Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JACY CARVALHO DO NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JACY CARVALHO DO NASCIMENTO
DATA: 30/01/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Horto Medicinal
TÍTULO:

USO DE MALHAS COLORIDAS NA PRODUÇÃO DE BIOMASSA, TEOR DE ÓLEO ESSENCIAL E COMPOSTOS QUÍMICOS EM MANJERICÃO             (Ocimum basilicum L.  LAMIACEAE)


PALAVRAS-CHAVES:

Malhas Coloridas, Biomassa, Manjericão.


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Fitotecnia
ESPECIALIDADE: Produção de Mudas
RESUMO:

O manjericão (Ocimum basilicum L. Lamiaceae) é uma planta originária da Índia, sendo que ela é reconhecida como sendo medicinal e aromática., além de ser um excelente condimento alimentar. Uma das pesquisas atuais visando analisar a produção de biomassa e de óleo essencial, compostos fenólicos e atividade antioxidante em plantas medicinais, é o estudo da influência de malhas coloridas na produção vegetal. O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de verificar a influência de diferentes malhas coloridas em manjericão. Nesse sentido, um experimento foi preparado constando de quatro tratamentos, que são malha vermelha, malha preta, malha azul e pleno sol. O substrato constou de duas porções de terra para uma de areia, acrescido de 300g de esterco bovino, misturados e acondicionados em vasos de 10 litros. As mudas foram obtidas por propagação vegetativa, sendo as estacas obtidas de uma planta matriz do Horto de Plantas Medicinais da Universidade Federal de Lavras, onde o experimento foi instalado. As mudas ficaram por aproximadamente 30 dias em casa de vegetação e depois foram transplantadas para os vasos acondicionados em uma área de 3m2, coberta com as referidas malhas, onde permaneceram por 75 dias. Depois efetuou-se a medição do comprimento de caule das plantas e as mesmas foram coletadas, sendo que o material foi acondicionado em sacos kraft e colocados em estufa a 40°C, até atingirem peso constante. Depois pesou-se as folhas, o caule e as raízes separadamente e todos os resultados foram analisados estatisticamente, depois submetidos a uma análise de variância, sendo que as médias foram comparadas pelo teste de Scott-Knott (p < 0,05), com auxílio do programa estatístico SISVAR (FERREIRA, 2014). Para comprimento de caule o tratamento malha vermelha apresentou maiores resultados, sendo que para os itens peso seco de caule, folha e raiz, os tratamentos malha vermelha e pleno sol, apresentaram maiores resultados, sem, contudo, presentarem diferenças significativas entre si. Foi quantificado o teor e o rendimento de óleo essencial, o teor de óleo essencial TOE= (massa do óleo (g)/30 g) x 100, e o rendimento do óleo (g planta-1) do óleo essencial: RE= TOE% x massa seca das folhas/planta (g). As malhas azul e preta apresentaram maior teor, enquanto pleno sol apresentou maior rendimento de óleo essencial em manjericão. Nos tratamentos supracitados, observou-se que o Linalol é o componente majoritário.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - SUZAN KELLY VILELA BERTOLUCCI (Suplente)
Externo à Instituição - RAFAEL MARLON ALVES DE ASSIS - UFLA (Membro)
Externo ao Programa - MANUEL LOSADA GAVILANES - DBI/ICN (Membro)
Presidente - JOSE EDUARDO BRASIL PEREIRA PINTO (Membro)
Interno - ALEXANDRE ALVES DE CARVALHO (Suplente)
Notícia cadastrada em: 12/12/2024 09:53
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 09/05/2025 17:28