TRAJETÓRIA HISTÓRICA DO PROGRAMA
O PPGPMAC surgiu a partir da demanda de discentes egressos da pós-graduação Lato Sensu em Plantas Medicinais, que buscavam uma formação Stricto Sensu específica na área. Essa pós-graduação foi ofertada por 12 anos pelo Departamento de Agricultura (DAG) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), em parceria com a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (FAEPE), consolidando uma base acadêmica e profissional sólida. Em 2013, essa experiência culminou na criação dos cursos de mestrado e doutorado em Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares (PMAC), suprindo uma lacuna nacional e internacional na formação de recursos humanos altamente qualificados na área. A idealização do PPGPMAC seguiu as diretrizes da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF), instituída pelo Decreto Presidencial nº 5813/2006, que visa garantir o acesso seguro e sustentável às plantas medicinais e da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) a biodiversidade brasileira, bem como fomentar a indústria nacional. O programa também se fundamenta na Portaria MS nº 971/2006, que regulamenta a inserção de plantas medicinais e fitoterápicos e a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde (SUS). Por ser uma área estratégica para o progresso científico e tecnológico do Brasil e mediante os incentivos governamentais, a demanda por recursos humanos altamente qualificados em Plantas Medicinais se intensificou, mediante a carência de cursos com formação nessa área.
PIONEIRISMO E RELEVÂNCIA DO PROGRAMA:
O PPGPMAC da UFLA é pioneiro e ÚNICO no Brasil e no mundo dentro de sua área de abrangência e tem consolidado sua trajetória desde sua criação em 2013, destacando-se na formação de profissionais altamente qualificados para atuarem em toda a cadeia produtiva de plantas medicinais.
O uso das plantas medicinais e de seus extratos apresenta um vasto potencial biotecnológico ainda inexplorado, especialmente para o tratamento de doenças graves, como o câncer. Os procedimentos relacionados ao cultivo, manejo, produção, distribuição e uso de plantas medicinais e fitoterápicos exigem capacitação técnico-científica especializada ao longo de toda a cadeia produtiva. Nesse contexto, a demanda para a formação qualificada de profissionais tornou-se fundamental para o avanço do setor, impulsionando pesquisas e inovações que contribuem para o desenvolvimento sustentável e a ampliação do acesso a terapias naturais. O PPGPMAC se destaca por sua abordagem multidisciplinar, abrangendo profissionais de diversas formações, como engenheiros agrônomos, florestais e ambientais, biólogos, farmacêuticos, nutricionistas, químicos, fisioterapeutas, médicos e biotecnólogos. Essa crescente demanda da sociedade por profissionais especializados em PM, ainda pela inovação desse Programa na região Sul de Minas Gerais e Brasil, fundamentam os objetivos do programa, qual seja: fornecer conhecimentos teórico-práticos sobre sistemas de manejo e produção vegetal de PMAC e avaliações químico-biológicas de extratos vegetais que gerem benefícios para o consumo humano e melhoria da saúde. As atividades dentro da competência dos profissionais formados tramitam entre docência, pesquisa, extensão, atividades liberais, comerciais e industriais até a aplicação prática dos conhecimentos científicos em atividades ligadas à cadeia produtiva de PMAC, serviços públicos de assistência social e à saúde, conforme a formação acadêmica do discente.