Ensino de Ciências e Educação Ambiental a partir da Astronomia Cultural Indígena: o caso do Projeto-Escola Curumim.
Astronomia cultural; Constelações indígenas; Ensino de Ciências; Educação Ambiental.
Esta dissertação investiga as contribuições da Astronomia Cultural Indígena para o ensino de Ciências e Educação Ambiental na Educação Básica, a partir da experiência do curso de extensão “Astronomia Cultural Indígena” realizado em 2024 no Projeto-Escola Curumim, em Nepomuceno (MG). Adotou-se abordagem qualitativa, com observação sistemática de aula presencial e de encontros online, registros fotográficos e audiovisuais, e análise de conteúdo segundo Bardin. Participaram estudantes de 6 a 11 anos e professores da instituição. Os resultados indicam que a integração entre saberes indígenas e científicos favoreceu a participação ativa, a formulação de questões complexas e o desenvolvimento de uma consciência crítica sobre a relação entre astronomia, meio ambiente e cultura. A prática pedagógica revelou-se dinâmica, interdisciplinar e culturalmente contextualizada, fortalecendo o vínculo entre ciência escolar e cotidiano dos estudantes. Conclui-se que essa abordagem amplia o sentido da Educação Científica e Ambiental, contribuindo para práticas de ensino que respeitam e valorizam diferentes cosmovisões e promovem aprendizagens significativas.