regilson maciel borges

DPE - DEPARTAMENTO DE GESTÃO EDUCACIONAL, TEORIAS E PRÁTICAS DE ENSINO

Produção Intelectual

Artigos (39)

  • 2023, , Avaliação do rendimento escolar dos alunos com deficiência intelectual no contexto escolar da rede municipal de Lavras ? Minas Gerais., ISSN:
  • 2023, , Evaluación de la Educación Infantil en Brasil: Trayectoria y Tendencias, ISSN:
  • 2023, , Avaliação da aprendizagem no ensino remoto emergencial: relatos de experiências docentes sobre os desafios desse processo durante a pandemia. , ISSN:
  • 2023, , Avaliação da educação superior no sistema estadual paulista: Articulações entre o CEE/SP e Unesp/São José do Rio Preto, ISSN:
  • 2022, , O Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI): articulações com a nova gestão pública, ISSN:
  • 2022, , Usos dos resultados das avaliações externas pelas secretarias de educação, gestores escolares e professores: análise da produção científica publicada no Brasil (2008-2018), ISSN:
  • 2022, , Políticas de Avaliação e Regulação da Educação Superior para as IES estaduais: interfaces entre os Conselhos Estaduais de Educação e o SINAES, ISSN:
  • 2022, , Experiências de avaliação institucional em universidades brasileiras: a produção científica dos anos 1990. , ISSN:
  • 2021, , A concepção de escolas criativas e suas potencialidades para a formação profissional e humana de professores, ISSN:
  • 2021, , Usos dos resultados do Saresp na produção de conhecimento publicada em períodicos científicos nacionais (1996-2018). , ISSN:
  • 2021, , Confrontos e tensões no Estado de São Paulo no início da década de 2010., ISSN:
  • 2020, , Avaliação em larga escala na Educação Básica: usos e tensões teórico-epistemológicas, ISSN: 2175-2753
  • 2020, , Configuração do campo da avaliação educacional na década de 1980 no Brasil, ISSN: 1981-416X
  • 2019, , Concepções de qualidade nos documentos oficiais sobre a Educação Superior, ISSN: 2238121X
  • 2019, , A noção bourdieusiana de campo e suas implicações para pensar uma história da avaliação educacional no Brasil, ISSN: 19824440
  • 2019, , Implicações do Sinaes na gestão da educação superior:, ISSN: 21775796
  • 2019, , Relação público privado e precarização do trabalho: duas faces da mesma moeda., ISSN: 21755604
  • 2019, , Produção de conhecimento sobre avaliação educacional publicada no Brasil durante a década de 1980, ISSN: 14144077
  • 2019, , Concepções sobre avaliação educacional de intelectuais acadêmicos brasileiros nos anos 1980, ISSN: 01025473
  • 2019, , Avaliação Educacional Brasileira na Década de 1980: o campo entre duas abordagens, ISSN: 21752753
  • 2019, , Abordagens de avaliação educacional: a constituição do campo teórico no cenário internacional (Educational evaluation approaches: constitution of the theoretical field in the international scenario), ISSN: 19827199
  • 2018, , A Avaliação e a Qualidade na Educação Superior: A Consolidação de um Discurso Hegemônico, ISSN: 21796386
  • 2018, , Avaliação Educacional nos Cadernos de Pesquisa da Fundação Carlos Chagas, Brasil (1992-2012), ISSN: 16473582
  • 2018, , As Armadilhas do Discurso sobre a Avaliação da Educação Superior, ISSN: 01003143
  • 2018, , Cursos de graduação no Sinaes: a prática institucional entre parâmetros nacionais e internacionais de avaliação e acreditação da qualidade, ISSN: 21785201
  • 2017, , Avaliação Institucional: mapeamento e análise das concepções de qualidade e melhoria nas produções da revista Estudos em Avaliação Educacional (1990-2013), ISSN: 14144077
  • 2016, , A produção sobre avaliação educacional disseminada na Revista de Educação da PUC-Campinas (1996-2012), ISSN: 19824440
  • 2016, , Avaliação Educacional: eixos temáticos na produção da Revista Educação e Avaliação (1980-1981), ISSN: 21752753
  • 2016, , Responsabilidade social da educação superior: mapeamento e tendências temáticas da produção científica brasileira (1990-2011), ISSN: 1809449X
  • 2014, , Uma proposta metodológica para a leitura de textos em avaliação educacional - A methodological proposal for the reading of texts in educational evaluation, ISSN: 23181338
  • 2013, , Avaliação educacional no Brasil: da transferência cultural à avaliação emancipatória, ISSN: 21792321
  • 2013, , Avaliação Educacional: Uma abordagem à luz das revistas científicas brasileiras, ISSN: 19890397
  • 2013, , La evaluación educacional en el Brasil: de la transferencia cultural a la evaluación emancipadora, ISSN: 10199403
  • 2013, , Avaliação na Educação Básica: Mapeamento da produção científica disseminada na Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação (1999-2008), ISSN: 21752753
  • 2011, , A Avaliação Educacional: o que dizem as revistas científicas brasileiras?, ISSN: 16773802
  • 2011, , Avaliação educacional: o estado do conhecimento da Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação (1993-2008), ISSN: 01044036
  • 2011, , Os rankings na educação superior brasileira: políticas de Governo ou de Estado?, ISSN: 01044036
  • 2010, , Avaliação, Rankings e Qualidade da Educação Superior, ISSN: 15166201
  • 2010, , Gramsci: os intelectuais e a produção de teoria, ISSN: 19849605

Publicação em Eventos (125)

