Banca de QUALIFICAÇÃO: IZADORA RIBEIRO E GARCIA DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IZADORA RIBEIRO E GARCIA DE OLIVEIRA
DATA: 28/09/2023
LOCAL: google meet

CONTRIBUIÇÃO DAS EMPRESAS MULTINACIONAIS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UMA ANÁLISE DA INDÚSTRIA CULTURAL NA AMÉRICA LATINA

Indústria Cultural

Empresas Multinacionais

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração de Empresas
ESPECIALIDADE: Negócios Internacionais

O termo “indústria criativa” (IC) tem recebido crescente interesse em todo o mundo e tornou-se uma questão relevante para os países e suas economias. A literatura ressalta sua contribuição para o crescimento econômico, o emprego e o comércio internacional por meio de uma ampla gama de atividades que envolvem a concepção, fabricação e entrega de bens e serviços intelectuais ou artísticos, tanto tangíveis quanto intangíveis. Através das diferentes abordagens científicas da IC, a mesma reconhece a relevância de promover um desenvolvimento sustentável, assegurando que todas as atividades do setor sejam conduzidas considerando as dimensões econômica, social e cultural, por meio da implementação de políticas e ações sustentáveis. Com a adoção da Agenda 2030, e seu destaque à necessidade de envolvimento do setor privado, a literatura recente de negócios internacionais foi convocada a se concentrar especificamente nos ODS e o papel das empresas multinacionais (EMNs) em alcançá-los. Em vista disso, o objetivo geral desta pesquisa é investigar como as EMNs via ODS impactam as ICs na América Latina. Especificamente, objetiva-se: (1) identificar como a ICs é inserida nos ODS; (2) fornecer uma abordagem comparativa das indústrias criativas nos países da América Latina, a fim de entender melhor o tipo de atividade criativa que está incorporada em cada país; (3) analisar os investimentos que são realizados por meio de ações culturais das maiores empresas da América Latina, identificando os fatores internos e externos à firma que influenciam estes investimentos. O contexto latino-americano se mostra relevante para a realização da pesquisa devido às reformas estruturais que os países da região passaram nas últimas décadas e que impactaram seus contextos institucionais, o que aumenta a vulnerabilidade dos países e representa um grande obstáculo para o alcance dos ODS. Para atender aos objetivos de pesquisa será adotada uma metodologia qualitativa e quantitativa com base em revisão sistemática, quocientes de localização e especialização espacial e por fim, regressão de dados em painel.

Externo à Instituição - LELIS PEDRO DE ANDRADE - IFMG (Membro)
Interno - JUCIARA NUNES DE ALCANTARA (Membro)
Interno - FRANCISVAL DE MELO CARVALHO (Suplente)
Externo à Instituição - DINORÁ ELIETE FLORIANI - UVI (Membro)