ludmila magalhaes naves

DED - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

Produção Intelectual

Artigos (8)

  • 2022, , Entre a materialidade e literalidade na literatura infantil: descrições de um livro -indestrutível-, ISSN: 23170972
  • 2022, , Photography: the potential of image as illustration tool in children's literature books, ISSN: 23580437
  • 2022, , Diálogos construídos com professoras alfabetizadoras: quem ensina e quem aprende com o ensino remoto?, ISSN: 2526849X
  • 2022, , Entre páginas e canções, ISSN: 19831005
  • 2021, , A arte fotográfica de Vivian Maier e as narrativas da infância: para a educação do olhar, ISSN: 21776210
  • 2020, , Alimentação saudável na adolescência, ISSN: 16785622
  • 2020, , Marcelo Xavier: a composição literária de narrativas visuais, ISSN: 19811802
  • 2020, , Relação entre ensino e literatura: um olhar para a dimensão da ação e atuação docente, ISSN: 2526849X

Publicação em Eventos (45)

  • 2021, , Lançamento do E-book 'Leitura Literária e Contextos de Letramentos', III Encontro de Contadores de Histórias,
  • 2021, , Mesa 1 - Pesquisas sobre leitura e contextos escolares, I Seminário de Pesquisas do NELLE,
  • 2019, Rita Cassia Oliveira, Ludmila Magalhães Naves, Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Oficina de leitura e reconto/contação de histórias com deboches: uma proposta de atividade com crianças do 2 anode alfabetização, II Encontro de Contadores de Histórias, Resumo
  • 2019, Ludmila Magalhães Naves, Rita Cassia Oliveira, Ilsa do Carmo Vieira Goulart, A Leitura literária e a materialidade presente na contação de histórias com deboches., II Encontro de Contadores de Histórias, Trabalho Completo
  • 2019, Rita Cassia Oliveira, Ludmila Magalhães Naves, Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Oficina de leitura e reconto/contação de histórias com deboches: uma proposta de atividade com crianças do 2 ano de alfabetização, II Encontro de Contdores de Histórias, Trabalho Completo
  • 2019, Ludmila Magalhães Naves, Ilsa do Carmo Vieira Goulart, O livro-brinquedo e a ludicidade no processo de leitura, II Encontro de Contadores de Histórias, Trabalho Completo
  • 2019, Ludmila Magalhães Naves, Rita Cassia Oliveira, Ilsa do Carmo Vieira Goulart, A Leitura literária e a materialidade presente na contação de histórias com deboches, II Encontro de Contadores de Histórias, Resumo
  • 2019, Ludmila Magalhães Naves, A ilustração fotográfica em livros de imagens para crianças, XVI Congresso Internacional ABRALIC, Resumo
  • 2019, Ludmila Magalhães Naves, Rita Cassia Oliveira, Ilsa do Carmo Vieira Goulart, A arte de ler imagens como prática da educação para o olhar, XIII Jogo do Livro e III Seminário Internacional Latino-americano, Trabalho Completo
  • 2019, Ludmila Magalhães Naves, Rita Cassia Oliveira, Ilsa do Carmo Vieira Goulart, A arte de ler imagens como prática da educação para o olhar, XIII Jogo do Livro e III Seminário Internacional Latino-americano, Resumo
  • 2019, Ludmila Magalhães Naves, Ilsa do Carmo Vieira Goulart, A potencialidade da arte em ilustrações de livros de imagem de Marcelo Xavier, XIII Jogo do Livro e III Seminário Internacional Latino-americano, Trabalho Completo
  • 2019, , Letramento Visual, Práticas de Alfabetização e Letramento,