  • 2020, Mary Ângela Teixeira Brandalise, Regilson Maciel Borges, Conselhos Estaduais de Educação e os Processos de Regulação e Avaliação das IES Estaduais, VI Seminário Nacional de Gestão e Avaliação em Educação do PPGP/CAEd/UFJF, Resumo
  • 2020, Paulo Henrique Arcas, Regilson Maciel Borges, Sheila Souza Jorge, A articulação entre avaliação institucional da escola e o projeto político pedagógico em uma Rede Municipal de Ensino, VI Seminário Nacional de Gestão e Avaliação em Educação do PPGP/CAEd/UFJF, Resumo
  • 2019, Regilson Maciel Borges, Mary Ângela Teixeira Brandalise, Conselhos Estaduais de Educação e seus processos de avaliação e regulação da educação superior, Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, Resumo
  • 2019, Alessandra Aparecida Vilela, Tania Regina de Souza Romero, Regilson Maciel Borges, Base Nacional Comum Curricular: narrativas e percepções sobre sua implementação, VI Seminário Web Currículo: Educação e Humanismo, Trabalho Completo
  • 2019, , Conselhos Estaduais de Educação e seus processos de Avaliação e Regulação da Educação Superior, XIV Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE,
  • 2019, , Cenário das produções acadêmicas brasileiras sobre a atuação dos CEE na avaliação e regulação de universidades estaduais, II Seminário Internacional de Políticas Públicas em Educação - Determinantes e configurações da regulação da política educacional na América Latina,
  • 2019, , A produção de conhecimento sobre usos e apropriações dos resultados do Saresp em periódicos científicos nacionais (1996-2018), XXIV Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE,
  • 2019, , Base nacional comum curricular: narrativas e percepções sobre sua implementação, VI Seminário Web Currículo,
  • 2019, , Conselhos Estaduais de Educação e os processos de regulação e avaliação das IES estaduais, VI Seminário Nacional de Gestão e Avaliação em Educação do PPGP/CAEd/UFJF,
  • 2019, , A articulação entre avaliação institucional da escola e o projeto político pedagógico em uma Rede Municipal de Ensino, VI Seminário Nacional de Gestão e Avaliação em Educação do PPGP/CAEd/UFJF,
  • 2019, Regilson Maciel Borges, Mary Ângela Teixeira Brandalise, Avaliação institucional de universidades brasileiras: o protagonismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), II Seminário Interinstitucional de Pesquisa em Educação da Região Sul, Resumo
  • 2019, , O Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEE/SP) e os processos de regulação e avaliação da educação superior, XXVII Seminário Nacional da Rede UNIVERSITAS/Br: ?Tendências na educação superior brasileira em um contexto de crise: resistências e lutas,
  • 2019, , Atuação dos conselhos estaduais de educação nas políticas de avaliação e regulação da educação superior, XXVII Seminário Nacional da Rede UNIVERSITAS/Br: ?Tendências na educação superior brasileira em um contexto de crise: resistências e lutas,
  • 2019, , Avaliação institucional de universidades brasileiras: o protagonismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), II Seminário Interinstitucional de Pesquisa em Educação da Região Sul,
  • 2019, , Evasão e Reprovação no Ensino Superior, I SER ? Seminário de Evasão e Reprovação no Ensino Médio, Técnico e Superior,
  • 2019, Mary Ângela Teixeira Brandalise, Ively Guimarães Abdalla, Jandernaide Resende Lemos, Joelma dos Santos Bernardes, Maria Eliza Nogueira Oliveira, Otília Maria Lúcia Barbosa Seiffert, Regilson Maciel Borges, Ana Lúcia Cunha Duarte, Andreliza Cristina de Souza, Arlete de Freitas Botelho, Clícia Büher Martins, Elismara Zaias Kailer, Graciete Tozetto Góes, Ivanildo Ramos Fernandes, Atuação dos Conselhos Estaduais de Educação nas Políticas de Avaliação e Regulação da Educação Superior, XXVII Seminário Nacional Universitas, Resumo
  • 2019, Joelma dos Santos Bernardes, Maria Eliza Nogueira Oliveira, Regilson Maciel Borges, Otília Maria Lúcia Barbosa Seiffert, Ively Guimarães Abdalla, O Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEE/SP) e os Processos de Regulação e Avaliação da Educação Superior, XXVII Seminário Nacional Universitas, Resumo
  • 2019, Gustavo de Jesus Sampaio, Maria Aparecida Municardi, Regilson Maciel Borges, Ricardo Eleutério dos Anjos, A produção de conhecimento sobre usos e apropriações dos resultados do Saresp em periódicos científicos nacionais (1996-2018), XXIV Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, Resumo
  • 2019, Alessandra Aparecida Vilela, Tania Regina de Souza Romero, Regilson Maciel Borges, Base nacional comum curricular: narrativas e percepções sobre sua implementação, XXVIII Congresso da Pós-Graduação, Resumo
  • 2018, , Os Impactos dos Resultados do Saresp na Gestão das Escolas, XIII Seminário da Faculdade de Educação e XI Seminário do Programa de Pós-Graduação em Educação PUC-Campinas,
  • 2018, , Avaliação institucional de universidades brasileiras: um levantamento bibliográfico (1990-2010), V CONAVE - Congresso Nacional de Avaliação em Educação,
  • 2018, , Experiências pioneiras de avaliação institucional de universidades brasileiras, Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE/2018),
  • 2018, , Relação público-privada e precarização do trabalho: duas faces da mesma moeda, XIII Seminário da Faculdade de Educação e XI Seminário do Programa de Pós-Graduação em Educação PUC-Campinas,
  • 2018, , Avaliação em Larga Escala na Educação Básica & Avaliação Institucional na Educação Superior: políticas e práticas no contexto brasileiro, Mesa Redonda,
  • 2018, , A Nova Gestão Pública e a Reconfiguração da Avaliação da Educação Superior: o caso da UFSCar, XXVI Seminário Nacional da Rede UNIVERSITAS/Br:,
  • 2018, , Avaliação da educação: referências para uma primeira conversa, Seminário Temático,
  • 2018, , Produção do conhecimento em avaliação institucional publicada em periódicos científicos nacionais (1990-2010), V Seminário do Eixo 6 Políticas de Educação Superior e Produção Do Conhecimento: novos modos de regulação e tendências em construção,
  • 2018, João Gomes Moreira, Regilson Maciel Borges, Maria Eliza Nogueira Oliveira, Relação público-privada e precarização do trabalho: duas faces da mesma moeda, XIII Seminário da Faculdade de Educação e XI Seminário do Programa de Pós-Graduação em Educação, Resumo
  • 2018, Regilson Maciel Borges, Os impactos dos resultados do SARESP na gestão das escolas, XIII Seminário da Faculdade de Educação e XI Seminário do Programa de Pós-Graduação em Educação, Resumo
  • 2018, Regilson Maciel Borges, Mary Ângela Teixeira Brandalise, Avaliação institucional de universidades brasileiras: um levantamento bibliográfico (1990-2010), V CONAVE, Trabalho Completo
  • 2018, Regilson Maciel Borges, Experiências pioneiras de avaliação institucional de universidades brasileiras, Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE), Resumo
  • 2018, José Carlos Rothen, Priscila de Paulo Uliam Martins, Regilson Maciel Borges, Tamiris Aparecida Fachinetti, Géssica Priscila Ramos, ana paula silveira, Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes, Andréia da Cunha Malheiros Santana, Andreliza Cristina de Souza, Letícia Bortolin, Maísa Aparecida de Oliveira, Pamela Cristina Botiglieri, A Nova Gestão Pública e a Reconfiguração da Avaliação da Educação Superior: o caso da UFSCar, XXVI Seminário Nacional Universitas, Resumo
  • 2017, Regilson Maciel Borges, Mary Ângela Teixeira Brandalise, Avaliação institucional da educação superior no Brasil: análise de algumas experiências pioneiras de avaliações (UNICAMP, UFSC, UNB, PUC-CAMPINAS), XV Semana de Educação, Resumo
  • 2017, , Avaliação Institucional da Educação Superior no Brasil: análise de algumas experiências pioneiras de avaliações (UNICAMP, UFSC, UNB, PUC-CAMPINAS), XXV Semana de Educação e I Semana Acadêmica de Pedagogia EAD,
  • 2017, , Avaliação institucional: experiências pioneiras de avaliações no Brasil (UNICAMP, UFSC, UNB, PUC-Campinas), XII SEMINÁRIO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO e X SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO,
  • 2017, , Pesquisa na pós-graduação stricto sensu em educação: trajetória acadêmica, Seminário Avançado de Pesquisa (SAP),
  • 2017, , Os alicerces da avaliação educacional no Brasil: a elaboração teórica de intelectuais na década de 1980, Grupo de Pesquisa em Gestão e Políticas Públicas em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas,
  • 2017, , A Nova Gestão Pública na UFSCar: uma proposta de estudo, XXV Seminário Nacional da Rede UNIVERSITAS/Br,
  • 2017, Regilson Maciel Borges, Mary Ângela Teixeira Brandalise, Avaliação institucional: experiências pioneiras de avaliações no Brasil (UNICAMP, UFSC, UNB, PUC-Campinas), XII SEMINÁRIO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO e X SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO, Resumo
  • 2017, José Carlos Rothen, Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes, Andréia da Cunha Malheiros Santana, Joelma dos Santos Bernardes, Letícia Bortolin, Maísa Aparecida de Oliveira, Pamela Cristina Botiglieri, Priscila de Paulo Uliam Martins, Regilson Maciel Borges, A Nova Gestão Pública na UFSCar: uma proposta de estudo, XXV Seminário Nacional da Rede UNIVERSITAS/Br, Trabalho Completo
  • 2016, Regilson Maciel Borges, José Carlos Rothen, Mapeamento da produção científica brasileira sobre avaliação educacional publicada na década de 1980, IV Congresso Nacional de Avaliação em Educação, Trabalho Completo
