jennifer caroline de sousa

DBI - DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA

Produção Intelectual

Coordenação de Projetos de Pesquisa Externos (1)

  • 2024, O currículo de Biologia na Base Nacional Comum Curricular e no Novo Ensino Médio: um estudo sob a perspectiva da História das Disciplinas Escolares, REITORIA/UFLA

Artigos (9)

  • 2022, , Análise de uma experiência formativa à luz dos fundamentos da teoria da autopoiese, ISSN: 25949179
  • 2021, , As políticas brasileiras de formação de professores no período de 2000 a 2020: entre negligências e esvaziamentos da Educação em Ciências, ISSN: 21777691
  • 2021, , A contemporaneidade da Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire frente ao -Escola Sem Partido-, ISSN: 19840187
  • 2020, , Reflexões sobre os desafios para uma educação científica crítica no Brasil contemporâneo, ISSN: 22382380
  • 2020, , Identificação de concepções de estudantes universitários sobre Ciências da Natureza a partir de bacias semânticas, ISSN: 2179426X
  • 2020, , Documentários Científicos sobre o Mundo Natural no Ensino de Biologia, ISSN: 1980850X
  • 2019, , A DISCIPLINA DE BIOLOGIA NO CURRÍCULO OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO, ISSN: 15188795
  • 2019, , Situações-problema como estratégia para a aprendizagem significativa em Biologia, ISSN: 19821867
  • 2017, , Dexamethasone Modulates Nonvisual Opsins, Glucocorticoid Receptor, and Clock Genes in ZEM-2S Cells, ISSN: 23146141

Publicação em Eventos (22)

  • 2023, , Aprendizagem significativa: pressupostos e desafios para a avaliação escolar, Semana Acadêmica do Curso de Educação Física,
  • 2022, , Gestão democrática das escolas públicas e o movimento Escola sem Partido, Café com Política Educacional,
  • 2022, , A Biologia do Conhecer na Educação: interlocuções com a Pedagogia Libertadora, III Encontro do Programa de Pós-Graduação em Educação da FEUSP,
  • 2021, , A pesquisa em Educação e em Ensino de Ciências Naturais à luz do referencial de Humberto Maturana: um estudo a partir de teses e dissertações brasileiras, XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências,
  • 2021, , Atuação do licenciado em Biologia e perspectivas para o Ensino de Ciências e Biologia no mundo (pós)pandêmico, Semana de Ciência e Tecnologia 2020,
  • 2021, Jennifer Caroline de Sousa, INFANTE-MALACHIAS, MARÍA ELENA, A pesquisa em Educação e em Ensino de Ciências Naturais à luz do referencial de Humberto Maturana: um estudo a partir de teses e dissertações brasileiras, XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Trabalho Completo
  • 2021, Jennifer Caroline de Sousa, Beatriz Portela Nascimento, Magda Medhat Pechliye, Tendências da pesquisa em Ensino de Biologia: um estudo baseado na análise dos números extras da Revista Enseñanza de las Ciencias, XI Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias, Trabalho Completo
  • 2020, , Atuação do licenciado em Biologia e perspectivas para o Ensino de Ciências e Biologia no mundo (pós)pandêmico, XII Semana da Biologia,
  • 2019, , A relação célula-membrana no Ensino de Biologia Celular: interpretações de estudantes do Ensino Médio frente a modelos explicativos distintos, XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências,
  • 2019, Allison Vargas da Silva, Jennifer Caroline de Sousa, Magda Medhat Pechliye, A relação célula-membrana no ensino de Biologia Celular: interpretações de estudantes do ensino médio frente a modelos explicativos distintos, XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Trabalho Completo
  • 2018, Jennifer Caroline de Sousa, Maria Elena Infante-Malachias, Ensayos de convergencia del concepto de autonomía en Freire y Maturana: una esperanza para la educación, 56º Congreso Internacional de Americanistas, Trabalho Completo
  • 2018, , Ensayos de convergencia del concepto de autonomía en Freire y Maturana: una esperanza para la educación, Hermenéutica, estudios de género y movimientos sociales,
  • 2018, , Ensayos de convergencia del concepto de autonomía en Freire y Maturana: una esperanza para la educación, Congreso Internacional de Americanistas,
  • 2017, Jennifer Caroline de Sousa, Maria Elena Infante-Malachias, A Pedagogia Libertadora e a Biologia do Conhecer: outra abordagem para o Ensino de Biologia, VI Congresso Brasileiro de Educação, Trabalho Completo
  • 2017, , A Pedagogia Libertadora e a Biologia do Conhecer: outra abordagem para o Ensino de Biologia, Congresso Brasileiro de Educação,
  • 2016, , Concepções de alunos do Ensino Médio sobre a relação entre célula e membrana, III Congreso Latinoamericano de Investigación en Didáctica de las Ciencias,
  • 2016, , O Tempo na Biologia, Semana Acadêmica do Curso de Ciências Biológicas,
  • 2013, , Glucocorticoids regulate Per1 and Cry1b expressions in a peripheral clock model, International Workshop in Neuroendocrinology,
  • 2013, Magda Medhat Pechliye, Jennifer Caroline de Sousa, Marina Wertzner, Criatividade e Situações Problema no Ensino de Biologia, IX Encontro Nacional em Pesquisa em Ensino de Ciência, Trabalho Completo
  • 2013, , Criatividade e situações-problema no Ensino de Biologia, IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências,
  • 2013, , Glucocorticoids regulate Per1 and Cry1b expressions in a peripheral clock model, XII Latin American Symposium on Chronobiology,
  • 2012, , Cortisol modulation of non-visual opsins (Opn4m1 and Opn4m2) and Glucocorticoid Receptor (GR) gene expression in zebrafish embryonic cells (ZEM-2S), XII Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental,

