Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: PEDRO GABRIEL DIAS VIEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PEDRO GABRIEL DIAS VIEIRA
DATA: 07/11/2025
HORA: 08:00
LOCAL: Anfiteatro do horto medicinal
TÍTULO:

DESEMPENHO AGRONÔMICO E PRODUÇÃO DE FLAVONOIDES EM Calendula officinalis L. CULTIVADA EM CONSÓRCIO COM FEIJOEIRO (Phaseolus vulgaris L.)


PALAVRAS-CHAVES:

Planta medicinal. Cultivo sustentável. Consorciação de culturas. Phaseolus vulgaris. Metabolismo secundário.


PÁGINAS: 35
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
RESUMO:

Calendula officinalis L., vulgarmente conhecida por calêndula, é uma planta com uso medicinal e ornamental, apreciada por suas propriedades terapêuticas e pela beleza de suas flores vibrantes. O desenvolvimento de técnicas de cultivo, como a consorciação de espécies, pode apresentar viabilidade no sistema de produção dessa importante espécie medicinal. Neste sentido, objetiva-se estudar o desempenho agronômico e a produção de metabólitos secundários de C. officinalis consorciada com a cultura do feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.). Parte-se da hipótese de que o consorcio com feijoeiro aumentará a produção de flavonoides na calêndula em comparação ao monocultivo. Para isso serão utilizados três sistemas de consórcios (2 linhas de feijoeiro e 2 linhas de calêndula; 2 linhas de feijoeiro e 3 linhas de calêndula; 3 linhas de feijoeiro e 2 linhas de calêndula) e cultivo solteiro de calêndula e de feijoeiro. Será adotado o delineamento em blocos casualizados (DBC), com seis repetições. A parcela experimental será constituída por uma área de 9 m2. Sementes de feijão do tipo comercial carioca, cultivar IAC 1850, e sementes comerciais de calêndulas, cultivar bonina sortida, serão semeadas manualmente com 50 cm de espaçamento entre linhas. Após 90 dias de cultivo de calêndula, serão avaliados: o peso seco de caule, folha e capítulos florais, diâmetro de caule, comprimento de parte aérea e teor de flavonoides. Em relação ao feijoeiro, de modo semelhante, serão avaliados: peso seco de caule e folha, diâmetro de caule, comprimento de parte aérea e produtividade. Com esse estudo, espera-se subsidiar o avanço em técnicas de cultivo sustentável da calêndula e do feijoeiro.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - MARINA SCALIONI VILELA - DAG/ESAL (Membro)
Interno - LUCIANE VILELA RESENDE (Suplente)
Interno - BETSY CAROLINA MUNOZ DE PAEZ (Membro)
Presidente - ALEXANDRE ALVES DE CARVALHO (Membro)
Notícia cadastrada em: 10/11/2025 10:58
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver3.ufla.br.srv3inst1 18/11/2025 16:36