Apresentação

 

O Programa Acadêmico de Pós-Graduação em Letras tem por objetivo geral a qualificação de pesquisadores e professores para a atuação acadêmica avançada, transformadora de procedimentos e processos inerentes às questões da linguagem e da cultura, realizadas por meio da reflexão sobre os sujeitos e a sociedade.

 

Missão

 

Promover a excelência na formação acadêmica, pesquisa e extensão no campo das Letras, capacitando nossos estudantes a se tornarem profissionais altamente qualificados e conscientes de sua responsabilidade na sociedade. Buscamos cultivar o conhecimento interdisciplinar, a inovação e a produção científica de alta qualidade, sempre com um compromisso sólido com os valores éticos e o desenvolvimento sustentável. Nosso programa se dedica a criar um ambiente inclusivo e diversificado, onde a colaboração e a internacionalização são incentivadas, contribuindo assim para a construção do conhecimento e o enriquecimento da cultura.

 

Visão

 

Buscamos nos tornar um centro de excelência nacional e internacional na área de Letras, reconhecido por nossa qualidade acadêmica, contribuição para o avanço do conhecimento e impacto positivo na sociedade. Almejamos ser um ambiente onde a pesquisa de vanguarda e a inovação floresçam, enriquecendo a formação de nossos alunos, aprimorando o corpo docente e influenciando de maneira significativa o cenário educacional. Nossa visão é inspirar a mudança, promovendo a diversidade, a integração entre ensino, pesquisa e extensão, bem como a internacionalização do conhecimento, mantendo um compromisso firme com a ética, a sustentabilidade e a responsabilidade social. Galgar os obstáculos e atingir a nota máxima na avaliação da CAPES é uma meta, pois esse reconhecimento não apenas valida nosso compromisso com a qualidade, mas também nos posiciona como líderes em nosso campo, abrindo portas para parcerias, financiamento e a oportunidade de influenciar positivamente as políticas educacionais no Brasil. Assim, continuaremos a aprimorar nossa excelência acadêmica até atingirmos essa classificação, contribuindo para um futuro mais brilhante na pesquisa em Letras e na formação de novos profissionais altamente qualificados.

 

Valores

 

  • Excelência Acadêmica: Valorizamos a busca constante pela qualidade em todas as nossas atividades acadêmicas, promovendo a pesquisa de ponta, o ensino de alto nível e a produção científica relevante.
  • Integridade e Ética: Comprometemo-nos a conduzir nossas atividades com integridade e ética, agindo com honestidade, transparência e respeito, tanto na pesquisa quanto na interação com nossa comunidade acadêmica e sociedade.
  • Diversidade e Inclusão: Abraçamos a diversidade em todas as suas formas, promovendo um ambiente inclusivo que valoriza diferentes perspectivas, origens e identidades, contribuindo para um ambiente acadêmico mais rico e estimulante.
  • Inovação e Interdisciplinaridade: Estimulamos a inovação e a interdisciplinaridade como pilares essenciais para avançar o conhecimento e enfrentar os desafios complexos do nosso tempo.
  • Responsabilidade Social: Reconhecemos nossa responsabilidade em relação à sociedade e nos empenhamos em aplicar nosso conhecimento em benefício da comunidade local, nacional e global.
  • Colaboração e Parceria: Valorizamos a colaboração entre docentes, alunos e outros programas de pósgraduação, promovendo parcerias que ampliem nosso impacto acadêmico e social.
  • Internacionalização: Buscamos a internacionalização do conhecimento, fomentando parcerias e colaborações com instituições acadêmicas em todo o mundo, proporcionando aos nossos alunos uma perspectiva global.
  • Sustentabilidade Ambiental: Comprometemo-nos com práticas que promovam a sustentabilidade ambiental, reduzindo nosso impacto negativo no meio ambiente sempre que possível.
  • Cidadania e Responsabilidade Pública: Nossos valores incluem um profundo compromisso com a cidadania ativa e a responsabilidade pública, buscando soluções que melhorem a qualidade de vida da sociedade em geral.
  • Adaptação e Melhoria Contínua: Perseguimos a capacidade de adaptação e melhoria contínua, respondendo aos desafios em constante evolução do ambiente acadêmico e da sociedade, e buscando aprimorar continuamente nossas práticas.

 

Objetivos Específicos

 

São objetivos específicos do Mestrado em Letras:

1. Mobilizar os conhecimentos e pesquisas produzidos na área de Letras como subsídio às reflexões sobre a interação entre linguagens, culturas e práticas sociais;

2. Constituir-se em instância de discussão, reflexão e produção de conhecimento na área de Letras e nas suas relações com a sociais.

3. Constituir-se em um espaço de qualificação de profissionais de Letras e de outras áreas do conhecimento com interesse em estudar as várias linguagens (humanas e artificiais);

4. Formar profissionais qualificados para atuar na Educação, preferencialmente, nas áreas de ensino de línguas (materna e adicional) e suas literaturas;

5. Investigar as práticas de linguagem  em contextos sociais diversos;

 

Periodicidade do processo Seletivo

 

Anual 

Vagas por seleção: 24

Área de Concentração - Língua, Cultura e Sociedade;

 

Linha de Pesquisa

 

Linha 1 - Estudos descritivo-analíticos de língua/linguagem e suas tecnologias

 

Descrição: A linha aborda os fundamentos analíticos-descritivos dos processos linguísticos e sua constituição no âmbito das dimensões sociais, de seus usos e suas tecnologias no processo de descrição e análise. Propõe-se, portanto, pesquisas nas várias dimensões constitutivas da língua: fonético-fonológicas, morfossintáticas, semântico-lexicais, textuais e pragmático–discursivas, sob aportes teórico-metodológicos da Linguística Sistêmico-funcional, da Sociolinguística/Dialetologia, da Linguística Textual, das teorias da Multimodalidade, do Sócio Interacionismo Discursivo, entre outras, concebendo essas dimensões como espaços de interação social em que os usuários estão inseridos em contextos multissemióticos e são determinados por traços identitários e ideológicos.

 

Linha 2 - Objetos culturais e produção de sentidos

 

Descrição:Esta linha congrega os estudos voltados para a reflexão sobre as múltiplas abordagens e análises de objetos culturais, tanto do ponto de vista discursivo, quanto do literário, que contribuem para variadas formas de apreensão/produção de sentidos. As práticas de linguagem, seja na dimensão do cotidiano, seja na reelaboração no plano literário, buscam evidenciar as maneiras como se dão os fenômenos que envolvem as produções culturais e as consequentes apreensões de sentidos. Investe-se, assim, na possibilidade de investigar as manifestações discursivas e literárias, guardadas as suas especificidades, a partir da construção de conceitos como discurso, arte, literatura, cultura, identidade, memória, diversidade, entre outros, buscando a compreensão da linguagem em suas práticas sociais, artísticas e culturais.

 


Página Alternativa



Telefone/Ramal

Telefone/Ramal: (35) 2142-2066
E-mail: ppgletras.del@ufla.br

Coordenação do Programa

  • - PATRICIA VASCONCELOS ALMEIDA

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

  • - RODRIGO GARCIA BARBOSA

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 28/03/2024 21:22