MODIFICAÇÃO DE MICROFIBRILA DE CELULOSE E SUA APLICAÇÃO COM LÁTEX DE BORRACHA NATURAL NO RECOBRIMENTO DE PAPEL KRAFTLINER
Biopolímeros. Celulose modificada. Látex de Borracha natural. Propriedades de barreira. Papeis para Embalagens. Sustentabilidade.
O acúmulo de resíduos plásticos, especialmente de embalagens, tem impulsionado a busca por alternativas sustentáveis. O setor de celulose e papel se destaca nesse contexto, embora enfrente limitações como alta hidrofilidade e baixa barreira a gases. Para superar esses desafios, estudos têm investigado o uso de MFCs modificadas e látex de borracha natural. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é avaliar o efeito da modificação de microfibrilas de celulose modificadas quimicamente com ácidos graxos provenientes da cera de carnaúba no recobrimento de papel kraftliner. As MFCs foram submetidas à troca de solvente com acetona e posteriormente modificadas com cera de carnaúba em meio ácido (pH 4), sob refluxo a 100 °C por 7 horas. Após a reação, o material foi purificado por centrifugação e lavagem com acetona. As suspensões foram padronizadas com 3% (m/m) de MFCs e misturadas a látex de borracha natural diluído (30%), com a remoção da acetona para evitar coagulação. As formulações foram homogenizadas a 4000 rpm por 10 minutos. Os recobrimentos foram aplicados com uso de uma máquina de recobrimento, resultando em papéis compostos por duas camadas de recobrimento, com gramatura de 15 g/m². Os parâmetros de aplicação foram padronizados para todos os tratamentos. As MFCs modificadas foram caracterizadas por espectroscopia no infravermelho com transformada de Fourier (FTIR), termogravimetria (TGA) e as suspensões de recobrimento quanto ao teor de sólidos, pH, viscosidade e reologia. Já os papéis recobertos, foram submetidos às seguintes análises: gramatura, microscopia eletrônica de varredura (MEV), resistência a óleos, dureza à lápis, capacidade de absorção de água (Cobb 120), taxa de permeabilidade ao vapor de água (TPVA) e permeabilidade ao vapor de água (PVA) e ângulo de contato/molhabilidade. Os resultados indicam que a modificação das MFCs, aliada à aplicação de látex de borracha natural, melhora significativamente as propriedades físico-mecânicas e de barreira à penetração de umidade, gases e óleos do papel Kraftliner. Esse aprimoramento viabiliza o desenvolvimento de embalagens mais duráveis e sustentáveis, oferecendo uma alternativa viável e ecologicamente responsável ao uso de plásticos em embalagens. Dessa forma, a tecnologia proposta apresenta um grande potencial industrial, contribuindo para a redução do impacto ambiental associado aos materiais plásticos de embalagem.