FENÔMENOS FONÉTICO-FONOLÓGICOS EM TEXTOS ESCRITOS DE ALUNOS DA EJA
EJA, Escrita, Ortografia, Fala, Variação, Fenômenos fonéticos- fonológicos.
Este trabalho tem como objetivo investigar como fenômenos fonético-fonológicos se apresentam nos textos escritos de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com foco nos desvios ortográficos causados pela influência da fala na escrita. Dentre esses fenômenos, destaca-se a haplologia que consiste na redução da última sílaba átona ou da vogal dessa sílaba em uma palavra ou, quando seguida de outro vocábulo também iniciado por sílaba átona, como por exemplo ‘litro de leite’> ‘li [-] de leite’ e ‘massa de tomate’> ‘mas [-] de tomate’. Esse fenômeno é muito comum na fala dos mineiros, os quais são conhecidos por “comerem” o final das palavras (Evangelista, 2018). A EJA é uma modalidade de ensino ofertada a alunos que, por diversos motivos, não puderam terminar seus estudos em idade regular, além de ser composta por um público bastante heterogêneo e tratada de forma secundária, enfrentando desafios como evasão escolar e falta de recursos. Este trabalho pretende contribuir para a área de EJA, avaliando os fenômenos fonético-fonológicos na escrita de estudantes dessa modalidade de ensino. Para cumprir esse objetivo, foi realizada uma coleta de dados de produção textual de alunos da alfabetização e do 6º ano do Ensino Fundamental da EJA, de uma escola pública localizada no município de Lavras (MG). Também foram coletados alguns cadernos desses alunos, bem como dados de formação e de atuação profissional das docentes das turmas investigadas. Para a análise e discussão dos dados, a Teoria de Integração de Múltiplos Padrões (IMP) será utilizada e também a Sociolinguística Educacional será considerada, avaliando-se fatores sociais como idade, escolaridade e sexo. O trabalho pretende contribuir para o ensino da Língua Portuguesa no contexto da EJA.