O papel da educação científica na formação integral de pessoas privadas de liberdade: a percepção de docentes
Educação prisional. Educação científica. Reinserção social.
O presente trabalho visou investigar a percepção de docentes da área de Ciências de uma escola inserida em uma unidade prisional sobre o papel da educação científica no processo de formação integral e ressocialização de pessoas privadas de liberdade. O aporte teórico da pesquisa se pauta na concepção de educação da pedagogia histórico-crítica e na concepção de ser humano da psicologia histórico-cultural, ambas apoiadas nos pressupostos do materialismo histórico-dialético, de modo que a temática é contextualizada nas contradições que envolvem a relação entre o sistema prisional e a educação na sociedade capitalista. O texto aborda o sistema jurídico como instrumento de controle social, a criminalização da pobreza e o racismo no sistema penitenciário brasileiro, a função excludente das instituições carcerárias na sociedade burguesa e a literatura científica que aborda a educação como um dos meios de reduzir a reincidência criminal. Na discussão sobre a relação entre educação e sociedade, defende os pressupostos da pedagogia histórico-crítica, cuja postura contra-hegemônica afirma a importância dos conteúdos científicos, artísticos e filosóficos para transformar a visão de mundo dos e das educandas, bem como a compreensão histórica de ser humano encontrada nos preceitos da psicologia histórico-cultural. Dada a relevância que essas teorias atribuem aos conhecimentos científicos para o processo de humanização e de transformação dos sujeitos, coloca-se como objetivo da pesquisa investigar de que maneira docentes de uma escola voltada para pessoas privadas de liberdade compreendem a contribuição da educação em Ciências para o desenvolvimento desses sujeitos e para a vida pós-cárcere. A metodologia utilizada para a coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada com docentes da área de Ciências de uma escola inserida em uma unidade prisional. A metodologia utilizada para a análise dos dados foi o método de análise do conteúdo.