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Banca de QUALIFICAÇÃO: THAMIRES BARBOSA DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAMIRES BARBOSA DE OLIVEIRA
DATA: 08/12/2025
HORA: 14:00
LOCAL: ON LINE
TÍTULO:

FENÔMENOS FONÉTICO-FONOLÓGICOS EM TEXTOS ESCRITOS DE ALUNOS DA EJA


PALAVRAS-CHAVES:

EJA, Escrita, Ortografia, Fala, Variação, Fenômenos fonéticos- fonológicos.


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO:

Este trabalho tem como objetivo investigar como fenômenos fonético-fonológicos se apresentam nos textos escritos de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com foco nos desvios ortográficos causados pela influência da fala na escrita. Dentre esses fenômenos, destaca-se a haplologia que consiste na redução da última sílaba átona ou da vogal dessa sílaba em uma palavra ou, quando seguida de outro vocábulo também iniciado por sílaba átona, como por exemplo ‘litro de leite’> ‘li [-] de leite’ e ‘massa de tomate’> ‘mas [-] de tomate’. Esse fenômeno é muito comum na fala dos mineiros, os quais são conhecidos por “comerem” o final das palavras (Evangelista, 2018). A EJA é uma modalidade de ensino ofertada a alunos que, por diversos motivos, não puderam terminar seus estudos em idade regular, além de ser composta por um público bastante heterogêneo e tratada de forma secundária, enfrentando desafios como evasão escolar e falta de recursos. Este trabalho pretende contribuir para a área de EJA, avaliando os fenômenos fonético-fonológicos na escrita de estudantes dessa modalidade de ensino. Para cumprir esse objetivo, foi realizada uma coleta de dados de produção textual de alunos da alfabetização e do 6º ano do Ensino Fundamental da EJA, de uma escola pública localizada no município de Lavras (MG). Também foram coletados alguns cadernos desses alunos, bem como dados de formação e de atuação profissional das docentes das turmas investigadas. Para a análise e discussão dos dados, a Teoria de Integração de Múltiplos Padrões (IMP) será utilizada e também a Sociolinguística Educacional será considerada, avaliando-se fatores sociais como idade, escolaridade e sexo. O trabalho pretende contribuir para o ensino da Língua Portuguesa no contexto da EJA.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - SOELIS TEIXEIRA DO PRADO MENDES - UFOP (Suplente)
Presidente - RAQUEL MARCIA FONTES MARTINS (Membro)
Interno - MAURICEIA SILVA DE PAULA VIEIRA (Membro)
Externo à Instituição - MARIA JOSÉ FRANCISCO DE SOUZA - UFMG (Membro)
Interno - MARCIO ROGERIO DE OLIVEIRA CANO (Suplente)
Externo à Instituição - DANIELA MARA LIMA OLIVEIRA GUIMARÃES - UFMG (Membro)
Notícia cadastrada em: 18/11/2025 15:22
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