TEATRO DO OPRIMIDO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: DIÁLOGOS ENTRE EDUCAÇÃO DOS SENTIDOS E PESQUISA SOCIOAMBIENTAL
Prática social, mapeamento ambiental, Arte, Residência Pedagógica
Trabalhar com a formação docente é um caminho importante para garantir melhores possibilidades às práticas pedagógicas. O(A) professor(a) imerso na comunidade escolar corriqueiramente realiza ações de pesquisa social que contribuem com o enriquecimento de seu trabalho e reflexão sobre a realidade escolar, contudo, muitas vezes isso não se dá de forma sistemática, contínua e de maneira aprofundada. O Teatro do Oprimido, percebido como uma prática social possibilita instâncias de diálogo necessárias à reflexão das assimetrias sociais da sociedade brasileira e das questões socioambientais atuais, questões presentes na vida dos e das estudantes. Junto ao Programa de Residência Pedagógica do curso de Ciências Biológicas procuramos trabalhar a formação de professoras/es associada à pesquisa e a dramatização por meio do Teatro do Oprimido, buscando elucidar e se aprofundar sobre as questões socioambientais das comunidades escolares com as quais atuamos. A presente pesquisa possui o Materialismo Histórico-Dialético como referencial teórico-metodológico de leitura da realidade e busca, a partir da materialidade dos fenômenos encontrados a partir da investigação nas comunidades de duas escolas de Lavras – uma municipal e outra estadual - problematizar e se aprofundar nestas questões socioambientais emergentes, elaborar práticas pedagógicas contextualizadas com a realidade das escolas, em síntese garantir uma formação de professoras/es pesquisadoras/es mais humanizada e socioambientalmente sustentável.