  • 2016, , Abordagens de avaliação educacional: concepções teóricas e metodológicas, XI SEMINÁRIO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO E IX SEMINÁRIO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO,
  • 2016, Regilson Maciel Borges, Abordagens de avaliação educacional: concepções teóricas e metodológicas, XI SEMINÁRIO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO E IX SEMINÁRIO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO, Resumo
  • 2016, Regilson Maciel Borges, A produção intelectual brasileira sobre avaliação educacional na década de 1980: uma análise dos principais autores do período, Seminário Avaliação da Escola Pública sob o viés da qualidade social, Resumo
  • 2016, Andréia da Cunha Malheiros Santana, Ana Lúcia Calbaiser da Silva, Andreliza Cristina de Souza, Joelma dos Santos Bernardes, José Carlos Rothen, Letícia Bortolin, Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes, Pamela Cristina Botiglieri, Regilson Maciel Borges, A qualidade no ensino superior: discursos hegemônico e contra-hegemônicos em disputa, XXIV Seminário Nacional Univrsitas/BR, Trabalho Completo
  • 2016, , A qualidade no ensino superior: discursos hegemônico e contra-hegemônicos em disputa, XXIV Seminário Nacional da Rede Universitas/Br terá por tema central a questão da ?Dívida Pública e Educação Superior no Brasil?,
  • 2016, , A produção intelectual brasileira sobre avaliação educacional na década de 1980: uma análise dos principais autores do período, Seminário ?Avaliação da Escola Pública sob o viés da Qualidade Social?,
  • 2016, Regilson Maciel Borges, A produção teórica brasileira sobre avaliação educacional na década de 1980: uma análise das concepções dos principais autores do período, VIII Semana da Pedagogia ? UFSCar Sorocaba ? 2016, Resumo
  • 2015, José Carlos Rothen, Pamela Cristina Botiglieri, Regilson Maciel Borges, Andreliza Cristina de Souza, Jaime Farias, Joelma dos Santos Bernardes, Ana Lúcia Calbaiser da Silva, Andréia da Cunha Malheiros Santana, Ana Sofia Aparicio, Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes, O papel da ENQA no processo de garantia da qualidade no Espaço Europeu do Ensino Superior, XXIII Seminário da Rede Universitas/Br, Trabalho Completo
  • 2015, Regilson Maciel Borges, Mapeamento da Produção Científica Brasileira sobre Avaliação Educacional publicada na década de 1980, V Seminário de Epistemologias e Teoria da Educação, Resumo
  • 2015, , Projeto de Pesquisa: construções e desconstruções, Seminário Avançado de Pesquisa (SAP),
  • 2015, , Levantamento da produção científica brasileira sobre avaliação educacional na década de 1980, VIII Seminário sobre a Produção do Conhecimento em Educação - X Seminário da Faculdade de Educação "Tensões e da/na escola: homogênea? singular?",
  • 2015, , A elaboração teórica dos precursores da avaliação educacional na década de 1980, VIII Seminário sobre a Produção do Conhecimento em Educação - X Seminário da Faculdade de Educação "Tensões e da/na escola: homogênea? singular?",
  • 2015, , Parâmetros Oficiais de Qualidade na Avaliação da Educação SUPERIOR 2003-2013, Políticas de Educação Superior no Brasil: a expansão privado-mercantil em questão,
  • 2015, José Carlos Rothen, Pamela Cristina Botiglieri, Regilson Maciel Borges, Andreliza Cristina de Souza, Jaime Farias, Joelma dos Santos Bernardes, Ana Lúcia Calbaiser da Silva, Andréia da Cunha Malheiros Santana, Ana Sofia Aparicio, Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes, O papel da ENQA no processo de garantia da qualidade no Espaço Europeu do Ensino Superior, XXIII Seminário da Rede Universitas/Br, Resumo
  • 2015, , O papel da ENQA no processo de garantia da qualidade no Espaço Europeu do Ensino Superior, Políticas de Educação Superior no Brasil: a expansão privado-mercantil em questão,
  • 2015, Regilson Maciel Borges, José Carlos Rothen, Levantamento da produção científica brasileira sobre avaliação educacional na década de 1980, VIII Seminário sobre a Produção do Conhecimento em Educação - X Seminário da Faculdade de Educação 'Tensões da/na escola: homogênea? singular?', Resumo
  • 2015, Regilson Maciel Borges, José Carlos Rothen, A elaboração teórica dos precursores da avaliação educacional na década de 1980, VIII Seminário sobre a Produção do Conhecimento em Educação - X Seminário da Faculdade de Educação 'Tensões da/na escola: homogênea? singular?', Resumo
  • 2015, José Carlos Rothen, Andreliza Cristina de Souza, Joelma dos Santos Bernardes, Pamela Cristina Botiglieri, Regilson Maciel Borges, Parâmetros Oficiais de Qualidade na Avaliação da Educação Superior 2003-2013, XXIII Seminário da Rede Universitas/Br, Trabalho Completo
  • 2015, José Carlos Rothen, Andreliza Cristina de Souza, Joelma dos Santos Bernardes, Pamela Cristina Botiglieri, Regilson Maciel Borges, Parâmetros Oficiais de Qualidade na Avaliação da Educação Superior 2003-2013, XXIII Seminário da Rede Universitas/Br, Resumo
  • 2014, Regilson Maciel Borges, Pamela Cristina Botiglieri, Qualidade, Avaliação e Educação Superior: um estudo da produção dos Cadernos CEDES (2004-2012), XXII Seminário Universitas/BR, Trabalho Completo
  • 2014, Regilson Maciel Borges, Pamela Cristina Botiglieri, Qualidade, Avaliação e Educação Superior: um estudo da produção dos Cadernos CEDES (2004-2012), XXII Seminário Universitas/BR, Resumo
  • 2014, Regilson Maciel Borges, Avaliação Educacional: um estudo da produção divulgada nos Cadernos de Pesquisa (1992-2012), III Congresso Nacional de Avaliação em Educação, Resumo
  • 2014, Regilson Maciel Borges, José Carlos Rothen, Avaliação educacional no Brasil: a construção de conhecimento a partir de textos paradigmáticos, IX Encontro Regional da Anpae Sudeste e XIII Encontro Estadual da Anpae-SP, Trabalho Completo
  • 2014, Regilson Maciel Borges, José Carlos Rothen, Avaliação educacional no Brasil: a construção de conhecimento a partir de textos paradigmáticos, IX Encontro Regional da Anpae Sudeste e XIII Encontro Estadual da Anpae-SP, Resumo
  • 2014, Regilson Maciel Borges, A produção sobre Avaliação na Educação Superior: um estudo dos Cadernos de Pesquisa (1992-2012), Seminário Internacional de Educação Superior, Resumo
  • 2014, Pamela Cristina Botiglieri, José Carlos Rothen, Regilson Maciel Borges, Documentos Oficias de Avaliação: um levantamento bibliográfico (1960-2014), 22° Congresso de Iniciação Científica da Ufscar, Resumo
  • 2014, Regilson Maciel Borges, Avaliação Educacional: um estudo da produção divulgada nos Cadernos de Pesquisa (1992-2012), III Congresso Nacional de Avaliação Educacional, Trabalho Completo
  • 2014, Regilson Maciel Borges, Avaliação Educacional: um estudo da produção divulgada nos Cadernos de Pesquisa (1992-2012), III Congresso Nacional de Avaliação Educacional, Resumo
  • 2014, Regilson Maciel Borges, A Construção do Campo da Avaliação no Brasil: um estudo a partir da produção de conhecimento publicada na década de 1980, Seminário de Teses e Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, Resumo
  • 2014, Regilson Maciel Borges, A produção sobre Avaliação na Educação Superior: um estudo dos Cadernos de Pesquisa (1992-2012), Seminário Internacional de Educação Superior, Trabalho Completo
  • 2014, , Avaliação Educacional no Brasil: a construção do conhecimento a partir de textos paradigmáticos, IX Encontro Regional da ANPAE Sudeste e XIII Encontro Estadual da ANPAE-SP,
  • 2014, , Avaliação Educacional: um estudo da produção divulgada nos Cadernos de Pesquisa (1992-2012), III Congresso Nacional de Avaliação em Educação,
  • 2014, , A produção sobre avaliação na educação superior: um estudo dos Cadernos de Pesquisa (1992-2012), Seminário Internacional de Educação,
  • 2014, , A Construção do Campo da Avaliação no Brasil: um estudo a partir da produção de conhecimento publicada na década de 1980, VI Seminários de Dissertações e Teses do PPGE-UFSCar,
  • 2014, , Documentos Oficiais de Avaliação: um levantamento bibliográfico (1960-2014), 22° Congresso de Iniciação Científica da Ufscar,
  • 2014, , Qualidade, Avaliação e Educação Superior: um estudo da produção dos Cadernos Cedes (2004-2012), XXII Seminário Nacional Universitas/BR,
  • 2013, , A concepção de Qualidade veiculada na produção dos Cadernos CEDES (2004-2012), XXI Congresso de Iniciação Científica da UFSCar,
  • 2013, Regilson Maciel Borges, José Carlos Rothen, Avaliação no Brasil: a construção do campo científico, VII Seminário sobre a produção do conhecimento em Educação ? Política Educacional do Século XXI: paradoxos, limites e possibilidades, Trabalho Completo
  • 2013, Pamela Cristina Botiglieri, José Carlos Rothen, Regilson Maciel Borges, A concepção de qualidade veiculada nos Cadernos Cedes (2004-2012), XXI Congresso de Iniciação Científica UFSCar, Resumo
  • 2013, , Avaliação no Brasil: a construção do campo científico, VII Seminário sobre a produção do conhecimento em Educação ? Política Educacional do Século XXI: paradoxos, limites e possibilidades,
  • 2013, Regilson Maciel Borges, José Carlos Rothen, Avaliação no Brasil: a construção do campo científico, VII Seminário sobre a produção do conhecimento em Educação ? Política Educacional do Século XXI: paradoxos, limites e possibilidades, Resumo
  • 2012, , Avaliação na Educação Superior: o estado do conhecimento da Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação (1993-2008), VIII Encontro Regional da ANPAE Sudeste e o XII Encontro Estadual da ANPAE-SP,
