MÚSICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DO PIBID DE BIOLOGIA DA UFLA
Formação docente; PIBID; Música; Encantamento; Práticas pedagógicas.
A pergunta de pesquisa que orienta este trabalho é: “Como os estudantes do PIBID de Biologia da UFLA participantes do projeto 2020-2022 perceberam a estratégia pedagógica a qual propôs estabelecer um diálogo entre a educação científica e a música na sua formação?”. Assumindo que a formação cultural pode influenciar nas direções em que os sujeitos em formação percebem a realidade, considera-se de grande relevância a presença da música e o debate de suas expressões no ambiente de formação docente. Tendo em vista que a formação de professores é uma área construída historicamente e que sua constituição se deu a partir de uma relação política, cultural e social numa sociedade de classes, percebe-se que a área ainda sofre influências de uma perspectiva tradicional e conservadora, que forma professores para reproduzirem um modelo capitalista de educação. Assim, visando construir uma proposta para uma educação emancipadora, que forme cidadãos capazes de pensar sua realidade de maneira autônoma, se faz relevante uma busca por uma formação docente que forme professores capazes de transformar o potencial da educação que, até então se mostra uma ferramenta de expansão da maquinaria produtiva capitalista, para uma educação que liberte efetivamente a classe trabalhadora no aspecto intelectual. Tal proposta envolve uma transformação tanto dos estudos teóricos quanto práticos, significa propor uma formação docente que discuta os aspectos políticos, sociais, culturais, ambientais e midiáticos que se misturam na realidade social e ainda formar professores capazes de construir práticas pedagógicas que fogem dos moldes tradicionais, com metodologias não expositivas, problematizadoras e que buscam transcender a disciplinaridade e seus prefixos possíveis (inter, trans, multi e etc). A pesquisa se debruçou sobre as avaliações escritas pelos alunos numa proposta avaliativa onde expressaram suas impressões acerca das contribuições da música para sua formação, além de descrever as práticas pedagógicas gravadas durante o período de pandemia. A análise dos dados assume um caráter de pesquisa qualitativa, com análise de conteúdo e categorização por frequência das ideias em comum que se expressam nas avaliações escritas pelos estudantes. A música se mostrou um elemento relevante para a promoção de uma educação que é ao mesmo tempo reflexiva, integrada, sistemática e interdisciplinar aproveitando os aspectos científicos sem marginalizar as questões sociais, ambientais, culturais e políticas que também fazem parte do mundo moderno.