitativa, I Congresso Nacional de Libras,
2015, , A equivalência metafórica na compreensão de metáforas por surdos bilíngues de português, Semana de Eventos da Faculdade de Letras,
2015, , Iconicidade e duplo mapeamento metafórico: uma descrição da construção de metáforas em Língua Brasileira de Sinais, IX Congresso Internacional da ABRALIN,
2015, Josiane Marques da Costa, A equivalência metafórica entre libras e língua portuguesa: a compreensão de metáforas por surdos bilíngues de português, Semana de Eventos da Faculdade de Letras UFMG, Trabalho Completo
2015, , Leitura e compreensão de expressões metafóricas em português como L2 por surdos sinalizadores, V Congresso Internacional sobre Metáfora na Linguagem e no Pensamento,
2014, , Formação de professores de português como L2 para surdos: um relato de experiência, IV Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa,
2013, Giselli Mara da Silva, Josiane Marques da Costa, Políticas Linguísticas e Educação Bilíngue para Surdos: uma análise do perfil e da formação de professores de português, IV Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas, Resumo
2013, , Políticas linguísticas e educação bilíngue para Surdos: uma análise do perfil e da formação de professores de português, IV Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas - CLAFPL,
2011, , Metáforas conceptuais e comunicação intercultural: discussão e análise sobre a construção de metáforas em Libras coletadas em vídeos postados no site Youtube, IV Congresso Internacional sbre Metáfora na Linguagem e no Pensamento,
2011, , Pensando a violência contra a deficiência: por que incomoda?, ,
2011, , A sala de aula inclusiva: análise de materiais e recursos didáticos utilizados no ensino de língua portuguesa para surdos, Seminário,
2010, , Metáforas Cognitivas: conceitos e usos no ato da interpretação, ,
2010, , Língua de Sinais: uma ponte entre dois mundos, II Seminário de Educação Inclusiva,
Participações em Bancas de Concursos (5)
2014, Uma análise dos clíticos na segmentação não convencional na escrita infantil, Josiane Marques da Costa
2014, Referenciação e discurso: a construção do referente no Hip Hop, Josiane Marques da Costa
2012, Curso de Aperfeiçoamento da atuação de Intérpretes Educacionais do Par Linguístico Língua de Sinais/Língua Portuguesa, Josiane Marques da Costa
2012, Curso de Aperfeiçoamento da atuação de Intérpretes Educacionais do Par Linguístico Língua de Sinais/Língua Portuguesa, Josiane Marques da Costa
2011, Avaliação de Interpretação Simultânea do par linguístico Libras-LP - Ênfase na interpretação no contexto educacional - sala de aula, Josiane Marques da Costa
Participações em Bancas de Cursos (17)
2022, Qualificação de Mestrado NARRATIVAS DA PESSOA SURDA SOBRE A HISTORIA DE UMACIDADE MINEIRA: ANALISE A LUZ DA LINGUISTICA SISTEMICO-FUNCIONAL, PEDRO ERNESTO SANTOS NEVES
2021, Dissertação de Mestrado NECESSIDADES FORMATIVAS DO PROFESSOR REGENTE NO ATENDIMENTO AO ALUNO SURDO EM SALAS REGULARES, ADELENE DE SOUZA
2020, Qualificação de Mestrado NECESSIDADES FORMATIVAS DO PROFESSOR REGENTE NO ATENDIMENTO AO ALUNO SURDO EM SALAS REGULARES, ADELENE DE SOUZA
2020, Qualificação de Mestrado NECESSIDADES FORMATIVAS DO PROFESSOR REGENTE NO ATENDIMENTO AO ALUNO SURDO EM SALAS REGULARES, ADELENE DE SOUZA
2020, Qualificação de Mestrado NECESSIDADES FORMATIVAS DO PROFESSOR REGENTE NO ATENDIMENTO AO ALUNO SURDO EM SALAS REGULARES, ADELENE DE SOUZA
2015, Monografia de Graduação A leitura no livro didático: análise do gênero história em quadrinhos no livro didático "Para viver juntos", Mauricéia da Silva de Paula Vieira, Fernanda Ferrari, Josiane Marques da Costa
2015, Monografia de Graduação A variação linguística nos livros didáticos e sua aplicação em sala de aula, Mauricéia da Silva de Paula Vieira, Fernanda Ferrari, Josiane Marques da Costa
2014, Monografia de Graduação Cultura corporal de movimento como eixo norteador da prática pedagógica e formação integral do educando, Josiane Marques da Costa
2014, Monografia de Graduação A Educação Física escolar como componente curricular através do planejamento: análise da obra "Educação Física: como planejar as aulas na Educação Física", Josiane Marques da Costa
2014, Monografia de Graduação Contribuições da prática pedagógica para a inclusão de crianças com TDH nos anos iniciais do Ensino Fundamental, Josiane Marques da Costa
2014, Monografia de Graduação Ensino de Química para surdos: um levantamento das produções acadêmicas, Josiane Marques da Costa
2013, Monografia de Graduação O processo de inclusão da criança autista no ensino comum: desafios e possibilidades, Josiane Marques da Costa
2013, Monografia de Graduação Caminhada ecológica em comemoração à semana do meio ambiente nas aulas de Educação Física, Josiane Marques da Costa
2013, Monografia de Graduação A importância do lúdico na Alfabetização, Josiane Marques da Costa
2013, Monografia de Graduação A importância do docente na inclusão do aluno, Josiane Marques da Costa
2013, Monografia de Graduação Atendimento Educacional Especializado em sala de recurso multifuncional, com crianças incluídas na escola comum: revisando as orientções do MEC e da SEE/MG, Josiane Marques da Costa
2013, Monografia de Graduação O processo de alfabetização do aluno surdo no ensino comum: os limites e possibilidades no aprendizado de libras e língua portuguesa numa perspectiva da educação inclusiva, Josiane Marques da Costa
Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de
Períodicos (1)