INVESTIGAÇÃO DE REVESTIMENTOS DE PAINEIS DE Pinos oocarpaA BASE DE NANOFIBRAS DE POLIESTIRENO E POLIESTIRENO COM ÓXIDO DE ZINCO.
Painéis de madeira. Nanofibras. Poliestireno. Óxido de zinco. Isolamento térmico.
A busca por materiais sustentáveis e o aprimoramento de recursos naturais são prioritários na indústria, onde a madeira, apesar de renovável, apresenta limitações térmicas. Este trabalho propõe o desenvolvimento de revestimentos à base de nanofibras de poliestireno (PS) para painéis de Pinus oocarpa, visando otimizar suas propriedades de isolamento térmico. O poliestireno expandido (EPS) de reciclagem será utilizado, agregando valor a um resíduo e promovendo a economia circular. A técnica Solution Blow Spinning (SBS) é empregada para a produção dessas nanofibras.Adicionalmente, investiga-se a incorporação de óxido de zinco (ZnO) nas nanofibras de poliestireno para conferir propriedades térmicas aprimoradas.
O objetivo do estudo é avaliar a influência do revestimento de nanofibras de PS, com e sem ZnO, sobre as propriedades térmicas de painéis de madeira aglomerada de Pinus oocarpa.A metodologia envolve a produção de painéis de Pinus oocarpa , a síntese de nanopartículas de ZnO e a preparação de soluções de PS reciclado com diferentes concentrações de ZnO (100 mg, 500 mg e 1000 mg). O revestimento será aplicado via SBS. As análises incluirão a caracterização das propriedades térmicas (condutividade térmica, difusividade térmica e calor específico) e a espectroscopia Raman para caracterização molecular e verificação da interação PS-ZnO, além de microscopia eletrônica de varredura (MEV) para análise morfológica.
Espera-se que a aplicação do revestimento de nanofibras de PS com e sem ZnO resulte em painéis com melhor desempenho de isolamento térmico e outras propriedades funcionais. Os resultados deste estudo contribuirão para o desenvolvimento de biomateriais com funcionalidade aprimorada e para soluções mais sustentáveis na construção civil.