Banca de QUALIFICAÇÃO: FABRICIO TEIXEIRA DE LIMA GOMES

DISCENTE: FABRICIO TEIXEIRA DE LIMA GOMES
DATA: 08/02/2024
LOCAL: DCS 02

BIOFORTIFICAÇÃO SIMULTÂNEA COM SELÊNIO E ZINCO EM TOMATEIRO: ESTADO NUTRICIONAL E QUALIDADE DOS FRUTOS

Solanum lycopersicum L. Segurança alimentar. Nutrição de Plantas

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Ciência do Solo
ESPECIALIDADE: Fertilidade do Solo e Adubação

Zinco (Zn) e selênio (Se) são essenciais para humanos e animais e a baixa ingestão desses elementos na dieta é um problema global. O Zn e o Se atuam diretamente no metabolismo vegetal, influenciando na produção e na qualidade dos produtos agrícolas.  O primeiro ensaio teve como objetivo avaliar doses de Se e Zn em tomateiro.  A unidade experimental foi composta por um vaso com capacidade de 1dm3 de solo e uma planta de tomateiro (Solanum lycopersicum L. cv. Micro-Tom WT). Os tratamentos consistiram de cinco doses de Zn  (0, 2, 4, 8 e 16 mg dm-3 - ZnCl2) e cinco doses de Se (0, 25, 50, 100 e 200 μg dm-3 - Na2SeO4), com quatro repetições. Foram avaliados os componentes de produção e biomassa, bem como os teores e acúmulos de minerais na parte aérea e frutos. O fornecimento de Se e Zn aumentou os teores dos respectivos elementos na parte aérea e frutos. As doses de 100 e 200 μg dm-3 de Se demonstraram efeito fitotóxico nas plantas. Houve relação antagônica entre o teor de Zn e teor de Fe nos frutos. Doses mais elevadas de Zn podem ser necessárias para elevar o teor de Zn nos frutos. No entanto, deve-se considerar as implicações no equilíbrio iônico das plantas. O segundo ensaio tem como objetivo avaliar os efeitos da aplicação simultânea de Zn e Se no estado nutricional e na qualidade do tomate. O ensaio foi conduzido em esquema fatorial 3 x 4 + 1: três doses de Se (0, 25 e 50 µg dm-3 de Se - Na2SeO4) combinadas com quatro doses de Zn (4, 8, 12 e 16 mg dm-3- ZnCl2), e um controle (sem aplicação de Zn e Se), com três  repetições. A unidade experimental foi composta por um vaso com 5 dm3 de solo e uma planta de tomateiro (Solanum lycopersicum L. cv. Sweet Heaven). Foi realizada a caracterização física dos frutos. Os compostos bioativos, sólidos solúveis totais, acidez titulável e composição mineral serão analisados para avaliação da qualidade dos frutos. Com base nos teores de Zn e Se será calculado os índices de Se e Zn. Na literatura, vários estudos demonstram a importância do Zn e do Se para as plantas. Assim, espera-se encontrar diferenças no metabolismo do tomateiro em função da aplicação simultânea dos elementos e o impacto na produção e qualidade dos frutos para definir as melhores doses dos elementos para uso na agricultura.

Interno - ARNON AFONSO DE SOUZA CARDOSO - UFLA (Suplente)
Presidente - MARIA LIGIA DE SOUZA SILVA (Membro)
Externo ao Programa - PAULO EDUARDO RIBEIRO MARCHIORI - DBI/ICN (Membro)
Externo ao Programa - RUBENS JOSE GUIMARAES - DAG/ESAL (Membro)