CHATGPT COMO RECURSO DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: ANÁLISE DAS POTENCIALIDADES, LIMITAÇÕES E INTERAÇÕES LINGUÍSTICAS COM A MÁQUINA
ChatGPT, Inteligência artificial generativa, Inteligência artificial, Ensino de língua inglesa, CALL, Tecnologia educacional.
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A crescente integração de tecnologias na educação tem transformado as práticas de ensino de línguas estrangeiras. Nesta pesquisa, o ChatGPT, uma ferramenta de Inteligência Artificial (IA), foi explorado como recurso pedagógico no ensino de língua inglesa (LI). A pesquisa foi aplicada com alunos de um curso de Letras/Inglês de uma universidade federal brasileira e teve como objetivos específicos: analisar a percepção destes sujeitos acerca das interações linguísticas com o ChatGPT; identificar as percepções desses alunos sobre as potencialidades e limitações desta ferramenta como suporte ao ensino de LI; e avaliar a percepção destes participantes sobre o uso desta IA para a elaboração de atividades didáticas. Como sustentação das discussões teóricas, a pesquisa baseia-se nos estudos de Warschauer (1996), Levy (1997); Egbert (2005); Levy e Stockwell (2006); Hubbard e Levy (2006); Garret (2009); Hubbard (2009); Chapelle (2010), para discutir o aprendizado mediado por computador, ou CALL (Computer-Assisted Language Learning). Para o entendimento do uso de grandes modelos de linguagem, como o ChatGPT, foram utilizados os trabalhos de Alshahrani (2023), Birenbaum (2023) e Pedreño (2024), e os estudos de Rudolph (2023), Alves (2023) e Oliveira (2023) ajudaram a explorar as aplicações desses modelos de IA na educação. A pesquisa, de natureza exploratória-descritiva, realizou a coleta de dados por meio de dois questionários online e pela análise das atividades de ensino de LI geradas por meio do ChatGPT. Os dados quantitativos foram submetidos a análise estatística descritiva, enquanto os dados qualitativos foram analisados por meio da Análise de Conteúdo de Bardin (2010). Os resultados indicam que os participantes reconhecem, dentre outras potencialidades, a rapidez e praticidade do ChatGPT na elaboração de atividades, bem como a sua criatividade na geração de conteúdo. No entanto, apontam limitações relacionadas à precisão, confiabilidade e profundidade das informações, além de desafios na formulação de prompts que afetam a qualidade das respostas. O trabalho permite concluir que, apesar de dificuldades relacionadas à precisão e confiabilidade das respostas, o ChatGPT tem potencial para atuar como uma ferramenta de suporte ao ensino de LI e indica a necessidade de capacitação de alunos e professores para melhor aproveitamento do uso desta IA.