Banca de QUALIFICAÇÃO: FABIANE BATISTA CÂNDIDO

DISCENTE: FABIANE BATISTA CÂNDIDO
DATA: 09/08/2024

MAPEANDO O ESTADO DO CONHECIMENTO EM UM MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO: UM INVENTÁRIO DE PRODUTOS EDUCACIONAIS DIGITAIS

Palavras-Chave: TDICs, Mídias Digitais, Produto Educacional, Podcast, Formação de Professores.

SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional

Este trabalho visa realizar um levantamento no repositório dos programas de pós-graduação de uma universidade no sul de minas nos últimos cinco anos, no encalço de produtos educacionais digitais, como podcast, treinamentos, dentre outras mídias digitais. Além disso, a presente pesquisa tem por objetivo identificar e analisar quais produtos educacionais estão sendo desenvolvidos e quantos estabelecem conexão com as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs). Tal estudo justifica-se porque possibilita-nos conhecer os coeficientes para alcançar os profissionais da carreira docente por mais canais a fim de incentivar e auxiliar, principalmente, mas não somente, os que estão em início de carreira. A metodologia quanti-qualitativa terá como instrumento de coleta de dados um inventário no repositório institucional de uma universidade do sul de minas, no programa de pós-graduação em educação (PPGE), a partir de 2019. Por meio desta pesquisa, pretende-se mapear os produtos educacionais (PEs) do PPGE, alcançar uma identificação dos produtos educacionais mais frequentes, quantificar e analisar os PEs relacionados às mídias digitais, podendo apresentar ainda, reflexões sobre as percepções dos processos de formação inicial e continuada, bem como da carreira docente. Para tal, os dados obtidos na pesquisa serão submetidos à análise de conteúdo, conforme abordagem proposta por Gil (2021). Esse trabalho apresenta como Produto Educacional obrigatório do Programa, um Podcast intitulado “Os (Dez) Encantos da Docência” que tem por objetivo trazer temas que possam contribuir com professores ingressantes na carreira docente para auxiliar e maximizar a permanência, além de impulsionar a atratividade da profissão.

Interno - KLEBER TUXEN CARNEIRO AZEVEDO (Suplente)
Externo à Instituição - JULIANA DE ANDRADE SANTIAGO - ND (Membro)
Externo à Instituição - GREGORY LUIS ROLIM ROSA - UFF (Suplente)
Presidente - ELIASAF RODRIGUES DE ASSIS (Membro)