AS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO DAS FAKE NEWS EM INTERFACE AO DISCURSO DO MEDO
Análise do Discurso. Discurso do Medo. Fake News. Pós-verdade.
Pretendeu-se, neste trabalho, estudar a relação interdiscursiva das fake news e o discurso do medo como estratégia linguístico-discursiva a fim de atingir a ideologia dos sujeitos. As fake news são práticas comuns desde o surgimento das mídias e são utilizadas no campo político para manipular, convencer e modificar as ideologias e crenças dos sujeitos. Contudo, as fake newstratam-se de discursos que circulam no espaço público, vinculadas àinternet, se instaurando como verdade. Apesar da tradução do termo ser notícias falsas, as fake news não se limitam no que é verdadeiro ou falso, nem mesmo no que são notícias. No viés dos estudos das Condições de Produção dos Discursos (COURTINE, 2016) e (ORLANDI, 2001), buscamos apreender as questões sócio-históricas em que as fake news se encontram, para dirigirmos as nossas análises para a preocupação dos efeitos de sentidos que as inverdades causam nos sujeitos e na sociedade. Dessa forma, mobilizamos a Análise do Discurso, com as contribuições de Maingueneau (2007; 2013) e Charaudeau (2019), para embasar esta pesquisa e analisar as fake news, em interface ao discurso do medo, que permeiam as redes sociais, em uma leitura externa ao texto em sua concretude, no que tange um dispositivo de enunciação. Para isso, na composição do corpus, operamos recortes de fake news checadas pelas agências de fact-checking, Lupa e Aos Fatos, sobre temas como: educação, saúde, segurança e religião, devido a recorrência com que aparecem nas plataformas de checagens e serem temas importantes para a sociedade, pelo poder de convencimento. Deste modo, tivemos a Lupa e a Aos Fatos como porta de acesso às fake news e selecionamos duas de cada plataforma para analisarmos. O nosso interesse pelo corpus surgiu da preocupação com os efeitos de sentidos que os discursos fraudulentos podem causar nos sujeitos, atacando a democracia e tumultuando os discursos da informação.