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Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNA CHRISTINA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRUNA CHRISTINA SILVA
DATA: 16/07/2025
HORA: 16:00
LOCAL: meet.google.com/cwt-ohmj-cni
TÍTULO:

Flexibilização e Interdisciplinaridade no Currículo Referência de Minas Gerais para as Ciências da Natureza no contexto da Base Nacional Comum Curricular e do Novo Ensino Médio (2017)


PALAVRAS-CHAVES:

Currículo. Ciências da Natureza. Novo Ensino Médio. Itinerários Formativos. Interdisciplinaridade. 


PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
RESUMO:

O presente relatório de qualificação apresenta o referencial teórico e metodológico do trabalho e os resultados preliminares da pesquisa ora intitulada “Flexibilização e Interdisciplinaridade no Currículo Referência de Minas Gerais para as Ciências da Natureza no contexto da Base Nacional Comum Curricular e do Novo Ensino Médio (2017)”. O Estado brasileiro tem sido submetido, desde o ano de 2016, a um pacote de reformas de ampla magnitude, dentre as quais aqui se destaca, no âmbito das políticas educacionais, a promulgação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do “Novo Ensino Médio”, no ano de 2017. Desde então, os efeitos de tais políticas curriculares já têm sido sentidos nas redes estaduais de todo país frente ao amplo movimento de reformulação curricular que se encaminhou a partir daí. Com o intuito de contribuir com os estudos sobre os impactos dessa reforma no contexto do estado de Minas Gerais, neste trabalho se estabeleceu como objetivo geral: Examinar a proposta do currículo das Ciências da Natureza no Currículo Referência de Minas Gerais para o Ensino Médio a partir da reformulação induzida pela política curricular da Base Nacional Comum Curricular e pelo Novo Ensino Médio. A partir desse objetivo, foram definidos como objetivos específicos: a) Explorar os documentos oficiais que explicitam a atual proposta curricular de Minas Gerais para a etapa do Ensino Médio em relação à área de conhecimento das Ciências da Natureza; b) Conhecer e analisar as concepções de flexibilização curricular e de interdisciplinaridade que balizam a organização curricular do estado mineiro em relação às determinações dadas pela Base Nacional Comum Curricular e pelo Novo Ensino Médio; c) Discutir sobre as possíveis implicações dos ideais de flexibilização curricular e de interdisciplinaridade pressupostos no atual arranjo curricular para a redefinição da identidade e das finalidades da educação em Ciências no Ensino Médio. Metodologicamente, o estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, de cunho documental, em que as fontes selecionadas para análise deverão ser submetidas à Análise Textual Discursiva. Como primeiros resultados, observa-se que a implementação do Novo Ensino Médio em escala nacional continua em processo e que a reforma não se consolidou em razão das dificuldades de torná-la exequível frente às desigualdades de diferentes naturezas que caracterizam as redes escolares brasileiras. Também se evidencia que a resistência a esse novo modelo de Ensino Médio, o qual continua sendo reformado, faz com que ele se constitua como um objeto de pesquisa em movimento. No caso do estado de Minas Gerais, a construção da proposta curricular como espelhamento da BNCC e a necessária renovação, ano a ano, da oferta dos Itinerários Formativos em favor de um pretenso protagonismo dos estudantes na escolha de seus percursos formativos dificultam a compreensão da organização curricular e da fronteira entre a parte comum e a parte diversificada do currículo das Ciências da Natureza. A noção de interdisciplinaridade expressa no Currículo Referência de Minas Gerais está aparentemente associada a um conjunto plural e dissonante de significados, embora seja possível considerar seu emprego como justificativa para a flexibilização curricular e para o fortalecimento da pedagogia das competências.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - PAULO FIORAVANTE GIARETA - UFMS (Membro)
Interno - LAISE VIEIRA GONCALVES RIBEIRO (Suplente)
Presidente - JENNIFER CAROLINE DE SOUSA (Membro)
Interno - BRENO PASCAL DE LACERDA BRITO - UFLA (Membro)
Notícia cadastrada em: 24/06/2025 13:01
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