Banca de QUALIFICAÇÃO: ALISSON DE CARLI SOUZA

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Ciência do Solo

O mercúrio (Hg) é um metal de transição adicionado ao meio ambiente por ações antrópicas ou efeitos naturais. Quando presente no solo, o Hg causa a degradação da vegetação, contaminando rios e animais aquáticos, podendo entrar na cadeia alimentar, o que torna importante reduzir sua concentração no ambiente. Métodos que estabilizem ou removam o Hg destes ambientes utilizando técnicas que envolvam plantas para revegetar e extrair potenciais contaminantes do solo são benéficas e de baixo custo de implantação. O objetivo deste trabalho foi verificar a capacidade de gramíneas em se desenvolver e revegetar solos contaminados com Hg. A pesquisa foi desenvolvida na Universidade Federal de Lavras, no Departamento de Ciência do Solo, em casa de vegetação. O solo utilizado foi um Latossolo Vermelho-Amarelo Distrófico Típico. Foram adicionados aos vasos 5 kg de solo, e, em seguida foi realizada a adubação base. Decorridos 30 dias, a aplicação das doses de Hg foi realizada 24 horas antes do plantio. O delineamento utilizado é o de blocos casualizados, montados em esquema fatorial 3x6, sendo três cultivares de capim e seis doses de Hg totalizando 18 tratamentos com quatro repetições. Durante o experimento, foi contabilizado o número de perfilhos e de folhas, mensurado o teor de clorofila, fotossíntese e trocas gasosas e realizado um teste de germinação. Após a coleta das plantas serão avaliados comprimento e superfície radicular, produção de massa fresca e seca de raízes, colmos e folhas, concentração de Hg e nutrientes nos tecidos vegetais. Amostras de solo de cada vaso serão coletadas para quantificação do Hg disponível e total. Os dados foram analisados por meio de análise de variância. Para a variável quantitativa que apresentou efeito significativo pelo teste de F, será realizada análise de regressão. Os tratamentos em arranjo fatorial foram comparados a variável qualitativa, aplicando-se o teste de Scott-Knott a 5% de probabilidade. Os resultados demonstraram que as gramíneas se desenvolveram bem em doses baixas de Hg. Em doses elevadas as plantas definharam e morreram. O teste de germinação demonstrou que a Brachiaria decumbens teve maior porcentagem de germinação. O teor de clorofila aumentou em função da dose de Hg. As trocas gasosas reduziram em função do aumento da dose de Hg. As gramíneas apresentaram bom desenvolvimento em doses baixas de Hg, tornando as plantas viáveis para o processo de revegetação de áreas contaminadas.

Externo ao Programa - PAULO EDUARDO RIBEIRO MARCHIORI - DBI/ICN (Suplente)
Externo ao Programa - MARCELO BRAGA BUENO GUERRA - DQI/ICN (Membro)
Interno - JOAO JOSE GRANATE SA E MELO MARQUES (Membro)
Presidente - FLAVIO HENRIQUE SILVEIRA RABELO (Membro)