Estrutura Física
Descrição Estrutura Física

O Profmat/UFLA funciona no campus da UFLA em Lavras-MG. O corpo discente do programa conta com a infraestrutura da Universidade em geral e com a infraestrutura do Departamento de Ciências Exatas (DEX).

O Departamento de Ciências Exatas (DEX), onde está alocado o Profmat, está situado em um prédio de dois andares, com aproximadamente, 1016 m², possuindo:

  • 01 sala de monitores;
  • 03 laboratórios de informática com 72 computadores no total;
  • 01 anfiteatro com capacidade de 90 lugares para realização de seminários, ciclos de palestras e reuniões científicas;
  • 02 laboratórios de Educação Matemática para as disciplinas do curso com prática de ensino;
  • 32 gabinetes para professores sendo 21 gabinetes para docentes da área de Matemática;
  • 01 sala de videoconferência (equipada com câmera, microfone e televisão);
  • 01 secretaria;
  • 01 almoxarifado;
  • 01 sala de estudos para os alunos da pós-graduação;
  • 02 salas de aula de pós-graduação;
  • 01 sala de reuniões.

Além disso, localiza-se no DEX o Laboratório de Computação Científica (LCC). O LCC é um laboratório multiusuário da UFLA com área total de 58,4 m² que pode ser acessado remotamente e possui um cluster com:

  • um servidor HP PROLIANT ML350 G6 com HD de 1TB, 12 CPUs Intel Xeon 2933Mhz e memória RAM de 16GB;
  • e nove nós totalizando a disponibilidade de 64 CPUs Intel Xeon 2.0ghz, 12 CPUs Intel Xeon 2933Mhz e 112 GB de RAM.

Encontra-se também no DEX o Laboratório de Pesquisa em Matemática e Matemática Aplicada Este laboratório tem o objetivo de proporcionar um ambiente de estudo e discussão adequado para os envolvidos em pesquisa em Matemática, Matemática Aplicada e Matemática Computacional do Setor de Matemática do Departamento de Ciências Exatas. Localizado ao lado do Laboratório de Computação Científica (LCC), sua área total é de 25 m² e atualmente está em implantação já possuindo mobília e acesso à internet.

Destacamos também a infraestrutura da Biblioteca da UFLA:

Biblioteca: Atualmente, a Biblioteca Central da Universidade Federal de Lavras está instalada em um espaço físico de 5.200 m². Sua estrutura organizacional é compreendida por Conselho da Biblioteca Central, Comissão Técnica, Diretoria, Secretaria, Divisões de Serviços aos Usuários, de Processos Técnicos, de Informática, de Formação e Desenvolvimento do Acervo e mais onze Seções.

Em setembro de 2018, iniciou-se uma reforma do prédio. As obras contemplarão ampliação do espaço: serão mais 1.000 m² para extensão dos ambientes de estudo e instalação de novos banheiros, novos setores administrativos e outros ambientes.

O acervo de monografias, dissertações, teses, obras de referência, DVD, vídeo, software e livros, compreende 63.301 exemplares. A base de folhetos técnicos possui 8.929 títulos indexados. O acervo de periódicos, em processo de informatização, compreende, aproximadamente 3.106 títulos nacionais e estrangeiros, sendo 160.821 fascículos. A rede da Biblioteca Central dispõe de 109 microcomputadores. Além disso, a universidade tem investido em recursos digitais, como as plataformas de livros eletrônicos Minha Biblioteca e Biblioteca Virtual – Pearson. Desde 2017, a Biblioteca Universitária passou a disponibilizar e-books de publicações internacionais e nacionais relacionados às ementas das disciplinas e, desde 2011, disponibiliza computadores portáteis (netbooks) para empréstimo domiciliar.

Os usuários têm acesso aos textos completos de artigos de mais de 12.365 revistas internacionais e nacionais e a mais de 90 bases de dados com resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento, por meio do Portal de Periódicos da CAPES. A Biblioteca possui também acesso ao MathSciNet-AMS. O número de usuários registrados na biblioteca é de 31.558, sendo 17.630 ativos. O número de empréstimos/renovações em 2018 foi de 177.499.

SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 28/03/2024 19:25