  • 2012, Regilson Maciel Borges, CALDERÓN, A. I., Avaliação na Educação Superior: o estado do conhecimento da Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, XII Encontro Estadual da ANPAE-SP e VIII Encontro Regional da ANPAE Sudeste, Trabalho Completo
  • 2012, Regilson Maciel Borges, CALDERÓN, A. I., Avaliação na Educação Superior: o estado do conhecimento da Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, XII Encontro Estadual da ANPAE-SP e VIII Encontro Regional da ANPAE Sudeste, Resumo
  • 2011, Regilson Maciel Borges, CALDERÓN, A. I., Avaliação Educacional: o que dizem as revistas científicas brasileiras?, XXV Simpósio Brasileiro e II Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação. Jubileu de Ouro da ANPAE (1961-2011), Trabalho Completo
  • 2011, , Avaliação Educacional: o que dizem as revistas científicas brasileiras?, 25º Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação e 2º Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação,
  • 2011, , Avaliação na Educação Básica - tendêcias temáticas predominantes na Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação (1999-2008), 10° Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste,
  • 2011, , Avaliação na Educação Básica. Mapeamento da da produção científica disseminada na Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação (1999-2008), VI Reunião da ABAVE "Avaliação e o Direito à Qualidade da Educação",
  • 2011, , Avaliação Institucional na Educação Básica: eixos temáticos da Revista Ensaio Avaliação e Políticas Públicas em Educação (1999-2008), X CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ? EDUCERE e o I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE e EDUCAÇÃO ? SIRSSE,
  • 2011, , Mesa redonda - Os Rankins na Avaliação da Educação Superior: Iniciativas, Rupturas e Continuidades, X CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ? EDUCERE e o I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE e EDUCAÇÃO ? SIRSSE,
  • 2011, Regilson Maciel Borges, CALDERÓN, A. I., Avaliação Educacional: o que dizem as revistas científicas brasileiras?, XXV Simpósio Brasileiro e II Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação. Jubileu de ouro da ANPAE (1961-2011), Resumo
  • 2011, CALDERÓN, A. I., POLTRONIERI, H., Regilson Maciel Borges, Os Rankings na Avaliação da Educação Superior: Iniciativas, Rupturas e Continuidades, X CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ? EDUCERE e o I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE e EDUCAÇÃO ? SIRSSE, Trabalho Completo
  • 2011, Mônica Piccione Gomes Rios, Klinger Luiz de Oliveira Sousa, CALDERÓN, A. I., POLTRONIERI, H., Regilson Maciel Borges, Avaliação na Educação Superior: desafios em tempo de Sinaes, X Congresso Nacional de Educação EDUCERE e o I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação SIRSSE, Resumo
  • 2011, CALDERÓN, A. I., POLTRONIERI, H., Regilson Maciel Borges, Os Rankings na Avaliação da Educação Superior: Iniciativas, Rupturas e Continuidades, X Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE e o I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE, Resumo
  • 2011, Regilson Maciel Borges, CALDERÓN, A. I., Avaliação Institucional na Educação Básica: eixos temáticos da Revista Ensaio Avaliação e Políticas Públicas em Educação (1999-2088), X CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ? EDUCERE e o I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE e EDUCAÇÃO ? SIRSSE, Resumo
  • 2011, Regilson Maciel Borges, CALDERÓN, A. I., Avaliação Institucional na Educação Básica: eixos temáticos da Revista Ensaio Avaliação e Políticas Públicas em Educação, X CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ? EDUCERE e o I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE e EDUCAÇÃO ? SIRSSE, Trabalho Completo
  • 2011, Regilson Maciel Borges, CALDERÓN, A. I., Avaliação na Educação Básica Mapeamento da produção científica disseminada na Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação (1999-2008), VI Reunião da ABAVE, Resumo
  • 2011, Regilson Maciel Borges, CALDERÓN, A. I., Avaliação na Educação Básica. Mapeamento da produção científica disseminada na Revista Ensaio:Avaliação e Políticas Públicas em Educação (1999-2008), VI Reunião da ABAVE, Trabalho Completo
  • 2011, Regilson Maciel Borges, CALDERÓN, A. I., Avaliação na Educação Básica - tendências temáticas predominantes na Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação (1999-2008), 10° Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, Resumo
  • 2011, Regilson Maciel Borges, CALDERÓN, A. I., Avaliação na Educação Básica - tendências temáticas predominantes na Revista Ensaio Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 10° Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, Trabalho Completo
  • 2010, CALDERÓN, A. I., POLTRONIERI, H., Regilson Maciel Borges, Avaliação, Ranking e Qualidade da Educação, I Congresso Nacional de Avaliação em Educação, Trabalho Completo
  • 2010, , Dimensão Ética na Avaliação Educacional, I Seminário do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA),
  • 2010, , Avaliação Educacional. A Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação em Questão (1993-2008), I Congresso Nacional de Avaliação em Educação,
  • 2010, , Avaliação, Rankings e Qualidade da Educação, I Congresso Nacional de Avaliação em Educação,
  • 2010, , Análise da Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação - uma contribuição aos estudos em avaliação, V Seminário da Faculdade de Educação sobre Plano Nacional de Educação e IV Seminário sobre a Produção do Conhecimento em Educação,
  • 2010, , Avaliação Educacional no Brasil: a trajetória de uma área do conhecimento, III Seminário Internacional de Educação. Pesquisas em Educação: no Brasil e no Mundo,
  • 2010, , O 'Estado do Conhecimento" sobre Avaliação Educacional na Revista Ensaio (1993-2008), V Congresso Internacional de Avaliação Educacional,
  • 2010, , Os Rankings na Avaliação da Educação Superior - entre as Políticas de Estado e as Políticas de Governo, V Congresso Internacional em Avaliação Educacional,
  • 2010, Regilson Maciel Borges, CALDERÓN, A. I., Avaliação Educacional no Brasil: a trajetória de uma áre do conhecimento, III Seminário Internacional de Educação: Pesquisas no Brasil e no Mundo, Trabalho Completo
  • 2010, Regilson Maciel Borges, CALDERÓN, A. I., Análise da Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação (1993-2008) ? uma contribuição aos estudos em avaliação, IV Seminário Sobre a Produção do Conhecimento em Educação: "Plano Nacional de Educação: Direito a uma Educação de Qualidade Social?, Resumo
  • 2010, Regilson Maciel Borges, CALDERÓN, A. I., Análise da Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação (1993-2008) ? uma contribuição aos estudos em avaliação, IV Seminário Sobre a Produção do Conhecimento em Educação: "Plano Nacional de Educação: Direito a uma Educação de Qualidade Social?, Resumo
  • 2010, CALDERÓN, A. I., POLTRONIERI, H., Regilson Maciel Borges, Os Rankings na Avaliação da Educação Superior. Entre as Políticas de Estado e as Políticas de Governo, V Congresso Internacional de Avaliação Educacional, Trabalho Completo
  • 2010, CALDERÓN, A. I., POLTRONIERI, H., Regilson Maciel Borges, Os Rankings na Avaliação da Educação Superior. Entre as Políticas de Estado e as Políticas de Governo, V Congresso Internacional de Avaliação Educacional, Resumo
  • 2010, Regilson Maciel Borges, CALDERÓN, A. I., O "Estado do Conhecimento" sobre Avaliação Educacional na Revista Ensaio (1993-2008), V Congresso Internacional de Avaliação Educacional, Trabalho Completo
  • 2010, Regilson Maciel Borges, CALDERÓN, A. I., O "Estado do Conhecimento" sobre Avaliação Educacional na Revista Ensaio (1993-2008), V Congresso Internacional em Avaliação Educacional, Resumo
  • 2010, Regilson Maciel Borges, CALDERÓN, A. I., Avaliação Educacional. A Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação em Questão (1993-2008), I Congresso Nacional de Avaliação em Educação, Resumo
  • 2010, Regilson Maciel Borges, CALDERÓN, A. I., Avaliação Educacional. A Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação em Questão (1993-2008), I Congresso Nacional de Avaliação em Educação, Trabalho Completo
  • 2010, Regilson Maciel Borges, CALDERÓN, A. I., Avaliação Educacional no Brasil: a trajetória de uma área do conhecimento, III Seminario Internacional de Educação, Resumo
  • 2009, , O "Estado da Arte" em Teoria da Avaliação: Produção da Revista Ensaio em Avaliação e Políticas Públicas em Educação (1993-2008), III Seminário sobre a Produção de Conhecimento em Educação e IV Seminário da Faculdade de Educação sobre a Formação de Professores.,
  • 2009, Regilson Maciel Borges, O Estado da Arte em Teoria da Avaliação: Produção da Revista Ensaio em Avaliação e Políticas Públicas em Educação no período de 1993 a 2008, IV Seminário da Faculdade de Educação sobre Formação de Professores e III Seminário sobre a Produção do Conhecimento em Educação, Resumo
  • 2009, , Os Intelectuais e a Produção de Teoria, Gramsci e os Intelectuais,
  • 2009, , Práticas do Ensino de Filosofia, II SIMPHILO - Simpósio sobre o Ensino de Filosofia,
  • 2009, , O Estado da Arte em Teoria da Avaliação: Produção da Revista Ensaio em Avaliação e Políticas Públicas em Educação no período de 1993 a 2008., Disciplina de Pesquisa II,
  • 2009, Regilson Maciel Borges, Práticas Educativas no Ensino de Filosofia, Simpósio sobre o Ensino de Filosofia, Resumo

