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Banca de DEFESA: FRANCISCO HENRIQUE SANTANA OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO HENRIQUE SANTANA OLIVEIRA
DATA: 11/03/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do DED - Formato será híbrido
TÍTULO:

DAS CRENÇAS/CONCEPÇÕES RELATIVAS AO(S) JOGO(S) TRADICIONAL(IS) À ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ENTRA AUSÊNCIA, INSTRUMENTALIZAÇÕES E IMPLICAÇÕES À FORMAÇÃO HUMANA


PALAVRAS-CHAVES:

Jogo Tradicional; Folclore; Educação Física; Organização do Trabalho Pedagógico; Formação Docente.


PÁGINAS: 173
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

Os jogos tradicionais são manifestações folclóricas da infância que durante séculos e em diferentes civilizações desempenharam um papel fundamental na transmissão de valores e códigos sociais entre gerações (FERNANDES, 1979). No entanto, o crescimento e disseminação exponencial das tecnologias vêm os modificando, ao passo que o aumento da violência urbana engendra uma ruptura no processo de transmissão de seus saberes, essencialmente devido à oralidade e interação, características dessas expressões lúdicas, estarem comprometidas por esses fatores. Em virtude deste quadro, observam-se significativas transformações nas experiências lúdicas nas últimas décadas com consequências ainda desconhecidas nas variadas instâncias da estrutura social. Destarte, espera-se que a escola através da prática pedagógica do professor de Educação Física cumpra a tarefa de abordar estas importantes manifestações da cultura popular, não apenas como forma de oportunizar sua experiência, mas também em vista de possibilitar o reconhecimento de sua pujança formativa, valor histórico e cultural, em especial seu caráter humanizador e capacidade de conectar diferentes gerações, haja vista traduzirem conteúdos específicos, (objeto de conhecimento) da subárea, o qual integra o conjunto de expressões da cultura corporal de movimento (CARNEIRO, 2012, 2015, 2017; CARNEIRO, SILVA E REIS, 2020). Para tanto, se torna imprescindível investigar as concepções e práticas pedagógicas acerca do tema, tanto pela complexidade inerente ao fenômeno lúdico (jogo), seu caráter subjetivo e imanente, no qual os jogos tradicionais, tal como o esporte e a dança encontram o baluarte para sua manifestação (estado lúdico). Bem como pela deficiência da formação em relação ao tema, uma vez que as abordagens de ensino da Educação Física, mesmo apresentando o jogo enquanto conteúdo de ensino - com exceção da proposta construtivista - pouco se esmeraram em conferir o aprofundamento teórico necessário para sua tematização pelos professores. Decorrendo de forma subjacente em uma confusão conceitual quanto às finalidades de sua aplicação no ambiente educativo (FRANCHI, 2017). Conquanto, o jogo (tradicional) figura tanto na forma de conteúdo, quanto de metodologia de ensino com finalidades externas a sua manifestação. Ou seja, ocorre uma instrumentalização para outros fins, tal como no desenvolvimento de capacidades físicas ou aperfeiçoamento de gestos técnicos, olvidando assim sua riqueza social e histórica. Em consonância, esta pesquisa tem como objetivo cotejar a concepção de jogo(s) tradicional (is) de professores de Educação Física através da observação de suas manifestações na escola, pari passu o modo com o qual estes organizam o trabalho pedagógico para ensiná-lo. A metodologia consiste em uma abordagem qualitativa com desenho narrativo, sendo o público-alvo da investigação composto por dois professores de Educação Física atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental de um município do interior de Minas Gerais – MG. Observações da rotina das aulas de Educação Física e entrevistas semiestruturadas serviram como instrumentos para a coleta dos dados. Os resultados analisados através do método da triangulação (DENZIN e LINCOLN, 2000) demonstraram que o(s) jogo(s) tradicional(is) são concebidos enquanto atividades com fins metodológicos havendo o desconhecimento destes se tratarem de expressões folclóricas. O caráter subjetivo e imanente do fenômeno lúdico (jogo) é igualmente não compreendido. Somado à falta de clareza quanto aos objetivos e atributos da prática pedagógica em Educação Física o cenário observado justifica a posição de desprestígio do(s) jogo(s) tradicional(is) nas aulas destes professores. Ao final da proposta foram realizadas oficinas de formação sobre o Jogo Tradicional junto aos professores das escolas pesquisas. (Produto Educacional).


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALCIDES JOSÉ SCAGLIA - UNICAMP (Suplente)
Interno - RUBENS ANTONIO GURGEL VIEIRA (Suplente)
Presidente - KLEBER TUXEN CARNEIRO AZEVEDO (Membro)
Externo à Instituição - JOÃO CARLOS MARTINS BRESSAN - UNEMAT (Membro)
Interno - FABIO PINTO GONCALVES DOS REIS (Membro)
Notícia cadastrada em: 26/02/2024 08:02
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