  • 2019, Ludmila Magalhães Naves, Ilsa do Carmo Vieira Goulart, A potencialidade da arte em ilustrações de livros de imagem de Marcelo Xavier, XIII Jogo do Livro e II Seminário Internacional Latino Americano, Resumo
  • 2019, Ludmila Magalhães Naves, Ilsa do Carmo Vieira Goulart, O livro-brinquedo e a ludicidade no processo de leitura, II Encontro de Contadores de Histórias, Resumo
  • 2018, Ludmila Magalhães Naves, Ilsa do Carmo Vieira Goulart, El libro-juguete: libertad y ludicidad, III Jornada de Literatura para Niños y su Enseñanza, Trabalho Completo
  • 2018, Rita Cassia Oliveira, Ludmila Magalhães Naves, Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Una reflexion sobre alfabetismo literario y proyectos literarios, III Jornada de Literatura para Niños y su Enseñanza, Trabalho Completo
  • 2018, Mayra Contreras Madrigal, Ludmila Magalhães Naves, Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Una reflexión sobre experiencias literarias en la primera infancia y las marcas de afectividad, III Jornada de Literatura para Niños y su Enseñanza, Trabalho Completo
  • 2018, Ludmila Magalhães Naves, Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Leitura de imagens em ilustrações fotográficas., II Simpósio de Pesquisa em Educação, Resumo
  • 2018, Ludmila Magalhães Naves, Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Compreendendo o ato de ler como produção de sentidos e de saberes na Educação Infantil, Literatura na escola, Resumo
  • 2018, Ludmila Magalhães Naves, Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Materialidade: fotografia e literatura infantil, Literatura na escola, Resumo
  • 2018, Ludmila Magalhães Naves, Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Materialidade: fotografia e literatura infantil, Literatura na Escola, Trabalho Completo
  • 2018, Ludmila Magalhães Naves, Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Compreendendo o ato de ler como produção de sentidos e de saberes na Educação Infantil, Literatura na Escola, Trabalho Completo
  • 2018, Ludmila Magalhães Naves, Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Leitura de imagens em ilustrações fotográficas, II Simpósio de Pesquisa em Educação, Trabalho Completo
  • 2018, Ludmila Magalhães Naves, Dalva de Souza Lobo, Fotografia e realidade: escrituras da imagem estética, II Simpósio de Pesquisa em Educação, Resumo
  • 2018, Ludmila Magalhães Naves, Ilsa do Carmo Vieira Goulart, A fotografia como texto visual a partir da materialidade de livros de imagens para crianças, Seminários de pesquisa 2018, Resumo
  • 2018, Ludmila Magalhães Naves, Ilsa do Carmo Vieira Goulart, A fotografia como texto visual a partir da materialidade de livros de imagens para crianças, XXVII Congresso da Pós-Graduação da UFLA, Resumo
  • 2018, Ludmila Magalhães Naves, Ilsa do Carmo Vieira Goulart, La potencialidad de la imagen fotográfica en libros para niños, III Jornada de Literatura para Niños y su Enseñanza, Trabalho Completo
  • 2018, , Una reflexion sobre experiencias literarias en la primera infancia y las marcas de afectividad, III Jornada de Literatura para Niños y su Enseñanza,
  • 2017, Ludmila Magalhães Naves, Ellen Maira de Alcântara Laudares, Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Fotografia como espaço de contação de histórias, V Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil, Resumo