Capítulos de Livros (4)

  • 2018, Indicadores educacionais em foco: análise frente à realidade brasileira, Avaliação da educação: referências para uma primeira conversa, Regilson Maciel Borges
  • 2018, A Nova Gestão Pública na UFSCar: uma proposta de estudo, Financiamento e Avaliação na Expansão da Educação Superior, José Carlos Rothen, Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes, Andréia da Cunha Malheiros Santana, Joelma dos Santos Bernardes, Letícia Bortolin, Maísa Aparecida de Oliveira, Pamela Cristina Botiglieri, Priscila de Paulo Uliam Martins, Regilson Maciel Borges
  • 2016, Qualidade, Avaliação e Educação Superior: um estudo da produção dos Cadernos Cedes (2004-2012), Políticas para a educação superior e profissional no Brasil: cenários e desafios, Regilson Maciel Borges, Pamela Cristina Botiglieri
  • 2014, Construção dos planos nacionais de educação no Brasil: os grupos de articulação de interesses em ação, Planos de educação no Brasil: planejamento, políticas, práticas, CALDERÓN, A. I., Regilson Maciel Borges

Textos Didáticos (1)

  • 2012, Ética Profissional, Regilson Maciel Borges

Participações em Bancas de Concursos (1)

  • 2012, Seleção de professor para atuar no Programa de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), Regilson Maciel Borges, Cassia Sofiato, Luciana Gonçalves

Participações em Bancas de Cursos (110)

