Apresentação

 

 

Como é a nossa pós-graduação?

O mestrado e o doutorado são programas de formação de pesquisadores capazes de identificar problemas de relevância científica, lidar com incertezas, sintetizar informações, pensar criticamente, gerar soluções criativas para problemas socio-ambientais, comunicar claramente suas descobertas e mediar a educação das próximas gerações. O desenvolvimento dessas habilidades ocorre ao mesmo tempo em que você se especializa em uma área de conhecimento e explora as fronteiras do saber nessa área. Doutorandos vão responder perguntas e propor soluções para questões as quais ninguém tem a resposta!

Todas as habilidades desenvolvidas durante uma pós-graduação são amplamente transferíveis para qualquer tipo e forma de atuação profissional. Certamente você será um profissional melhor e mais confiante se fizer uma pós-graduação. Terá mais conhecimento sobre Ecologia, em especial Ecologia Aplicada, e estará mais preparado para lidar com novos desafios profissionais.

A Ecologia está inserida hoje em todos os grandes desafios da humanidade e permeia todos os setores profissionais. Empresas, governos e cidadãos buscam a sustentabilidade das suas ações e processos, seja utilizando as vias da certificação ambiental, prevenção, remediação ou biorremediação de impactos, restauração, sequestro de carbono etc. Conhecimentos em Ecologia aplicados aos grandes desafios ambientais são fundamentais para a descoberta e implementação de soluções que reduzam os impactos antrópicos nos ecossistemas e garantam um meio ambiente saudável para todos.

Para conhecer uma pouco mais da nossa pós-graduação, explore nossos canais de divulgação:

 

ecoa.ufla | Twitter, Instagram, YouTube, Facebook | Linktree

 

Sobre o Programa

A Pós-Graduação em Ecologia Aplicada da Universidade Federal de Lavras (PPG Ecologia Aplicada) forma profissionais com conhecimentos ecológicos amplos e aplicados para atuação na área ambiental, tanto no setor privado quanto público, como pesquisadores, analistas, assessores, consultores, cientistas de dados ambientais e docentes.

Os programas de mestrado e doutorado são abertos a profissionais formados em todas as áreas do conhecimento que buscam uma formação acadêmica integradora e interdisciplinar. O PPG Ecologia Aplicada incentiva os discentes a produzirem e sintetizarem conhecimentos técnicos e científicos para a efetiva conservação e manejo sustentável dos recursos naturais, para a busca de soluções para os problemas ambientais dos setores econômicos estratégicos para a sociedade brasileira e para desenvolvimento e implementação de políticas públicas baseadas em evidência científica. O PPG Ecologia Aplicada visa também a formação de profissionais capazes de conceber, planejar e executar pesquisas que viabilizem o desenvolvimento econômico em bases sustentáveis. Essas pesquisas devem atender às diferentes demandas da sociedade, contemplando as mudanças recentes no paradigma da conservação de recursos naturais em um cenário onde a bioeconomia se torna cada vez mais importante.

Até o início de 2022 PPG já tinha formado mais de 150 mestres e mais de 25 doutores em Ecologia Aplicada, desde sua criação em 2005. Atualmente o PPG mantém um grupo anual de 60 a 70 discentes matriculados entre os cursos de mestrado e doutorado.

 

Infraestrutura

A sede do Programa na Universidade Federal de Lavras tem uma área construída de cerca de 3.500 m² que inclui laboratórios de pesquisa, laboratórios de triagem, salas de aula, anfiteatro, gabinetes e escritórios para docentes e discentes, salas de reunião e almoxarifado. O prédio é hoje acessível a pessoas com mobilidade reduzida e cadeirantes. É um compromisso do Programa oferecer espaço de trabalho de qualidade para todos os discentes do programa, incluindo laboratórios e escritórios. Além da sede, o programa também conta com laboratórios de docentes em outros departamentos e universidades.

Toda a sede conta com internet fibra ótica cabeada e wi-fi em todas as salas, escritórios e laboratórios e toda a comunidade acadêmica tem acesso ao G Suite for Education com ferramentas online de colaboração, e-mail, bate-papo, agenda, compartilhamento de dados e ambientes virtuais de aprendizagem, além de capacidade de utilização e armazenamento ilimitadas.

 

 

Estrutura curricular

O PPG Ecologia Aplicada oferece uma estrutura curricular ampla e flexível que parte das seguintes premissas:

 

  • A ciência hoje é universal e a formação de mestres e doutores deve estar alinhada ao contexto científico global.
  • A comunicação científica é hoje tão importante quanto o fazer científico.
  • A ampla disponibilidade de conhecimento em bases e repositórios online transformou o papel docente. A transmissão de conteúdo é hoje menos importante do que o ensino do senso crítico e da capacidade de síntese e inovação.
  • O conhecimento científico só tem valor a partir do momento em que está publicado e disponível à sociedade.
  • Mestrandos, Doutorandos e pós-doutorandos são profissionais da ciência.
  • A atividade científica é, em essência, uma atividade coletiva e a formação de cientistas deve refletir esta coletividade.
  • A formação científica deve ser baseada na vivência e na experimentação. Atividades meramente explanatórias tem alcance limitado.
  • A ciência é uma expressão social e, por isso, as publicações têm peso de fato social potencialmente alterador da realidade que se apresenta.
  • O foco do Programa de Pós-Graduação é a formação discente.

 

São oferecidas disciplinas obrigatórias de formação ampla em Ecologia Aplicada: Tópicos Fundamentais em Ecologia Aplicada e Projetos em Ecologia Aplicada. As demais disciplinas, todas eletivas, incluem ecologia de campo, análises de dados ecológicos, escrita científica, desenvolvimento profissional, divulgação científica, natureza do pensamento científico, além de um amplo leque de cursos especializados. O PPG também oferece a possibilidade para os próprios discentes escolherem temas para ofertas de disciplinas moldadas ao interesse de um grupo específico de estudantes.

As atividades de qualificação focam no desenvolvimento de conhecimentos avançados em uma área de conhecimento relacionada ao projeto de pesquisa do discente bem como no desenvolvimento de habilidades de síntese científica e comunicação.

 

ATENÇÃO: A Secretaria Integrada do Instituto de Ciências Naturais (SI/ICN) é a responsável por atender a demanda deste Programa de Pós-Graduação.

Acesse: https://icn.ufla.br/si e saiba mais sobre nosso atendimento.

 

Conheça alguns dos nossos projetos e atividades didáticas já realizados

 

 

 
   
   
   
   

 

 


Página Alternativa



Telefone/Ramal

Telefone/Ramal: (35) 3829-1628
E-mail: pg.icn@ufla.br

Coordenação do Programa

  • - EDUARDO VAN DEN BERG

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

  • - RODRIGO LOPES FERREIRA

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 28/04/2024 20:19