  • 2017, Melina Carvalho Botelho, Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Ludmila Magalhães Naves, Criação Imaginária e a linguagem das crianças: um olhar para a releitura de imagens, XII Jogo do livro e II Seminário Internacional latino-americano, Trabalho Completo
  • 2017, Ludmila Magalhães Naves, Ellen Maira de Alcântara Laudares, Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Fotografia e literatura: memória e materialidade, XII Jogo do livro e II Seminário Internacional latino-americano, Trabalho Completo
  • 2017, Ludmila Magalhães Naves, Ellen Maira de Alcântara Laudares, Ilsa do Carmo Vieira Goulart, O livro indestrutível: uma análise da materialidade em livros para bebês, XII Jogo do livro e II Seminário Internacional latino-americano, Trabalho Completo
  • 2017, Ludmila Magalhães Naves, Ilsa do Carmo Vieira Goulart, A linguagem fotográfica como recurso para a contação de histórias, VII Encontro de Estudos da Linguagem/VI Encontro Internacional de Estudos da Linguagem: linguagens, instituições e práticas sociais, Trabalho Completo
  • 2017, Ludmila Magalhães Naves, Dalva de Souza Lobo, Fotografia como ferramenta pedagógica, VII Encontro de Estudos da Linguagem/ VI Encontro Internacional de Estudos da Linguagem: linguagem, instituições e práticas sociais., Trabalho Completo
  • 2017, Ludmila Magalhães Naves, Ellen Maira de Alcântara Laudares, Ilsa do Carmo Vieira Goulart, A interpretação das imagens nos livros infantis para crianças pequenas, V Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil, Trabalho Completo
  • 2017, Ludmila Magalhães Naves, Ellen Maira de Alcântara Laudares, Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Fotografia como espaço de contação de histórias, V Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil, Trabalho Completo
  • 2017, Ellen Maira de Alcântara Laudares, Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Ludmila Magalhães Naves, O ato de contar histórias enquanto agente de contribuição das compreensões escritora e leitora, V Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil, Trabalho Completo
  • 2017, Ellen Maira de Alcântara Laudares, Ludmila Magalhães Naves, A contação de histórias auxilia crianças na compreensão leitora e escritora?, I Encontro de Contadores de Histórias, Resumo
  • 2017, Ludmila Magalhães Naves, Ellen Maira de Alcântara Laudares, O papel do reconto oral de narrativa literária por crianças da primeira infância, I Encontro de Contadores de Histórias, Resumo
  • 2017, , Fotografia na Atualidade, Fotografia na Atualidade,
  • 2017, Ellen Maira de Alcântara Laudares, Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Ludmila Magalhães Naves, O ato de contar histórias enquanto agente de contribuição das compreensões escritora e leitora, V Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil, Resumo
  • 2017, Ludmila Magalhães Naves, Ellen Maira de Alcântara Laudares, Ilsa do Carmo Vieira Goulart, A interpretação das imagens nos livros infantis para crianças pequenas, V Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil, Resumo
  • 2017, Ludmila Magalhães Naves, Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Fotografia como arte literária na cotação de histórias, VII Encontro de Estudos da Linguagem/ VI Encontro Internacional de Estudos da Linguagem: linguagem, instituições e práticas sociais., Trabalho Completo
  • 2016, , Sustentabilidade, Sustentabilidade,
  • 2016, , O lixo é lixo?, O lixo é lixo?,