  • 2024, Dissertação de Mestrado IMPLEMENTACAO DA EDUCACAO PARA O TRANSITO NO CURRICULO ESCOLAR: UMA ANALISE A PARTIR DAS PESQUISAS ACADEMICAS, DANIELE APARECIDA DA SILVA CRUZ
  • 2024, Dissertação de Mestrado AVALIACAO DE SISTEMAS E SUPERVISAO PEDAGOGICA: DESAFIOS, POSSIBILIDADES E IMPLICACOES., SÍLVIA MARY APARECIDA DA CRUZ SOUZA BOTEGA
  • 2024, Dissertação de Mestrado SABERES SENSIVEIS E DOCUMENTACAO PEDAGOGICA: POETICAS PARA UMA DIDATICA COMPROMETIDA COM AS INFANCIAS, ANDRÉ JOSÉ RODRIGUES JUNIOR
  • 2024, Dissertação de Mestrado Gestao Escolar e Avaliacao Externa: o que revelam as pesquisas academicas sobre o SIMAVE, SHEILA SOUZA JORGE
  • 2024, Dissertação de Mestrado Formacao de Professores em Avaliacao da Aprendizagem: Analise das Matrizes Curriculares dos Cursos de Licenciatura em Ciencias Biologicas dos Institutos Federais de Minas Gerais , CAMILA CARVALHO CAPRONI
  • 2024, Dissertação de Mestrado O percurso historico e o atual estagio da avaliacao da educacao infantil, ANA CRISTINA AGUIAR DE LIMA DA COSTA
  • 2024, Dissertação de Mestrado (Trans)formacao de professores e inovacoes pedagogicas frente as tecnologias digitais: uma analise pelo vies do Circulo de Bakhtin, MARIANGELA GIFONI TIERNO
  • 2024, Dissertação de Mestrado AVALIACAO DA APRENDIZAGEM NO CICLO DE ALFABETIZACAO: entre saberes e experiencias de professoras em escolas de uma rede municipal no sul de Minas Gerais , FABIANA PEREIRA SANTOS
  • 2024, Dissertação de Mestrado PARA APRENDER A SER! A EDUCACAO EMOCIONAL E SUAS IMPLICACOES NO CONTEXTO ESCOLAR: SINALIZACOES PARA A FORMACAO DOCENTE, RAFAEL HENRIQUE DE ALMEIDA
  • 2024, Qualificação de Mestrado O PAPEL DOS PROFESSORES NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NAS ESCOLAS DE ENSINO REGULAR: contribuicoes no processo formativo de estudantes com Transtorno Espectro Autista, ADÉLIA LUCI RIBEIRO ABRÃO
  • 2023, Dissertação de Mestrado A AVALIACAO EDUCACIONAL NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: CONCEITOS, BASES LEGAIS E PRODUCAO CIENTIFICA, LUCIANA DE FÁTIMA DA SILVA LANA MACHADO
  • 2023, Qualificação de Mestrado Gestao Escolar e Avaliacao Externa: o que revelam as pesquisas academicas sobre o SIMAVE, SHEILA SOUZA JORGE
  • 2023, Dissertação de Mestrado O USO DOS CASOS DE ENSINO NO PROCESSO DE QUALIFICACAO DA DIDATICA E DA DOCENCIA NA EDUCACAO BASICA, FRANCINE DE SOUZA REZENDE LEITE
  • 2023, Dissertação de Mestrado A FORMACAO DOS PROFESSORES PARA A AVALIACAO EDUCACIONAL: UMA ANALISE DOS CURRICULOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DE MINAS GERAIS, MIRELLA PAGOTTO VEIGA
  • 2023, Qualificação de Mestrado ANALISE DOS DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA IMPLEMENTACAO DO PROJETO DE VIDA NO NOVO ENSINO MEDIO, RODRIGO VICENTE GUALBERTO
  • 2023, Qualificação de Mestrado (TRANS)FORMACAODEPROFESSORESEINOVACOESPEDAGOGICAS FRENTE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS:DESAFIOS DA (NOVA) REALIDADE NA EDUCACAOBASICAPOS-PANDEMIA, MARIANGELA GIFONI TIERNO
  • 2023, Dissertação de Mestrado CLIMA ESCOLAR E SAEB: CONTRIBUICOES A PARTIR DA ANALISE DAS PESQUISAS ACADEMICAS SOBRE OS QUESTIONARIOS CONTEXTUAIS, LUNESSA MARTINS DE MELO
  • 2023, Qualificação de Mestrado Avaliacao da aprendizagem no curso de Licenciatura em Ciencias Biologicas: Analise das matrizes curriculares dos Institutos Federais de Minas Gerais, CAMILA CARVALHO CAPRONI
  • 2023, Qualificação de Mestrado O percurso historico e o atual estagio da avaliacao da qualidade da educacao infantil, ANA CRISTINA AGUIAR DE LIMA DA COSTA
  • 2023, Qualificação de Mestrado “PARA APRENDER A SER!” A EDUCACAO EMOCIONAL E SUAS IMPLICACOES NO CONTEXTO ESCOLAR: SINALIZACOES PARA A FORMACAO DOCENTE, RAFAEL HENRIQUE DE ALMEIDA
  • 2023, Qualificação de Mestrado AVALIACAO DE SISTEMAS E SUPERVISAO PEDAGOGICA: DESAFIOS, POSSIBILIDADES E IMPLICACOES., SÍLVIA MARY APARECIDA DA CRUZ SOUZA BOTEGA
  • 2023, Qualificação de Mestrado AVALIACAO DA APRENDIZAGEM NO CICLO DE ALFABETIZACAO: entre saberes e experiencias de professoras em escolas de uma rede municipal no sul de Minas Gerais , FABIANA DE PAULA PEREIRA
  • 2023, Dissertação de Mestrado O USO DOS CASOS DE ENSINO NO PROCESSO DE QUALIFICACAO DA DIDATICA E DA DOCENCIA NA EDUCACAO BASICA, FRANCINE DE SOUZA REZENDE LEITE
  • 2023, Dissertação de Mestrado AVALIACAO DA APRENDIZAGEM E SAUDE MENTAL DOCENTE: OS IMPACTOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA EDUCACAO SOB A OTICA DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA DO SUL DE MINAS GERAIS , DANIELLA GUALBERTO NEVES
  • 2023, Dissertação de Mestrado AMBIENTE UNIVERSITARIO E SOFRIMENTO PSIQUICO: A PERCEPCAO DE DISCENTES DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DE MINAS, MAYCON PADUA REIS
  • 2023, Dissertação de Mestrado Os pressupostos filosoficos da pedagogia da libertacao no pensamento de Freire e Dussel, LESSANDRO JUSTINO DA SILVA
  • 2023, Dissertação de Mestrado Educacao popular: reflexoes a partir do pensamento de Frei Betto, JEFFERSON DA COSTA MOREIRA
  • 2023, Dissertação de Mestrado PEDAGOGIA DE PROJETOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUICOES A PARTIR DA ANALISE DAS PESQUISAS ACADEMICAS, ESTELA CRISTIANE BATISTA SILVA MACHADO
  • 2023, Dissertação de Mestrado O TRABALHO DO SUPERVISOR E DO COORDENADOR PEDAGOGICO E A FORMACAO DOCENTE NO CONTEXTO DA ESCOLA, ERIKA MARIA DE SOUZA
  • 2022, Dissertação de Mestrado O ENSINO REMOTO EM MINAS GERAIS: UMA ANALISE PELO CICLO DE POLITICAS, TIELLE ALVES SOUTO
  • 2022, Dissertação de Mestrado ESTADO DE EXCECAO, VIDA NUA ERACIONALIDADE NEOLIBERAL NA EDUCACAO, TÚLIO ALMEIDA ROCHA PIRES
  • 2022, Qualificação de Mestrado Os pressupostos filosoficos da pedagogia da libertacao no pensamento de Freire e Dussel, LESSANDRO JUSTINO DA SILVA
  • 2022, Qualificação de Mestrado FORMACAO DOCENTE NO CONTEXTO DA RESIDENCIA PEDAGOGICA: ELEMENTOS PARA A CONSTITUICAO DO RACIOCINIO PEDAGOGICO POR FUTUROS PROFESSORES , POLLYANNA MARIA RESENDE
  • 2022, Qualificação de Mestrado Educacao popular: reflexoes a partir do pensamento de Frei Betto, JEFFERSON DA COSTA MOREIRA
  • 2022, Qualificação de Mestrado FORMACAO DOCENTE NO CONTEXTO DA RESIDENCIA PEDAGOGICA: ELEMENTOS PARA A CONSTITUICAO DO RACIOCINIO PEDAGOGICO POR FUTUROS PROFESSORES , POLLYANNA MARIA RESENDE
  • 2022, Qualificação de Mestrado TORNAR-SE PROFESSOR NO CONTEXTO DE PANDEMIA, MARIANA MELO COSTA
  • 2022, Qualificação de Mestrado TORNAR-SE PROFESSOR NO CONTEXTO DE PANDEMIA, MARIANA MELO COSTA
  • 2022, Qualificação de Mestrado Clima Escolar e Desempenho Estudantil: percepcoes de diretoras, diretores e docentes a partir dos questionarios contextuais do Saeb, LUNESSA MARTINS DE MELO
  • 2022, Dissertação de Mestrado REFLEXOS DA INSTITUICAO DAS COTAS RACIAIS NAS LICENCIATURAS DE UMA UNIVERSIDADE PUBLICA BRASILEIRA, MARIA GORETTI DA SILVA MARTINS JACINTO
  • 2022, Qualificação de Mestrado AVALIACAO DA APRENDIZAGEM DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: ABORDAGENS SOBRE O TEMA NA ESFERA DIGITAL, LUCIANA DE FÁTIMA DA SILVA LANA MACHADO
  • 2022, Qualificação de Mestrado PEDAGOGIA DE PROJETOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E POTENCIALIDADES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, ESTELA CRISTIANE BATISTA SILVA MACHADO
  • 2022, Qualificação de Mestrado AMBIENTE UNIVERSITARIO E SOFRIMENTO PSIQUICO: A PERCEPCAO DE DISCENTES SOBRE AS POLITICAS EM SAUDE MENTAL OFERECIDAS POR UMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DE MINAS, MAYCON PADUA REIS
  • 2022, Qualificação de Mestrado A FORMACAO DOS PROFESSORES PARA A AVALIACAO EDUCACIONAL: UMA ANALISE DOS CURRICULOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DAS UNIVERSIDADES PUBLICAS MINEIRAS, MIRELLA PAGOTTO VEIGA
  • 2022, Qualificação de Mestrado AVALIACAO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO: DESAFIOS E IMPLICACOES DESTE PROCESSO SOB A OTICA DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA DO SUL DE MINAS, DANIELLA GUALBERTO NEVES
  • 2022, Dissertação de Mestrado A DOCENCIA E O ENSINAR NA EDUCACAO INFANTIL: UMA REVISAO DE LITERATURA A PARTIR DE TESES E DISSERTACOES DE 2015 A 2020 , ISABEL CRISTINA DORNELAS DA COSTA
  • 2022, Dissertação de Mestrado OS GENEROS DISCURSIVOS NO PROCESSO DE ENSINO E A APRENDIZAGEM DA LEITURA: UM OLHAR A PARTIR DO REFERENCIAL TEORICO BAKTHINIANO, GILMAR DE PAIVA REIS
  • 2022, Qualificação de Mestrado O ENSINO REMOTO EM MINAS GERAIS: UMA ANALISE PELO CICLO DE POLITICAS, TIELLE ALVES SOUTO
  • 2022, Dissertação de Mestrado EVASAO ESCOLAR NO ENSINO MEDIO TECNICO PROFISSIONALIZANTE CONCOMITANTE E SUBSEQUENTE: ANALISE DA PRODUCAO CIENTIFICA BRASILEIRA (2010 – 2020) , LENICE APARECIDA DE CARVALHO PEDROSO
  • 2022, Dissertação de Mestrado A PRATICA DA AVALIACAO DO RENDIMENTO ESCOLAR DOS ALUNOS COM DEFICIENCIA INTELECTUAL NO CONTEXTO ESCOLAR INCLUSIVO , ANA CAROLINA SAMIA FARIA SOUZA
  • 2022, Dissertação de Mestrado FORMACAO CIDADA NA EDUCACAO BASICA: AS CONCEPCOES DOS PROFESSORES NO ENSINO DE HISTORIA, MATHEUS JERÔNIMO HENRIQUES LOPES
  • 2022, Dissertação de Mestrado A CONCEPCAO DOCENTE SOBRE AVALIACAO DA APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: EM BUSCA DE EXPERIENCIAS SIGNIFICATIVAS, MARIA ANGÉLICA MARTINS FERREIRA
  • 2022, Dissertação de Mestrado DIALOGOS E (RE)CONSTRUCOES DE UM GRUPO DE SUPERVISORES PEDAGOGICOS SOBRE AS PRATICAS FORMADORAS: CONTRIBUICOES DA PESQUISA-FORMACAO, KELLY CRISTINA TEIXEIRA LAZARINI
  • 2021, Dissertação de Mestrado O PIBID DE PEDAGOGIA E O PROCESSO DE FORMACAO CONTINUADA DAS PROFESSORAS SUPERVISORAS: CONTRIBUICOES PARA RESSIGNIFICACAO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE, EDINEIA GONÇALVES DO NASCIMENTO
  • 2021, Dissertação de Mestrado DA INTOLERANCIA RELIGIOSA AO RACISMO RELIGIOSO: POSSIBILIDADES DE PRATICAS NO ESPACO ESCOLAR, ULIANIA MARINHO RODRIGUES
