Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAPHAEL RODRIGUES LYRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAPHAEL RODRIGUES LYRA
DATA: 22/11/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Anfiteatro 1 - DEC
TÍTULO:

EFEITO DA CONVERSÃO DE CAMPOS NATIVOS POR PASTAGENS EXÓTICAS NA RELAÇÃO ENTRE ÁCAROS MACROCHELIDAE (ACARI: MESOSTIGMATA) E BESOUROS ESCARABEÍNEOS (COLEOPTERA: SCARABAEIDAE)


PALAVRAS-CHAVES:

Cerrado, Antropização, Macrochelidae, Rola-bosta, Escarabeíneo, Pastagens exóticas


PÁGINAS: 14
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
SUBÁREA: Ecologia Aplicada
RESUMO:

A conversão de ambientes naturais em áreas de uso antrópicos segue crescendo nos últimos anos na savana brasileira, tornando o Cerrado um dos biomas que mais sofreram distúrbios por causa das atividades humanas. O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, além de ser reconhecido como um dos hotspots de biodiversidade mundial, sendo esse título uma consequencia de sua riqueza de espécies e por causa do desmatamento que sofre. Uma das principais causas da conversão desse bioma em áreas antropizadas é o setor agropecuário. Uma das atividades antrópicas que mais convertem o Cerrado é o setor pecuário de corte e leite. A alteração desses ambientes naturais em pastagens exóticas para que se possa alimentar o gado é bem comum, porém essa mudança na paisagem natural pode afetar toda fauna e flora presente no local, mudando o número de espécies e índivíduos presentes. Entre os grupos afetados por essas alterações, podemos citar os inveterbrados que vivem no solo, ou edáficos. Dos vários grupos de invertebrados que vivem no solo, podemos citar os besouros escarabeíneos, popularmente conhecidos como rola-bostas, e os ácaros foréticos da família Macrochelidae, que é um grupo de ácaros que são utilizados no controle biológico de diversas pragas agrícolas e médico-vetirnárias, além disso, esses são encontrados associados aos besouros rola-bostas, os utilizando como meio de transporte. Entender como essa conversão do Cerrado em pastagens exóticas afetam esses dois grupos de invertebrados e a sua relação é importante para podermos criarmos novos planos de produção e manejo mais sustentável. Com isso em mente, esse projeto tem como objetivo avaliar como as pastagens exóticas afetam a relação entre ácaros da família Macrochelidae associados aos besouros escarabeíneos. Para isso, iremos realizar as coletas dos escarabeíneos ao longo do mês de janeiro de 2023, durante a estação chuvosa. As coletas serão realizadas no munícipio de Carrancas – MG, onde amostraremos em dois sistemas pastoris diferentes: Campo limpo (CL), uma fitofisionomia do cerrado, e em pastagens exóticas (PE), sendo as braquiárias predominantes na composição. Um total de 28 áreas independentes serão amostradas, onde 14 pertencerão aos CL e 14 as PE. Após a amostragem em campo, os besouros serão levados a laboratório para serem triados e identificados, para posteriormente terem os ácaros retidados de si. Os ácaros serão clarificados em ácido lático quando necessário e montados em laminas no meio Hoyer, para então poderem ser identificados e assim ser feita as análises estátitisticas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - JULIO NEIL CASSA LOUZADA (Membro)
Interno - EDUARDO VAN DEN BERG (Membro)
Interno - CÁSSIO ALENCAR NUNES - UFLA (Suplente)
Externo à Instituição - SABRINA DA SILVA PINHEIRO DE ALMEIDA - UFV (Membro)
Notícia cadastrada em: 08/11/2022 13:02
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 31/10/2024 21:08