Capítulos de Livros (25)

  • 2022, Fotografia como arte de ler imagens: um relato de experiência, Educação em pauta : considerações, abordagens e práticas, Ludmila Magalhães Naves, Ilsa do Carmo Vieira Goulart
  • 2022, Leitura e cognição: conceitos e aspectos que envolvem o ato de ler, Caminhos do educador: perspectivas entre as teorias, as práticas e os sabere, Juliana Paula de Oliveira, Ludmila Magalhães Naves
  • 2022, Leitura literária e letramento literário no processo de alfabetização, Caminhos do educador: perspectivas entre as teorias, as práticas e os saberes, Ludmila Magalhães Naves
  • 2021, Apresentação, Reinvenção da arte de contação de histórias, Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Giovanna Rodrigues Cabral, Ludmila Magalhães Naves
  • 2021, Apresentação, Leitura literária e contextos de letramento, Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Giovanna Rodrigues Cabral, Ludmila Magalhães Naves
  • 2021, Leitura literária na educação infantil: um relato de experiência realizada com base na ?sequência básica?, Leitura literária e contextos de letramento, Ludmila Magalhães Naves, Ilsa do Carmo Vieira Goulart
  • 2021, O que é ler? "Ler é formar palavras com as letrinhas!", Leitura literária e contextos de letramento, Cláudia Roquini Nascimento, Ludmila Magalhães Naves
  • 2021, Apresentação, Práticas de alfabetização e letramento: entre ações e saberes, Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Giovanna Rodrigues Cabral, Ludmila Magalhães Naves
  • 2021, Um olhar para além da imagem: as ilustrações na literatura infantil em diálogo com as práticas docentes, Educação e docência no contexto contemporâneo, Ludmila Magalhães Naves, Karolayne Rezende de Carvalho
  • 2021, A criança e o ato de ler: em destaque o papel do professor como mediador das práticas de leitura, Fazeres educacionais na pluralidade de contextos, Ludmila Magalhães Naves, Juliana Paula de Oliveira
  • 2021, Leitura: reflexões acerca do ato de ler na Educação Infantil, Fazeres educacionais na pluralidade de contextos, Juliana Paula de Oliveira, Ludmila Magalhães Naves
  • 2021, Imagens: uma reflexão acerca da potencialidade da arte ilustrativa nos livros de literatura infantil, Formação docente no Brasil, o que a história nos conta, o que queremos contar: perspectivas e caminhos para as próximas gerações, Ludmila Magalhães Naves, Juliana Paula de Oliveira
  • 2021, Livros de literatura infantil: práticas e possibilidades de leitura na fase de alfabetização, Práticas de alfabetização e letramento: entre ações e saberes, Ludmila Magalhães Naves, Rita Cassia Oliveira, Ilsa do Carmo Vieira Goulart
  • 2020, Prática de leitura de imagens fotográficas a partir da criação de uma oficina de recortes, Produtos educacionais do mestrado profissional em educação: saberes vivenciais, Ludmila Magalhães Naves, Ilsa do Carmo Vieira Goulart
  • 2020, Letramento visual e letramento literário: reflexões propostas em um curso de formação para professores, Produtos educacionais do mestrado profissional em educação: saberes vivenciais, Ludmila Magalhães Naves, Rita Cassia Oliveira, Ilsa do Carmo Vieira Goulart
  • 2020, Uma análise sobre o uso da imagem fotográfica como ilustração literária, Um olhar sobre a educação contemporânea: abrindo horizontes, construindo caminhos, Ludmila Magalhães Naves, Ilsa do Carmo Vieira Goulart
  • 2020, Do ato de ler à formação de leitores: um destaque à mediação docente, Um olhar sobre a educação contemporânea: abrindo horizontes, construindo caminhos, Thais de Castro Casagrande, Ludmila Magalhães Naves, Ilsa do Carmo Vieira Goulart
  • 2020, Reflexões acerva da potencialidade do livro imagem na fase de alfabetização numa perspectiva de letramento visual e de interdisciplinaridade, A educação contemporânea: velhos dilemas, novas perspectivas., Rita Cassia Oliveira, Ludmila Magalhães Naves
  • 2020, Mediação no processo de ensino e aprendizagem sob a perspectiva histórico-cultural, A educação contemporânea: velhos dilemas, novas perspectivas., Mayra Contreras Madrigal, Ludmila Magalhães Naves, Ilsa do Carmo Vieira Goulart
  • 2020, Práticas de leitura com imagens fotográficas: uma reflexão sobre os multiletramentos, A educação contemporânea: velhos dilemas, novas perspectivas., Rita Cassia Oliveira, Ludmila Magalhães Naves, Ilsa do Carmo Vieira Goulart
  • 2020, Leitura e a multimodalidade: o que se discute sobre a relação leitor e texto?, As múltiplas linguagens na educação, Thais de Castro Casagrande, Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Ludmila Magalhães Naves
  • 2020, A fotografia na percepção da arte visual: uma proposta de intervenção pedagógica, Pesquisas em educação: olhares e caminhos, Rita Cassia Oliveira, Ludmila Magalhães Naves, Natany Avelar Silva, Ilsa do Carmo Vieira Goulart
  • 2020, Leitura de imagens em suporte digital: uma ação pedagógica com crianças em fase de alfabetização, Pesquisas em educação : olhares e caminhos, Natany Avelar Silva, Rita Cassia Oliveira, Ludmila Magalhães Naves, Helena Maria Ferreira
  • 2020, O professor-investigador: a formação do docente crítico e os delimites da sua ação-reflexão no campo profissional, Vozes contemporâneas da educação, Ludmila Magalhães Naves, Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Marcelo Henrique dos Santos, Daniely Maria dos Santos
  • 2019, Projetos de leitura literária: entre a (recontação) de histórias e a mediação da leitura, Ler e contar histórias: das experiências profissionais às vivências pedagógicas, Ludmila Magalhães Naves, Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Livros (11)