  • 2021, Dissertação de Mestrado O MAL-ESTAR E O ADOECIMENTO DOCENTE NA EDUCACAO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUICOES DAS PESQUISAS ACADEMICAS, SUELLEN BARBOSA MEMENTO
  • 2021, Dissertação de Mestrado A CONSTRUCAO IDENTITARIA DE UMA ESCOLA NO SUL DE MINAS GERAIS: SENDAS PERCORRIDAS, MARCELINO DA COSTA RAMOS
  • 2021, Qualificação de Mestrado OS GENEROS DISCURSIVOS NO PROCESSO DE ENSINO E A APRENDIZAGEM DA LEITURA: UM OLHAR A PARTIR DO REFERENCIAL TEORICO BAKTHINIANO, GILMAR DE PAIVA REIS
  • 2021, Qualificação de Mestrado A REORIENTACAO DA PRATICA PEDAGOGICA PELA APROPRIACAO DOS RESULTADOS DA AVALIACAO ESCOLAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES, VALDERLICE ROSA DE SOUZA
  • 2021, Qualificação de Mestrado A CONCEPCAO DOCENTE SOBRE AVALIACAO DA APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: EM BUSCA DE EXPERIENCIAS SIGNIFICATIVAS, MARIA ANGÉLICA MARTINS FERREIRA
  • 2021, Qualificação de Mestrado A PRATICA DA AVALIACAO DO RENDIMENTO ESCOLAR DOS ALUNOS COM DEFICIENCIA NO CONTEXTO ESCOLAR INCLUSIVO, ANA CAROLINA SAMIA FARIA SOUZA
  • 2021, Qualificação de Mestrado REFLEXOS DA INSTITUICAO DAS COTAS RACIAIS NAS LICENCIATURAS DE UMA UNIVERSIDADE PUBLICA BRASILEIRA, MARIA GORETTI DA SILVA MARTINS JACINTO
  • 2021, Qualificação de Mestrado PRATICAS PEDAGOGICAS NA EDUCACAO INFANTIL: QUAL O LUGAR DA DOCENCIA?, ISABEL CRISTINA DORNELAS DA COSTA
  • 2021, Qualificação de Mestrado A REORIENTACAO DA PRATICA PEDAGOGICA PELA APROPRIACAO DOS RESULTADOS DA AVALIACAO ESCOLAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES, VALDERLICE ROSA DE SOUZA
  • 2021, Qualificação de Mestrado EVASAO NO ENSINO MEDIO TECNICO PROFISSIONALIZANTE: PRINCIPAIS CAUSAS E ALGUMAS FORMAS DE PREVENCAO, LENICE APARECIDA DE CARVALHO PEDROSO
  • 2021, Dissertação de Mestrado DO EDUCADOR GOVERNANTE A RACIONALIDADE NEOLIBERAL DA PROFISSAO DOCENTE, JULIANA DA SILVA LOPES KALOCZI
  • 2021, Dissertação de Mestrado PERCEPCOES DE PROFESSORAS E GESTORAS ESCOLARES SOBRE A IMPLEMENTACAO DA BNCC EM UMA REDE DE ENSINO MUNICIPAL, ALESSANDRA APARECIDA VILELA
  • 2021, Qualificação de Mestrado FORMACAO CIDADA NO ENSINO DE HISTORIA: ANALISE DO LIVRO DIDATICO E DE SEU USO PEDAGOGICO, MATHEUS JERÔNIMO HENRIQUES LOPES
  • 2021, Qualificação de Mestrado A CONTRIBUICAO DO SUPERVISOR PEDAGOGICO PARA DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES: RESSIGNIFICANDO SABERES, KELLY CRISTINA TEIXEIRA LAZARINI
  • 2021, Dissertação de Mestrado RESULTADOS DAS AVALIACOES DO PROEB DO 9º ANO AS PRATICAS ESCOLARES DA EDUCACAO BASICA, FABRICIA RIBEIRO GONTIJO
  • 2021, Dissertação de Mestrado REPRESENTATIVIDADE QUILOMBOLA E UNIVERSIDADE: A INCLUSAO EM QUESTAO, MARÍLIA EDUARDO DA SILVA
  • 2020, Dissertação de Mestrado CASOS DE ENSINO: USOS E POSSIBILIDADES NA FORMACAO DE PROFESSORES INICIANTES, LIVIA ALMEIDA PASSOS
  • 2020, Dissertação de Mestrado INDUCAO DOCENTE NA EDUCACAO INFANTIL A PARTIR DE TESES E DISSERTACOES NO PERIODO DE 2015 A 2019: DA CONSTATACAO A PROPOSICAO, DANUZA ROBERTA PEREIRA LIMA
  • 2020, Qualificação de Mestrado MAL-ESTAR DOS PROFESSORES QUE ATUAM NA EDUCACAO BASICA, SUELLEN BARBOSA MEMENTO
  • 2020, Qualificação de Mestrado DIREITO A EDUCACAO: ESTUDO COMPARADO ENTRE A LEGISLACAO E A TRAJETORIA DA ESCOLA SAO LUIZ GONZADA, MARCELINO DA COSTA RAMOS
  • 2020, Qualificação de Mestrado DESAFIOS DA GESTAO ESCOLAR NA APROPRIACAO DE RESULTADOS DAS AVALIACOES EDUCACIONAIS DE MINAS GERAIS AS PRATICAS COTIDIANAS, FABRICIA RIBEIRO GONTIJO
  • 2020, Qualificação de Mestrado O PIBID DE PEDAGOGIA E O PROCESSO DE FORMACAO CONTINUADA DAS PROFESSORAS SUPERVISORAS: CONTRIBUICOES PARA RESSIGNIFICACAO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE, EDINEIA GONÇALVES DO NASCIMENTO
  • 2020, Qualificação de Mestrado 1% DE INCLUSAO DO QUILOMBO A UNIVERSIDADE: HISTORIAS, TRAJETORIAS E VIVENCIAS (UFLA), MARÍLIA EDUARDO DA SILVA
  • 2020, Qualificação de Mestrado 1% DE INCLUSAO DO QUILOMBO A UNIVERSIDADE: HISTORIAS, TRAJETORIAS E VIVENCIAS (UFLA), MARÍLIA EDUARDO DA SILVA
  • 2020, Qualificação de Mestrado BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: PERCEPCOES SOBRE SUA IMPLEMENTACAO E IMPLICACOES NA FORMACAO DE PROFESSORES, ALESSANDRA APARECIDA VILELA
  • 2020, Qualificação de Mestrado INFLUENCIAS DO CONHECIMENTO DA LEGISLACAO EDUCACIONAL NA GESTAO DA EDUCACAO BASICA PUBLICA, ELOENIA OLIVEIRA DA SILVA
  • 2020, Qualificação de Mestrado DO EDUCADOR-GOVERNANTE A RACIONALIDADE NEOLIBERAL: REFLEXOES SOBRE OS PROCESSOS EDUCACIONAIS ESCOLARES, JULIANA DA SILVA LOPES KALOCZI
  • 2020, Qualificação de Mestrado NECESSIDADES FORMATIVAS DO PROFESSOR REGENTE NO ATENDIMENTO AO ALUNO SURDO EM SALAS REGULARES, ADELENE DE SOUZA
  • 2020, Qualificação de Mestrado NECESSIDADES FORMATIVAS DO PROFESSOR REGENTE NO ATENDIMENTO AO ALUNO SURDO EM SALAS REGULARES, ADELENE DE SOUZA
  • 2020, Qualificação de Mestrado DESAFIOS ENFRENTADOS POR PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO PROCESSO DE INDUCAO A DOCENCIA, LIVIA ALMEIDA PASSOS
  • 2020, Qualificação de Mestrado NECESSIDADES FORMATIVAS DO PROFESSOR REGENTE NO ATENDIMENTO AO ALUNO SURDO EM SALAS REGULARES, ADELENE DE SOUZA
  • 2020, Qualificação de Mestrado CASOS DE ENSINO NO PROCESSO DE INDUCAO DE PROFESSORAS INICIANTES NA EDUCACAO INFANTIL, DANUZA ROBERTA PEREIRA LIMA
  • 2020, Qualificação de Mestrado CASOS DE ENSINO NO PROCESSO DE INDUCAO DE PROFESSORAS INICIANTES NA EDUCACAO INFANTIL, DANUZA ROBERTA PEREIRA LIMA
  • 2019, Dissertação de Mestrado Implicações das parcerias público-privadas na educação infantil: gestão compartilhada e a reconfiguração do trabalho docente, Regilson Maciel Borges, Marcos Vinícius Francisco, Ricardo Eleutério dos Anjos
  • 2019, Parcerias público-privadas na educação infantil: gestão compartilhada e a reconfiguração do trabalho docente, Regilson Maciel Borges, Marcos Vinícius Francisco, Ricardo Eleutério dos Anjos
  • 2018, O Sistema de avaliação da educação profissional e tecnológica do SENAI (SAEP): trajetória, metodologias e usos de resultados, Regilson Maciel Borges, Adolfo Ignacio Calderón, Joaquim Soares Neto
  • 2018, Avaliação Institucional no Ensino Superior ? possibilidades e desafios para o Desenvolvimento Regional, Regilson Maciel Borges, Argos Gumbowsky, Jairo Marchesan
  • 2018, A formação técnico-profissional para assentados proposta pela Fundação ITESP, Regilson Maciel Borges, Marcos Vinícius Francisco, Neusa Maria Dal Ri
  • 2018, O perfil identitário profissional de docentes da educação superior privada no contexto da reorganização do trabalho, Regilson Maciel Borges, Maria Eliza Nogueira Oliveira, Erika Porceli Alaniz
  • 2018, Dissertação de Mestrado O Sistema de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica (SAEP) do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) ? São Paulo: trajetória, metodologias e resultados no curso técnico de nível médio em mecânica, Regilson Maciel Borges, CALDERÓN, A. I., Joaquim José Soares Neto
  • 2015, Monografia de Especialização Educação Básica de Qualidade: Melhoria da Aprendizagem no Município de Ribeirão Corrente (SP), Regilson Maciel Borges, Flávio Reis dos Santos, Adriana do Carmo de Jesus
  • 2015, Monografia de Especialização A Construção do Plano Municipal de Educação de Monte Alto (SP), Regilson Maciel Borges, Flávio Reis dos Santos, Joelma dos Santos Bernardes
  • 2015, Monografia de Especialização Alfabetização na Idade Certa: Qualidade no Ensino Público Municipal de Ribeirão Corrente (SP), Regilson Maciel Borges, Flávio Reis dos Santos, Adriana do Carmo de Jesus
  • 2015, Monografia de Especialização Creche: Ambiente Educacional ou Assistencial?, Regilson Maciel Borges, Flávio Reis dos Santos, Joelma dos Santos Bernardes
  • 2015, Monografia de Especialização Plano Municipal de Educação de Pederneiras (SP): A Relação Família-Escola. 2015, Regilson Maciel Borges, Flávio Reis dos Santos, Adriana do Carmo de Jesus
  • 2015, Monografia de Especialização Discussão sobre Avaliação da Aprendizagem: Sugestões para o Plano Municipal de Educação de Terra Roxa (SP), Regilson Maciel Borges, Flávio Reis dos Santos, Joelma dos Santos Bernardes
  • 2015, Monografia de Especialização Escola de Tempo Integral: Análise do Plano Municipal de Ribeirão Corrente (SP), Regilson Maciel Borges, Flávio Reis dos Santos, Joelma dos Santos Bernardes
  • 2014, Monografia de Graduação Avaliação institucional como instrumento de melhoria: análise da revista Estudos em Avaliação Educacional (1990-2013), Regilson Maciel Borges, José Carlos Rothen, Joelma dos Santos Bernardes
  • 2013, Monografia de Graduação A concepção de Avaliação da Educação na década de 90, segundo a Revista Estudos em Avaliação Educacional da Fundação Carlos Chagas, Regilson Maciel Borges, José Carlos Rothen, Claudia de Carvalho Cosmo
  • 2012, Monografia de Especialização A Declaração de Bolonha na Educação Brasiliera: O estado da questão na literatura científica educacional, Regilson Maciel Borges, CALDERÓN, A. I., POLTRONIERI, H.
  • 2012, Monografia de Especialização A Expansão do Ensino Superior: um estudo comparativo nos governos de Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva, Regilson Maciel Borges, CALDERÓN, A. I., POLTRONIERI, H.
  • 2012, Monografia de Graduação Avaliação nos clicos: o olhar da Escola Plural, Regilson Maciel Borges, Jussara Cristina Barboza Tortella
  • 2011, Monografia de Graduação A Música na Educação Infantil, Regilson Maciel Borges, Samuel Mendonça
  • 2011, Monografia de Graduação Contribuições da Música para a Aprendizagem na Educação Infantil, Regilson Maciel Borges, Samuel Mendonça
  • 2011, Monografia de Graduação Fracasso Escolar e Evasão: o desafio para a escola pública, Regilson Maciel Borges, Samuel Mendonça
  • 2011, Monografia de Graduação A Gestão Democrática na visão de Coordenadoras e Gestoras Escolares, Regilson Maciel Borges, Jussara Cristina Barboza Tortella

Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de Períodicos (3)

  • 2011,, Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da PUC-Campinas, Nacional,
  • 2010,, PUC-Campinas, Nacional,
  • 2009,, Faculdade de Educação, Nacional,

Orientações de Pós-Graduação (22)

  • Mestrado, EDUARDO QUEIROZ RIBEIRO, 02/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, ANA PAULA JUNQUEIRA GUIMARÃES, 02/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, RAFAEL OLIVEIRA VEIGA SANTOS, 02/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, MARIA EDUARDA DE SALES NAVES, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, MARIA APARECIDA FALEIRO, 06/2020 - 06/2020 , Orientação em Andamento
  • Mestrado, ALESSANDRA APARECIDA VILELA, 02/2020 - , Concluída em 08/2021
  • Mestrado, ULIANIA MARINHO RODRIGUES, 07/2021 - , Concluída em 11/2021
  • Mestrado, ANA CAROLINA SAMIA FARIA SOUZA, 05/2020 - , Concluída em 03/2022
  • Mestrado, RODRIGO VICENTE GUALBERTO, 02/2022 - 03/2024 , Orientação em Andamento
  • Mestrado, MATHEUS JERÔNIMO HENRIQUES LOPES, 02/2020 - , Concluída em 03/2022
  • Mestrado, LENICE APARECIDA DE CARVALHO PEDROSO, 02/2020 - , Concluída em 03/2022
  • Mestrado, VALDERLICE ROSA DE SOUZA, 02/2020 - , Concluída em 06/2022
  • Mestrado, KRICHIMA TORRES HONORATO, 02/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, MARINETE APARECIDA JUNQUEIRA GUIMARÃES RIBEIRO, 02/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, DANIELLA GUALBERTO NEVES, 04/2021 - , Concluída em 04/2023
  • Mestrado, MAYCON PADUA REIS, 04/2021 - , Concluída em 04/2023
  • Mestrado, LUCIANA DE FÁTIMA DA SILVA LANA MACHADO, 04/2021 - , Concluída em 11/2023
  • Mestrado, KAROLAYNE REZENDE DE CARVALHO, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, LETÍCIA ALVES DE MORAIS, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, ANA CRISTINA AGUIAR DE LIMA DA COSTA, 01/2022 - , Concluída em 03/2024
  • Mestrado, CAMILA CARVALHO CAPRONI, 05/2022 - , Concluída em 03/2024
  • Mestrado, SINARA DE ABREU ISIDORO, 03/2024 - , Orientação em Andamento

SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 - v4.0.295.50
Acesse as notas de versão para ver como a equipe da DGTI vem trabalhando para melhorar o SIGAA. 25/04/2024 22:08