Banca de QUALIFICAÇÃO: JEFFERSON ÁZARA CARDOSO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JEFFERSON ÁZARA CARDOSO
DATA: 27/08/2020
LOCAL: Videoconferência

Monitoramento hidrológico e caracterização físico-hídrica do solo em regiões hidrominerais do sul de Minas Gerais.

Índice de qualidade de água. Índice de estado trófico. Atributos físico-hídricos do solo.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Engenharia Agrícola
SUBÁREA: Engenharia de Água e Solo

A água desempenha funções essenciais no abastecimento de populações, na saúde pública, na manutenção de ecossistemas e nas atividades agrícolas, industriais e comerciais. Alterações que venham a ocorrer estão associadas às atividades naturais e antrópicas. Neste contexto, a compreensão da influência na água por variáveis hidrológicas e fatores físico-hídricos do solo é fundamental no estudo da qualidade de nascentes e cursos d’águaO presente trabalho tem como objetivo analisar aspectos ligados à qualidade e capacidade de produção de água. Será realizada a caracterização físico-hídrica do solo, além da análise da qualidade da água por meio da aplicação do Índice de Qualidade de Água (IQA) e o Índice de Estado Trófico (IET). Ademais, os parâmetros vazão das nascentes, vazão dos cursos d’água e precipitação serão monitorados para analisar a capacidade de produção de água. Para a consecução dos objetivos, os dados serão coletados no período que compreende agosto de 2019 a agosto de 2020. Serão monitorados sete pontos localizados na região sul de Minas Gerais. As variáveis elegíveis para a análise de qualidade de água são: pH, condutividade elétrica, temperatura, turbidez, fósforo total, nitrato, cloretos, oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio, coliformes termotolerantes e sólidos totais, suspensos e dissolvidos. Será utilizado o método proposto pelo IGAM (2012) para o cálculo do IQA e a metodologia proposta por Lamparelli (2004) para o cálculo do IET. Para a caracterização físico-hídrica serão analisados: densidade do solo, densidade de partículas, volume total de poros, textura, argila dispersa em água, teor de umidade, condutividade hidráulica saturada, teor de matéria orgânica, umidade volumétrica no ponto de murcha permanente e capacidade de campo, porosidade drenável e capacidade total de água no solo. Os dados serão refinados e tratados com a utilização do software Microsoft Excel, bem como pacotes de análises estatísticas multivariadas, provenientes da linguagem de programação R. Esse estudo poderá fomentar políticas eficazes, além de despertar maior conscientização da população sobre o tema.

Externo ao Programa - FATIMA RESENDE LUIZ FIA - DRS/ESCOLAENG (Suplente)
Presidente - GILBERTO COELHO (Membro)
Interno - LIVIA ALVES ALVARENGA (Membro)
Interno - MARCELO RIBEIRO VIOLA (Suplente)