PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS Version en Portugais Version en Anglais Version en Espagnol

Téléphone/Poste: (35) 2142-2066
Courriel: ppgletras.del@ufla.br
Site Antigo: http://prpg.ufla.br/alternativo/letras/
Actualités

Banca de DEFESA: CARLOS EDUARDO AMORIM

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLOS EDUARDO AMORIM
DATA: 25/03/2024
HORA: 14:00
LOCAL: on line google meet
TÍTULO:

 

O ESTUDO DO TÓPICO DISCURSIVO E A MANIFESTAÇÃO DO RACISMO NAS TIRINHAS  DO ARMANDINHO: uma análise da relação entre linguagem e sociedade pela abordagem funcionalista.



PALAVRAS-CHAVES:

Tópicos discursivos. Funcionalismo. Tirinhas. Inferências. Racismo.


PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística
RESUMO:

O presente trabalho desenvolve um estudo acerca do tópico discursivo, presente no gênero textual tirinha, adotando uma abordagem qualitativa e descritiva na análise dos dados. O objetivo geral édescrever as estratégias utilizadas para a  construção dos tópicos discursivos nas tirinhas do Armandinho, a partir dos pressupostos teóricos funcionalistas. Como objetivos específicos, o trabalho pretende: (i) compreender a noção de tópico discursivo; (ii) categorizar os tópicos discursivos presentes no corpus analisado e (iii)  analisar como se manifesta o racismo, pela abordagem funcionalista, tomando o personagem Camilo como motivador do discurso sobre temas ligados à raça.

Para isso, tomamos o personagem Camilo, amigo de Armandinho, representado nas narrativas como uma criança negra, pobre e moradora da periferia, que convive com problemas sociais, como o principal motivador das reflexões sobre racismo, preconceito racial e discriminação racial, que acompanham as análises. Para o referencial teórico, pautamo-nos em autores como Halliday (1964), Dik (1989), Cunha (2011), Koch (2001, 2006, 2009), Jubran (1991, 1992, 2006, 2007), Marcuschi (1996, 2006, 2008), Bortolo  (2002), Ramos (2007, 2009, 2011, 2013), Lins (2008), Cirne  (2000), Almeida (2021), entre outros. A escolha do corpus se justifica pelo fato de o gênero tirinha apresentar narrativas acessíveis, de fácil leitura, que apresentam, em sua maioria, desfechos cômicos e provocativos e, principalmente, por serem dotados de críticas sociais. Considerando que o tópico discursivo estabelece o foco informacional do texto e ocupa posição privilegiada na organização discursiva, buscamos demonstrar como se apresenta a organização tópica nas tirinhas selecionadas. A partir do estudo e das análises empreendidas, foi possível observar que a identificação do tópico discursivo nas tirinhas e a análise da relação entre linguagem e sociedade nesse gênero ocorrem não somente na análise da semiose verbal, mas também, no conjunto de semioses que constituem tal gênero textual. Destaca-se  que o tópico é construído colaborativamente pelos participantes da interação e que a produção de inferências, que apresenta relação direta com a compreensão textual, por permitir que informações não dadas, combinadas com os conhecimentos de mundo do leitor, contribuam para facilitar o entendimento dos textos analisados. Além disso, na organização tópica, são utilizadas estratégias como a repetição, a paráfrase, a pronominalização, entre outras, que garantem a centração tópica, a progressão e a unidade do texto. Diante do estudo do tópico discursivo, presente nas tirinhas, confirmou-se a possibilidade de estudar a linguagem como um instrumento de interação social, buscando despertar no leitor a necessidade de reflexão sobre temas ligados à raça, além de problemas preconceituais e discriminatórios, relacionados ao racismo. O presente trabalho demonstrou que, a análise do gênero tirinhas, em uma abordagem funcionalista, apresenta estreita relação com as questões sociais, o que permitiu que, ao estudarmos o tópico discursivo, abordássemos temas sociopolítico-culturais, evidenciando que a organização tópica está relacionada aos conhecimentos linguísticos e extralinguísticos do leitor.



MEMBROS DA BANCA:
Interno - PATRICIA VASCONCELOS ALMEIDA (Membro)
Presidente - MAURICEIA SILVA DE PAULA VIEIRA (Membro)
Interno - MARCIA FONSECA DE AMORIM (Suplente)
Externo à Instituição - BRUNA TOSO TAVARES - UFMG (Suplente)
Externo à Instituição - ANA CAROLINA DE LAURENTIIS BRANDÃO - UNEMAT (Membro)
Notícia cadastrada em: 12/03/2024 13:30
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 29/04/2024 14:41