LEITURA DE PALAVRAS EM TESTES DO PROGRAMA DE
ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS (PROAJA-PIAUÍ)
Alfabetização. Leitura de palavras. Decodificação. Educação de Jovens e Adultos.
O processo de aquisição da leitura e a fase de alfabetização vão além do mero ensino e
aprendizado no ambiente escolar, sendo essenciais para os indivíduos em uma sociedade
letrada. Esta dissertação tem como principal objetivo investigar a habilidade de leitura de
palavras, no processo de decodificação, por jovens, adultos e idosos participantes de um
Programa de Alfabetização no estado do Piauí. Este estudo não se limita à aquisição da
prática leitora, abordando também a intricada relação entre oralidade e escrita, um dos
desafios dos aprendizes da escrita. A base teórica fundamenta-se em autores como Cagliari
(2009), Cristófaro-Silva (2010), Ferreiro e Teberosky (1985), Fontes-Martins (2014), Morais
(2008), Oliveira (2005), Rocha e Fontes-Martins (2014), Soares (2021) e outros estudiosos
que abordam essa temática. Para esta pesquisa, foram utilizados os dados consolidados das
avaliações iniciais do Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos no estado do Piauí,
PROAJA-PIAUÍ, contendo um total de 5.616 registros. A análise dos dados concentrou-se
nos itens relacionados à leitura de palavras, de modo a traçar um panorama dos estágios
iniciais da aquisição dessa habilidade. Através dos perfis delineados, foi possível observar os
avanços e desafios desse processo complexo e não linear. Além disso, foram explorados os
problemas e dificuldades encontrados pelos discentes, ocorridos durante o processo de leitura
e decodificação. Conclui-se que tais questões não devem ser vistas como falhas, mas como
elementos inerentes ao processo de aprendizagem e consolidação das habilidades próprias do
mundo letrado. Esse processo requer tempo e uma abordagem sistemática com o aprendiz no
ensino da palavra escrita.