Números Construtíveis: uma abordagem para o Ensino Fundamental Anos Finais
Ensino de Geometria, Construções com régua e compasso, Proposta didática.
Estudos apontam que ensinar Geometria exige linguagens e procedimentos apropriados para que seus conceitos e especificidades simbólicas sejam compreendidos. Tais preocupações permeiam a mente de educadores há tempos, dado que a maneira como a Geometria é abordada reflete no desenvolvimento intelectual, no raciocínio lógico e na capacidade de abstração e generalização dos estudantes. Neste contexto, o presente trabalho aborda como os Números Construtíveis podem ser inseridos no estudo do Conjunto dos Números Reais no Ensino Fundamental Anos Finais. O propósito é incentivar o uso das Construções Geométricas, realizadas com régua e compasso, para ensinar Números Reais, ou seja, abordar simultaneamente os conceitos de Geometria e Álgebra. Uma vez fixada uma unidade de comprimento, existem segmentos de reta cujos comprimentos não são expressos por números racionais, mas sim por irracionais. Desse modo, o estudo do Conjunto dos Números Irracionais torna-se menos abstrato e de mais fácil compreensão. Este trabalho, apresenta uma Proposta Didática com atividades referentes às Construções Geométricas, com uma abordagem prática para o estudo dos Números Reais. Ensinar Geometria por meio de Construções Geométricas pode facilitar o aprendizado, pois torna os conceitos abstratos mais concretos, permitindo uma compreensão visual e intuitiva dos tópicos abordados.