  • 2022, Educação em pauta: considerações, abordagens e práticas, Ludmila Magalhães Naves, Rebeca Freitas Ivanicska, Bruna Beatriz da Rocha
  • 2022, Caminhos do educador: perspectivas entre as teorias, as práticas e os saberes, Ludmila Magalhães Naves, Bruna Beatriz da Rocha, Rebeca Freitas Ivanicska
  • 2021, Práticas de alfabetização e letramento: entre ações e saberes, Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Giovanna Rodrigues Cabral, Ludmila Magalhães Naves
  • 2021, No reino das princesas aventureiras, Ludmila Magalhães Naves, Lina Naves Mendonça
  • 2021, A casinha de madeira, Ludmila Magalhães Naves
  • 2021, Reinvenção da arte de contação de histórias, Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Giovanna Rodrigues Cabral, Ludmila Magalhães Naves
  • 2021, Leitura literária e contextos de letramento, Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Giovanna Rodrigues Cabral, Ludmila Magalhães Naves
  • 2021, Educação e docência no contexto contemporâneo, Ludmila Magalhães Naves, Jenerton Arlan Schütz, Marco Antônio Franco do Amaral, Rafael Soares Silva
  • 2021, Fazeres educacionais na pluralidade de contextos, SCHÜTZ, Jenerton Arlan, SILVA, Rafael Soares, Ludmila Magalhães Naves, Juliana Paula de Oliveira, SANTOS, Guacyra Costa, Tânia Lúcia dos Santos Souza
  • 2021, Educação para transformações: lhares para formação docente e práticas inovadoras, Ludmila Magalhães Naves, ALMEIDA, Breno Alvarenga, SCHÜTZ, Jenerton Arlan, SOUZA, Adelene de, CARPES, Fabíola Macalós, SANTOS, Guacyra Costa
  • 2021, Formação docente no Brasil, o que a história nos conta, o que queremos contar: perspectivas e caminhos para as próximas gerações, SOUZA, Adelene de, SCHÜTZ, Jenerton Arlan, Ludmila Magalhães Naves, SILVA, Rafael Soares

Textos Didáticos (2)

  • 2017, As princesas aventureiras, Ludmila Magalhães Naves
  • 2017, A casinha de madeira, Ludmila Magalhães Naves

Participações em Bancas de Concursos (1)

  • 2021, Exame de Suficiência, Fernanda Barbosa Ferrari, Estela Aparecida Oliveira Vieira, Ludmila Magalhães Naves

Participações em Bancas de Cursos (5)

  • 2022, Monografia de Graduação Gênero e as brincadeiras na Educação Infantil: uma reflexão a partir de uma experiência de formação docente, Carolina Faria Alvarenga, Katia Batista Martins, Ludmila Magalhães Naves
  • 2022, Monografia de Graduação A sequencia didática e o lúdico como mediação pedagógica, Fernanda Barbosa Ferrari, Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Ludmila Magalhães Naves
  • 2022, Monografia de Graduação O PIBID e suas contribuições para a formação docente: implicações e desafios para a proposta de formação, Giovanna Rodrigues Cabral, Ludmila Magalhães Naves, Estela Aparecida Oliveira Vieira
  • 2022, Monografia de Graduação A contribuição da Sequência Didática no processo de ensino da Matemática na Educação Infantil, Fernanda Barbosa Ferrari, Estela Aparecida Oliveira Vieira, Ludmila Magalhães Naves
  • 2022, Monografia de Graduação A Matemática e as Artes: formas geométricas nas Artes Visuais, Fernanda Barbosa Ferrari, Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Ludmila Magalhães Naves

Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de Períodicos (17)

  • 2022,, universidade Federal de Lavras - UFLA, Nacional,
  • 2022,, Universidade Federal de Lavras - UFLA, Nacional,
  • 2022,, Universidade Federal de Lavras - UFLA, Nacional,
  • 2022,, Youtube, Nacional,
  • 2021,, Google Meet, Nacional,
  • 2021,, Google Meet, Nacional,
  • 2021,, Google Meet, Nacional,
  • 2021,, Google Meet, Nacional,
  • 2021,, Youtube, Nacional,
  • 2019,, Universidade Federal de Lavras - UFLA, Nacional,
  • 2019,, Universidade Federal de Lavras - UFLA, Nacional,
  • 2018,, Universidade Federal de Lavras - UFLA, Nacional,
  • 2018,, Universidade Federal de Lavras UFLA, Nacional,
  • 2018,, Universidade Federal de Lavras - UFLA, Nacional,
  • 2018,, Centro Cultural da UFMG, Nacional,
  • 2017,, CENTRO DE CONVENÇÕES - UFLA, Nacional,
  • 2017,, UNIversidade Federal de Lavras - UFLA, Nacional,

SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 - v4.0.295.50
Acesse as notas de versão para ver como a equipe da DGTI vem trabalhando para melhorar o SIGAA. 26/04/2024 12:09