Portal do Governo Brasileiro
Atualize sua Barra de Governo
SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas
Ir para o Conteúdo Principal
1
Início do Menu
2
Acessibilidade
Alto Contraste
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS
Telefone/Ramal:
(35) 3829-1179
E-mail:
ppgletras.del@ufla.br
Site Antigo: http://prpg.ufla.br/alternativo/letras/
Programa
· Apresentação
· Área de Concentração
· Cursos
· Estrutura Física
· Estrutura Curricular
Ensino
· Alunos Ativos
· Corpo Docente
· Dissertações
· Turmas
Projetos de Pesquisa
Calendário
Processos Seletivos
Notícias
Documentos
· Forms
· Resolutions
· Statute
· Others
Outras Opções
· Área de Concentração e Linhas de Pesquisa
· Atos Normativos
· Colegiado do PPGL
· Comissão de Autoavaliação
· Coordenação do PPGL
· Eventos
· História do Programa
· Horários de Aulas
· Manuais e Tutoriais
· Planejamento estratégico 2021-2024
· Planejamento Estratégico 2025-2028
· Premiação melhor dissertação
· Processo Seletivo de Candidatos Internacionais
· Redes Sociais do PPGL
· Repositório Institucional da UFLA
· Trâmites Pós-defesa
Projetos de Pesquisa
2022
Dissonâncias no Atlântico de língua portuguesa: temporalidades, mentalidades e circularidade cultural entre Brasil, Portugal e Angola
Literatura Brasileira: diálogos e tensões
2021
Ficções brasileira e portuguesa: modos contemporâneos de ler
2020
Rastros da História, sinais da memória, indícios do cotidiano olhares sobre objetos culturais de língua de portuguesa.
Entre discursos: a (des)construção de uma Pandemia no Espaço Discursivo do Jornalismo Brasileiro
Condições de produção dos discursos paratópicos e atópicos, suas estratégias e emergência do sujeito.
2019
Discursos, representações sociais e educação
Estudos analítico-descritivos da língua/linguagem em uma perspectiva funcionalista
ENTRE O DISCURSO E A VIDA: ENUNCIADOS CONCRETOS NO/SOBRE O CÍRCULO DE BAKHTIN
LITERATURA, LINGUAGEM, TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA E FORMAÇÃO DOCENTE (INTERSIGNOS)
2018
O Cinema Novo como experiência inovadora da formação cultural docente
PROCESSOS DE LEITURA E ESCRITA CRIATIVA: INTERFACES E MÚLTIPLOS OLHARES.
Ensino e aprendizagem de literatura em diálogo com meio digital
Textualidades em Produções Textuais Multissemióticas e Formação de Professores de Língua Portuguesa (TEXTUALIZA)
2017
Literatura Brasileira: caminhos, diálogos e tensões
Estudo sobre danças populares brasileiras e sobre os elementos a elas associados, como a percussão, o canto, o verso e a dramatização.
Identidade do Docente de Línguas
2016
A importância da linguagem sensível na formação do estudante do ensino básico e da licenciatura em letras para o pleno desenvolvimento do indivíduo e do profissional da área de humanidades.
Estratégias de leitura e produção de discursos midiáticos
REDUÇÃO DAS SÍLABAS PÓS-TÔNICAS NO PORTUGUÊS BRASILEIRO SEGUNDO TEORIAS BASEADAS NO USO
A escrita na escola: questões teóricas e metodológicas
Fenômenos de fala na aquisição da escrita
Ensinar e aprender utilizando a Internet como fonte e meio de material didático
2015
FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS E METODOLÓGICOS DO PROCESSO DE ESCRITA: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE TEXTOS NA ESCOLA
ANÁLISE TERMINOLÓGICA DE LIVROS DESTINADOS AO ESTUDO INTRODUTÓRIO DA ZOOTECNIA
2014
AVALIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA: SINALIZAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
Metodologias de Ensino de Língua Portuguesa
O gesto da escrita, a escrita do gesto: corpo, arte e literatura
2013
LETRAMENTO DIGITAL: DIAGNÓSTICO SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NO ENSINO DA LEITURA EM ESCOLAS PÚBLICAS MINEIRAS DE NÍVEL MÉDIO
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação -
Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato
| © UFLA | appserver2.srv2inst1
28/04/2025 12:58