A Educação Ambiental nos projetos políticos-pedagógicos das escolas de Campo Belo/MG
Educação ambiental. Educação crítica. Projeto político-pedagógico.
O presente trabalho tem como objetivo a analise dos projetos politicos pedagogicos e a construção de uma consciência crítica e responsável em relação aos desafios ambientais que enfrentamos atualmente, buscando a ampliação de um pensamento reflexivo que leve a uma sociedade mais sustentável e equilibrada. Através da educação ambiental, busca-se envolver indivíduos de todas as idades e contextos, tanto em espaços formais, como escolas e universidades, quanto em espaços não formais, como ONGs, comunidades e mídia. O propósito é fomentar a compreensão da educação ambiental dentro dos planos pedagogicos e de suas causas, destacando as interações entre este importante documento e o meio ambiente. Através da educaçao ambiental critica que busca a mundança de pensamento e não somente uma educaçao ambiental tradidicional ou pragmatica que busca atividades práticas, como trilhas ecológicas, visitas a áreas protegidas ou projetos de recuperação de habitats, os participantes são expostos apenas à necessidade de sua preservação sem ter nunhama mudança social . Além disso, a educação ambiental critica também visa incentivar a mudança de comportamento em relação aos recursos naturais e às práticas insustentáveis. A educação ambiental crítica apresenta uma visão de mundo em que o social não está separado do ambiental e as escolhas individuais não se dissociam da história e das normas sociais. Essa investigação será feita por meio de uma analise documental nos planos politicos pedagogicos das escolas de Campo Belo MG, com o objetivo de identificar como a educaçao ambiental aparece dentro deste documento norteardor das escolas neste municipio, e ainda os obstáculos existentes para a sua implementação nas escolas, e analisar, com base na literatura científica da área, as concepções e práticas identificadas, oferecendo subsídios teóricos e didáticos para dentro dos planos pedagogicos orientara-los a prática de uma educação ambiental escolar crítica.