Efeitos da redução na superfície de água sobre a diversidade taxonômica, filogenética e funcional de anuros em três localidades de Cerrado
Ecologia funcional, Água, Riqueza; Dinâmicas temporais; Distinção evolutiva.
O presente trabalho visa avaliar o impacto da redução da superfície de água sobre a diversidade taxonômica, filogenética e funcional de anuros no Cerrado. Anfíbios dependem de ambientes aquáticos para sua reprodução e desenvolvimento, tornando-os vulneráveis a mudanças na disponibilidade desses ambientes. O Cerrado, bioma de alta biodiversidade e endemismo, enfrenta severos desafios climáticos e antrópicos, como a fragmentação de habitats e o uso excessivo de água para agricultura. A combinação entre a elevada demanda de uso, o aumento da evapotranspiração e a diminuição da pluviosidade anual, resultou em expressiva perda de superfície de água no Cerrado, putativamente afetando os anfíbios.
O estudo será realizado em quatro pontos de amostragem, um em Brasília e três no estado de Bahia, onde dados sobre diversidade atual de anuros serão comparados com coletas realizadas nas décadas de 1990 e 2000. Para avaliar a diversidade, serão utilizados índices taxonômicos, filogenéticos e funcionais, calculados com base em observações de campo e registros acústicos. Além disso, iremos explorar as associações entre a redução da superfície de água (obtidas a partir da Coleção 8 do MapBiomas) e as diferentes dimensões da biodiversidade utilizando regressões múltiplas.
Esperamos compreender como a redução de superfície de água impacta as comunidades de anuros do Cerrado, especialmente quanto à perda de diversidade filogenética, taxonômica e funcional. Também iremos avaliar mudanças na estrutura dessas comunidades ao longo do tempo. A partir de abordagem integrativa da diversidade, o estudo fornecerá informações valiosas para a formulação de políticas públicas de conservação e manejo de ecossistemas aquáticos no Cerrado, de especial interesse coletivo.