josiane marques da costa

DED - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

Produção Intelectual

Artigos (1)

  • 2014, , Formação de Professores de Português para Surdos: entre o ideal, o real e o possível, ISSN: 21758625

Publicação em Eventos (17)

  • 2018, Josiane Marques da Costa, Luciana Soares da Silva, II Simpósio de Pesquisa em Educação - SiPEd: desafios e possibilidades na contemporaneidade (Org.), II Simpósio de Pesquisa em Educação - SiPEd: desafios e possibilidades na contemporaneidade, Trabalho Completo
  • 2018, , Aspectos gramaticais da libras e ensino de português como segunda língua para surdos: uma reflexão a partir de metáforas e de construções bitransitivas, II CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISAS EM LINGUÍSTICA E LIBRAS,
  • 2017, , Compreensão de expressões metafóricas não-familiares por surdos bilíngues do part-linguístico Libras/Língua Portuguesa, VIII Conferência Linguística e Cognição,
  • 2017, , Metáforas Verbo-Gestuais: uma análise das funções comunicativas em uma interação de alunos intercambistas sobre suas experiências interculturais no Brasil, VIII Conferência de Linguística e Cognição,
  • 2015, Josiane Marques da Costa, A equivalência metafórica entre libras e língua portuguesa: a compreensão de metáforas por surdos bilíngues de português, Semana de Eventos da Faculdade de Letras UFMG, Trabalho Completo
  • 2015, , Leitura e compreensão de expressões metafóricas em português como L2 por surdos sinalizadores, V Congresso Internacional sobre Metáfora na Linguagem e no Pensamento,
  • 2015, , A equivalência metafórica na compreensão de metáforas por surdos bilíngues de português, Semana de Eventos da Faculdade de Letras,
  • 2015, , Iconicidade e duplo mapeamento metafórico: uma descrição da construção de metáforas em Língua Brasileira de Sinais, IX Congresso Internacional da ABRALIN,
  • 2015, , Compreensão de expressões metafóricas por surdos do par linguístico Libras - Língua Portuguesa: uma análise qualitativa, I Congresso Nacional de Libras,
  • 2014, , Formação de professores de português como L2 para surdos: um relato de experiência, IV Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa,
  • 2013, Giselli Mara da Silva, Josiane Marques da Costa, Políticas Linguísticas e Educação Bilíngue para Surdos: uma análise do perfil e da formação de professores de português, IV Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas, Resumo
  • 2013, , Políticas linguísticas e educação bilíngue para Surdos: uma análise do perfil e da formação de professores de português, IV Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas - CLAFPL,
  • 2011, , Metáforas conceptuais e comunicação intercultural: discussão e análise sobre a construção de metáforas em Libras coletadas em vídeos postados no site Youtube, IV Congresso Internacional sbre Metáfora na Linguagem e no Pensamento,
  • 2011, , Pensando a violência contra a deficiência: por que incomoda?, ,
  • 2011, , A sala de aula inclusiva: análise de materiais e recursos didáticos utilizados no ensino de língua portuguesa para surdos, Seminário,
  • 2010, , Metáforas Cognitivas: conceitos e usos no ato da interpretação, ,
  • 2010, , Língua de Sinais: uma ponte entre dois mundos, II Seminário de Educação Inclusiva,

Participações em Bancas de Concursos (5)

  • 2014, Uma análise dos clíticos na segmentação não convencional na escrita infantil, Josiane Marques da Costa
  • 2014, Referenciação e discurso: a construção do referente no Hip Hop, Josiane Marques da Costa
  • 2012, Curso de Aperfeiçoamento da atuação de Intérpretes Educacionais do Par Linguístico Língua de Sinais/Língua Portuguesa, Josiane Marques da Costa
  • 2012, Curso de Aperfeiçoamento da atuação de Intérpretes Educacionais do Par Linguístico Língua de Sinais/Língua Portuguesa, Josiane Marques da Costa
  • 2011, Avaliação de Interpretação Simultânea do par linguístico Libras-LP - Ênfase na interpretação no contexto educacional - sala de aula, Josiane Marques da Costa

Participações em Bancas de Cursos (20)

