ENTRE PÁGINAS E EMOÇÕES: O APRIMORAMENTO DAS
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NO ENSINO BÁSICO A
PARTIR DA EXPERIÊNCIA DA LEITURA LITERÁRIA
Leitura literária; Competências socioemocionais; Educação básica.
Sabe-se que nossa educação básica brasileira é perpassada por um viés neoliberal, tendo em
vista que ela reflete características e demandas da sociedade. Nesse viés, as metodologias de
ensino, sobretudo nas aulas de literatura, estão voltadas para a produção de um conhecimento
de base produtivista (Cosson, 2021). Na contramão desse cenário, o próprio documento oficial
da educação, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) vem discutindo a necessidade do
desenvolvimento de competências voltadas para o exercício da subjetividade. Nessa esteira,
temos a discussão sobre as competências socioemocionais, por exemplo. Partindo do
pressuposto da necessidade do desenvolvimento dessas competências para uma formação
integral do sujeito (Morin, 2000), este trabalho visa discutir como o ensino de literatura pode
auxiliar na aquisição das competências socioemocionais dos estudantes do ensino básico
brasileiro. Assim, esta pesquisa aborda e amplia a discussão sobre as inteligências e
competências socioemocionais (Gardner, 1997; Hutz, 2009; Mayer & Geher, 1996; OCDE,
2015). Está embasada nos pressupostos de Jouve (2002), Rouxel (2004), Cosson (2021) e
Grazioli (2016) sobre o processo particular de leitura literária que demanda habilidades
específicas no ato de leitura. Ainda debate a formação emocional dos discentes da escola
básica a partir das diretrizes da BNCC (2017). Desse modo, esta pesquisa trabalha para
discutir alguns princípios norteadores de uma sociedade neoliberal (Chulhan, 2015) que
interferem na promoção de um ensino mais humanizado nas escolas, impactando
negativamente a formação de uma sociedade mais igualitária, sensível às diferenças que nos
constituem.