Capítulos de Livros (2)

  • 2021, Novos tempos, novos modelos para a formação docente? Reflexões pelo prisma do estágio supervisionado em docência no ensino superior, Telas da incerteza: o ensino remoto segundo docentes da educação superior, Jennifer Caroline de Sousa
  • 2020, O ensino de Ciências na formação inicial de pedagogos: um estudo a partir dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Pedagogia da UFMS, Educação Superior e a Formação de Professores no Brasil: contextos e desafios, Jennifer Caroline de Sousa, Carla Busato Zandavalli, Paulo Fioravante Giareta

Participações em Bancas de Cursos (31)

  • 2024, Qualificação de Mestrado MUSICA NA FORMACAO DE PROFESSORES DE CIENCIAS E BIOLOGIA:UMA ANALISE DA EXPERIENCIA DO PIBID DE BIOLOGIA DA UFLA, GABRIEL ANGELO CAMPOS VARGAS
  • 2024, Dissertação de Mestrado CIENCIAS E CULTURAS DESCOLONIZADORAS: ANALISE DE UMA APROXIMACAO ENTRE O PIBID E A DISCIPLINA DE POS GRADUACAO EM EDUCACAO CIENTIFICA E AMBIENTAL, PALOMA MARTINS FERREIRA
  • 2023, Políticas curriculares para área de Ciências da Natureza e a BNCC: uma análise à luz da Pedagogia Histórico-Crítica, Paulo Fioravante Giareta, Flavia Wegrzyn Magrinelli Martinez, Jennifer Caroline de Sousa
  • 2022, Monografia de Graduação O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação nas disciplinas de Ciências e Biologia nos ensinos presencial e remoto nos municípios paulistas de Castilho e Andradina, Climbiê Ferreira Hall, Jennifer Caroline de Sousa, Valdeci Luiz Fontoura dos Santos
  • 2021, Monografia de Graduação A construção da identidade docente à luz do pensamento complexo: estudo baseado no relato de um professor do ensino médio, Magda Medhat Pechliye, Rosana dos Santos Jordão, Jennifer Caroline de Sousa
  • 2021, Monografia de Graduação O perfil dos pós-graduandos dos Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências na produção científica brasileira, Carla Busato Zandavalli, Maria Inês de Affonseca Jardim, Jennifer Caroline de Sousa
  • 2021, Monografia de Graduação A alfabetização científica nas orientações curriculares em Mato Grosso do Sul: uma análise documental, Carla Busato Zandavalli, Vera de Mattos Machado, Jennifer Caroline de Sousa
  • 2021, Monografia de Graduação Educar pela Pesquisa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: avanços e limitações na produção científica brasileira, Carla Busato Zandavalli, Vera de Mattos Machado, Jennifer Caroline de Sousa
  • 2020, Monografia de Especialização Aplicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em instituições de ensino - 17 objetivos para transformar nosso mundo, Daniel Rodrigues Blanco, Eliane Rodrigues dos Santos Gomes, Jennifer Caroline de Sousa
  • 2020, Monografia de Especialização Interdisciplinaridade nos currículos e nas avaliações educacionais: um estudo a partir da análise de questões vestibulares, Jaime da Costa Cedran, Ismael Laurindo Costa Junior, Jennifer Caroline de Sousa
  • 2020, Monografia de Especialização A Transposição Didática como abordagem metodológica para o tema Eutrofização, Ismael Laurindo Costa Junior, William Arthur Philip L Naidoo Terroso De Mendonca Brandao, Jennifer Caroline de Sousa
  • 2020, Monografia de Especialização As dificuldades do Ensino de Ciências frente à disseminação de informação científicas na Internet, Daniel Rodrigues Blanco, Eliane Rodrigues dos Santos Gomes, Jennifer Caroline de Sousa
  • 2020, Monografia de Especialização Educação Ambiental no ensino técnico profissional: uma revisão de literatura, Daniel Rodrigues Blanco, Eliane Rodrigues dos Santos Gomes, Jennifer Caroline de Sousa
  • 2020, Monografia de Especialização A inteligência emocional no processo de ensino-aprendizagem, Daniel Rodrigues Blanco, Eliane Rodrigues dos Santos Gomes, Jennifer Caroline de Sousa
  • 2020, Monografia de Especialização Análise da percepção ambiental dos educadores: resíduos sólidos e subsídios para elaboração de projetos de Educação Ambiental Formal, Daniel Rodrigues Blanco, Eliane Rodrigues dos Santos Gomes, Jennifer Caroline de Sousa
