Banca de QUALIFICAÇÃO: PRISCILLA OLIVEIRA NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PRISCILLA OLIVEIRA NASCIMENTO
DATA: 15/09/2022
LOCAL: meet.google.com/rnx-qrua-ata

“TEORIA DA AÇÃO EMPREENDEDORA: das oportunidades à institucionalização”

Oportunidade; Causação, Bricolagem; Efetuação; Institucionalização.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

O estudo da ação empreendedora surge no campo do empreendedorismo como uma alternativa as tradicionais formas de pesquisa, notadamente, por deslocar o foco de investigação do indivíduo ou contexto, para tentar compreender a ação em si. Nesse sentido, ao investigar a ação empreendedora busca-se compreender como o indivíduo, a organização e a sociedade interagiram de forma a propiciar a formação de um intercâmbio criativo, inovador e aventureiro. Esse tipo de abordagem reconhece que a ação empreendedora é um tipo distinto de ação humana, em que os indivíduos se envolvem algumas vezes em sua vida, tendo a capacidade de modificar a estrutura vigente. Vale destacar, que a ação empreendedora é um termo polissêmico que pode ser utilizado com diferentes significados na literatura empreendedora, os quais podem ser sintetizados em três finalidades: para designar empreendimentos no geral, para denominar o ato de empreender e como teoria alternativa para a investigação do empreendedorismo. Todavia, o emprego da ação empreendedora como teoria alternativa para investigação do empreendedorismo, é uma vertente pequena se comparada as demais. Nesse sentido, este estudo busca elaborar uma teoria acerca da ação empreendedora, baseada no realismo crítico, para corroborar sua utilização como uma abordagem teórica do empreendedorismo. O realismo crítico é uma perspectiva ontológica que compreende que a realidade é estratificada, isto é, composta por diferentes dimensões (real, actual e empírico), que podem se modificar dependendo da atuação de poderes causais. Diante disso, neste trabalho defende-se a tese de que a teoria da ação empreendedora pode ser melhor compreendida por meio de um ciclo, que inicia com a investigação da oportunidade, passando pelo processo de efetivação, que poderá acontecer pela causação, efetuação ou bricolagem e, pode finalizar com a institucionalização da ação empreendedora, momento em que ela se torna rotineira e habitual ou com interrupção de sua utilização. Busca-se por meio da elaboração da teoria, demonstrar como a modificação das etapas da ação empreendedora correspondem a alteração nas dimensões da realidade estratificada, de acordo com a atuação de poderes causais. Para tanto, serão elaborados quatro artigos científicos, sendo os três primeiros revisões integrativas da literatura, que abordarão os temas oportunidade (1), causação, efetuação e bricolagem (2) e a institucionalização (3), e o quarto artigo, será um estudo teórico empírico no Cieja “Campo Limpo”. Essa é uma escola pública destinada à educação de jovens e adultos do município de São Paulo, reconhecida internacionalmente como um espaço de acolhimento e integração, que adquiriu autonomia e modificou seu currículo pedagógico para atender as demandas de seus alunos, num processo nitidamente empreendedor. Desse modo, foi escolhida como lócus de pesquisa, por já ter sua ação empreendedora institucionalizada, permitindo a investigação de todo o ciclo da ação empreendedora defendido.

Externo à Instituição - MAGNUS LUIZ EMMENDOERFER - UFV (Suplente)
Interno - JOSE ROBERTO PEREIRA (Membro)
Interno - JOSE DE ARIMATEIA DIAS VALADAO (Membro)
Interno - DANY FLAVIO TONELLI (Suplente)