PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AGRICOLA Version en Portugais Version en Anglais Version en Espagnol

Téléphone/Poste: (35) 3829-3102/3102
Courriel: posgraduacao.eeng@ufla.br
Site Antigo: http://prpg.ufla.br/alternativo/eagricola

Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA APARECIDA ALVES DE FARIA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIANA APARECIDA ALVES DE FARIA
DATA: 20/05/2024
LOCAL: Sala de Defesa do PPGEA

Mapeamento dos riscos ergonômicos e análise termográfica nas operações com secadores de café

Café, Fornalhas, Secagem, Calor, Conforto, Ergonomia

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Engenharia Agrícola
SUBÁREA: Engenharia de Processamento de Produtos Agrícolas
ESPECIALIDADE: Pré-Processamento de Produtos Agrícolas

O processo de secagem de café com a utilização de secadores, envolve a operação em fornalhas, ambiente onde há exposição dos trabalhadores a determinados riscos ergonômicos. Os níveis elevados de calor, bem como a adoção de posturas irregulares são fatores de incidência relevante para justificar o desconforto durante a realização das atividades próximas à fornalha. As condições ambientais e a intensidade do trabalho são elementos que interagem com efeito direto a saúde do trabalhador. Nesta perspectiva pretende-se realizar análise das atividades, considerando a termografia e a termometria, para a medição da temperatura corporal, a produção de mapas térmicos e de conforto térmico do ambiente. O estudo terá como foco as operações no processamento de produtos agrícolas, nas atividades em secadores de café, segundo perspectiva ergonômica. Sendo, portanto para a seleção da amostra, fazendas produtoras de café que realizam o beneficiamento do seu produto utilizando secadores de café. E, para além, trazer um recurso a mais para as análises de conforto para o trabalho, baseado pela proposição de um método quantitativo, de padronização, em relação às variações da temperatura ambiente, para se evitar os efeitos de exposição ao calor durante o processo de secagem do café, com indicações de mapas de calor, e de regiões mais seguras. E apresentar a possibilidade de utilização da técnica termográfica como complemento validado para a análise de riscos ergonômicos.

Externo ao Programa - RAPHAEL NOGUEIRA REZENDE - DQM/EENG (Suplente)
Externo ao Programa - PATRICIA FERREIRA PONCIANO FERRAZ - DEA/EENG (Membro)
Externo ao Programa - LUCAS HENRIQUE PEDROZO ABREU - DEG/EENG (Membro)
Externo ao Programa - LUANA ELIS DE RAMOS E PAULA - DEG/EENG (Suplente)