  • 2020, Monografia de Especialização Ferramentas didáticas no ensino de eletroquímica: uma análise de artigos da área, Daniel Rodrigues Blanco, Eliane Rodrigues dos Santos Gomes, Jennifer Caroline de Sousa
  • 2020, Monografia de Especialização Uso da Hibiscus rosa-sinensis L. e da Hibiscus sabdariffa L. para o desenvolvimento de indicadores de pH de baixo custo em Escolas Técnicas Estaduais, Rodrigo Ruschel Nunes, Jaime da Costa Cedran, Jennifer Caroline de Sousa
  • 2020, Monografia de Especialização O uso do fórum como meio auxiliar do ensino, Rodrigo Ruschel Nunes, Jaime da Costa Cedran, Jennifer Caroline de Sousa
  • 2020, Monografia de Especialização Aplicação do conteúdo Sistema Nervoso nos livros didáticos do 6° ano de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, Jaime da Costa Cedran, Rodrigo Ruschel Nunes, Jennifer Caroline de Sousa
  • 2020, Monografia de Especialização A importância do letramento tecnológico de professores e alunos em tempos de pandemia, Rodrigo Ruschel Nunes, Jaime da Costa Cedran, Jennifer Caroline de Sousa
  • 2020, Monografia de Especialização A sequência didática como metodologia de ensino e aprendizagem de conceitos físicos nas aulas de Geografia, Jaime da Costa Cedran, Jennifer Caroline de Sousa, Marilete Terezinha De Marco
  • 2020, Monografia de Especialização A importância da experimentação para o Ensino de Ciências, Jaime da Costa Cedran, Rodrigo Ruschel Nunes, Jennifer Caroline de Sousa
  • 2020, Monografia de Especialização Desenvolvimento de uma experiência investigativa com célula fotovoltaica para o Ensino de Ciências, Jaime da Costa Cedran, Rodrigo Ruschel Nunes, Jennifer Caroline de Sousa
  • 2020, Monografia de Especialização Contribuições da Interdisciplinaridade na Educação de Jovens e Adultos, Jaime da Costa Cedran, Rodrigo Ruschel Nunes, Jennifer Caroline de Sousa
  • 2020, Monografia de Especialização Levantamento de trabalhos científicos sobre o ensino da Astrobiologia no Brasil, Jaime da Costa Cedran, Rodrigo Ruschel Nunes, Jennifer Caroline de Sousa
  • 2020, Monografia de Especialização Educação e confinamento: uma experiência com o ensino remoto em tempos de isolamento social, Jaime da Costa Cedran, Rodrigo Ruschel Nunes, Jennifer Caroline de Sousa
  • 2020, Monografia de Especialização Conhecimentos do professor dos anos iniciais quanto ao conceito de alfabetização científica relacionado às dimensões de R. W. Bybee, Jaime da Costa Cedran, Jennifer Caroline de Sousa, Marilete Terezinha De Marco
  • 2020, Monografia de Especialização Realidade e expectativas de acesso ao Ensino Superior dos alunos do ensino público de uma escola da Grande São Paulo, Jaime da Costa Cedran, Rodrigo Ruschel Nunes, Jennifer Caroline de Sousa
  • 2019, Monografia de Graduação A contribuição de oficinas sobre a produção e a destinação de lixo doméstico no Ensino de Biologia, Climbiê Ferreira Hall, Maria José Alencar Vilela, Jennifer Caroline de Sousa
  • 2017, Monografia de Graduação Proposta de sequência didática para o ensino de fisiologia humana: homeostase, Magda Medhat Pechliye, Rosana dos Santos Jordão, Jennifer Caroline de Sousa
  • 2016, Monografia de Graduação O potencial das autonarrativas/conversações na reflexão docente, Magda Medhat Pechliye, Rita de Cassia Gallego, Jennifer Caroline de Sousa

Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de Períodicos (4)

  • 2022,, Universidade de São Paulo, Nacional,
  • 2019,, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Três Lagoas, Nacional,
  • 2016,, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Nacional,
  • 2016,, Universidade de São Paulo, Nacional,

Orientações de Pós-Graduação (1)

  • Mestrado, BRUNA CHRISTINA SILVA, 03/2024 - , Orientação em Andamento

SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 - v4.0.295.50
Acesse as notas de versão para ver como a equipe da DGTI vem trabalhando para melhorar o SIGAA. 12/05/2024 14:37