  • 2023, Qualificação de Mestrado Relatos sinalizados de docentes Surdos sobre o processo de ensino e de aprendizagem de Matematica, RITA DE CASSIA MARINHO
  • 2023, Qualificação de Mestrado Relatos sinalizados de docentes Surdos sobre o processo de ensino e de aprendizagem de Matematica, RITA DE CASSIA MARINHO
  • 2022, Dissertação de Mestrado NARRATIVAS DA PESSOA SURDA SOBRE A HISTORIA DE UMACIDADE MINEIRA: ANALISE A LUZ DA LINGUISTICA SISTEMICO-FUNCIONAL, PEDRO ERNESTO SANTOS NEVES
  • 2022, Qualificação de Mestrado NARRATIVAS DA PESSOA SURDA SOBRE A HISTORIA DE UMACIDADE MINEIRA: ANALISE A LUZ DA LINGUISTICA SISTEMICO-FUNCIONAL, PEDRO ERNESTO SANTOS NEVES
  • 2021, Dissertação de Mestrado NECESSIDADES FORMATIVAS DO PROFESSOR REGENTE NO ATENDIMENTO AO ALUNO SURDO EM SALAS REGULARES, ADELENE DE SOUZA
  • 2020, Qualificação de Mestrado NECESSIDADES FORMATIVAS DO PROFESSOR REGENTE NO ATENDIMENTO AO ALUNO SURDO EM SALAS REGULARES, ADELENE DE SOUZA
  • 2020, Qualificação de Mestrado NECESSIDADES FORMATIVAS DO PROFESSOR REGENTE NO ATENDIMENTO AO ALUNO SURDO EM SALAS REGULARES, ADELENE DE SOUZA
  • 2020, Qualificação de Mestrado NECESSIDADES FORMATIVAS DO PROFESSOR REGENTE NO ATENDIMENTO AO ALUNO SURDO EM SALAS REGULARES, ADELENE DE SOUZA
  • 2015, Monografia de Graduação A variação linguística nos livros didáticos e sua aplicação em sala de aula, Mauricéia da Silva de Paula Vieira, Fernanda Ferrari, Josiane Marques da Costa
  • 2015, Monografia de Graduação A leitura no livro didático: análise do gênero história em quadrinhos no livro didático "Para viver juntos", Mauricéia da Silva de Paula Vieira, Fernanda Ferrari, Josiane Marques da Costa
  • 2014, Monografia de Graduação Cultura corporal de movimento como eixo norteador da prática pedagógica e formação integral do educando, Josiane Marques da Costa
  • 2014, Monografia de Graduação A Educação Física escolar como componente curricular através do planejamento: análise da obra "Educação Física: como planejar as aulas na Educação Física", Josiane Marques da Costa
  • 2014, Monografia de Graduação Contribuições da prática pedagógica para a inclusão de crianças com TDH nos anos iniciais do Ensino Fundamental, Josiane Marques da Costa
  • 2014, Monografia de Graduação Ensino de Química para surdos: um levantamento das produções acadêmicas, Josiane Marques da Costa
  • 2013, Monografia de Graduação O processo de inclusão da criança autista no ensino comum: desafios e possibilidades, Josiane Marques da Costa
  • 2013, Monografia de Graduação Caminhada ecológica em comemoração à semana do meio ambiente nas aulas de Educação Física, Josiane Marques da Costa
  • 2013, Monografia de Graduação A importância do lúdico na Alfabetização, Josiane Marques da Costa
  • 2013, Monografia de Graduação A importância do docente na inclusão do aluno, Josiane Marques da Costa
  • 2013, Monografia de Graduação Atendimento Educacional Especializado em sala de recurso multifuncional, com crianças incluídas na escola comum: revisando as orientções do MEC e da SEE/MG, Josiane Marques da Costa
  • 2013, Monografia de Graduação O processo de alfabetização do aluno surdo no ensino comum: os limites e possibilidades no aprendizado de libras e língua portuguesa numa perspectiva da educação inclusiva, Josiane Marques da Costa

Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de Períodicos (1)

  • 2007,, , Nacional,

SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver3.ufla.br.srv3inst1 - v4.0.295.49
Acesse as notas de versão para ver como a equipe da DGTI vem trabalhando para melhorar o SIGAA. 18/03/2024 23:28