Banca de QUALIFICAÇÃO: KRICHIMA TORRES HONORATO

DISCENTE: KRICHIMA TORRES HONORATO
DATA: 02/08/2024
LOCAL: Plataforma Google Meet

REFLEXÕES SOBRE A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DA REDE DE ENSINO ESTADUAL DE MINAS GERAIS

Avaliação diagnóstica; Avaliação externa; Políticas públicas de avaliação.

A avaliação diagnóstica é um processo de coleta e análise de dados sobre os conhecimentos, habilidades e competências dos alunos, realizado no início do período letivo, com objetivo de identificar as forças e as necessidades de aprendizagem dos estudantes, permitindo que os educadores adaptem suas abordagens pedagógicas para melhor atender às particularidades de cada aluno. A presente pesquisa tem como objetivo identificar e analisar se a política de avaliação diagnóstica desenvolvida pela Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais a partir da perspectiva do trabalho docente. O referencial teórico se fundamenta nas produções de Jussara Hoffmann e Cipriano Carlos Luckesi, bem como de outros autores que discutem a avaliação como um ciclo dinâmico, cuja função diagnóstica é um dos seus momentos. Trata-se de uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa, que terá como instrumento inicial de coleta de dados um questionário e após a análise dos mesmos serão realizadas entrevistas semiestruturadas em uma escola no Sul de Minas Gerais, que terá como sujeitos os professores do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Após a coleta dos dados, para a análise e interpretação será utilizada a técnica de análise de conteúdo. Espera-se compreender que a modalidade de avaliação externa, nesse caso a avaliação diagnóstica, desde o seu objetivo até a sua aplicabilidade, faz parte de um processo com intenções maiores, como, por exemplo, uma política pública educacional que visa desmistificar uma das formas dentro de um processo de avaliação educacional em sala de aula. A pesquisa busca contribuir com os debates na área da avaliação, em especial, à avaliação diagnóstica, para os professores e gestores, pois esse tipo de avaliação pode interferir no trabalho de todo o corpo pedagógico. Em decorrência da pesquisa realizada, propõe-se como produto educacional a elaboração de um guia para consulta e análise pelos professores e demais interessados no tema de avaliação e que possa fornecer subsídios, para debates e aperfeiçoamento na área de avaliação, mais especificamente, na avaliação diagnóstica.

Presidente - REGILSON MACIEL BORGES (Membro)
Interno - PAULO HENRIQUE ARCAS (Membro)
Externo à Instituição - CLÍCIA BÜHRER MARTINS - UEPG (Membro)
Interno - BRAIAN GARRITO VELOSO (Suplente)