PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS Version en Portugais Version en Anglais Version en Espagnol

Téléphone/Poste: (35) 2142-2066
Courriel: ppgletras.del@ufla.br
Site Antigo: http://prpg.ufla.br/alternativo/letras/

Banca de DEFESA: TAÍSA RITA RAGI

DISCENTE: TAÍSA RITA RAGI
DATA: 25/03/2024
LOCAL: defesa em formato remoto

A REFERENCIAÇÃO EM TEXTOS MULTISSEMIÓTICOS: UMA ANÁLISE DE ANIMAÇÕES MINIMALISTAS PUBLICADAS EM REELS NO INSTAGRAM

Referenciação. Processos de textualização. Textos multissemióticos. Animação minimalista. Reels de Instragram.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

O objetivo da presente dissertação é analisar as estratégias de referenciação presentes em animações minimalistas publicadas em Reels no Instagram. Partimos de uma abordagem teórica sociocognitiva interacionista que explora a linguagem como um processo social e cognitivo, que se efetiva em contextos de interação entre sujeitos. Apesar de a referenciação ser um dos temas mais amplamente estudados na Linguística Textual, o surgimento de tecnologias digitais e os modos de comunicação associados a elas desencadearam alterações nos modos de organização e de funcionamento dos textos, o que tem culminado na transformação de gêneros textuais e no surgimento de gêneros emergentes. A metodologia deste trabalho consistiu na realização de uma pesquisa bibliográfica, constituída por uma compilação e proposição de uma sistematização de pressupostos teóricos que fundamentam o campo da Linguística Textual, bem como os estudos sobre o processo de referenciação. Além disso, foi realizada a análise dos processos referenciais em cinco produções textuais de animações minimalistas publicadas em Reels na mídia social Instagram.  A partir do estudo empreendido, foi possível constatar que o fenômeno da referenciação em produções multissemióticas se reveste de complexidade, o que exige dos leitores habilidades de leitura que contemplem a análise da diversidade semiótica e seus potenciais efeitos de sentidos. Além disso, os processos referenciais podem se configurar como elos coesivos, como processos de introdução e manutenção de referentes, sendo responsáveis pela construção textual (processos de retroação e prospecção) e pela orientação argumentativa.  A partir do estudo teórico, foi possível entender que as teorias de texto estão sendo demandadas a ampliarem abordagens de análise em função dos modos de configuração dos diferentes gêneros textuais, que estão, a partir das ferramentas de edição, apresentando, de modo cada vez mais recorrente, combinações de recursos semióticos. Além disso, foi possível constatar que o fenômeno da referenciação é, atualmente, estudado em uma perspectiva linguístico-semiótico-discursiva. A análise de animações minimalistas publicadas em Reels demonstra que as introduções referenciais e as recategorizações são relevantes para o processo de produção de sentidos, uma vez que as escolhas realizadas pelos produtores são decorrentes do projeto de dizer e são analisadas pelos interlocutores, que, por sua vez, as interpretam a partir de suas concepções de ser e de estar no mundo.

Externo à Instituição - MARIA ALZIRA LEITE - UNIRITTER (Membro)
Interno - MARCO ANTONIO VILLARTA NEDER (Suplente)
Externo ao Programa - JACILUZ DIAS FONSECA - SMP/CDP (Membro)
Presidente - HELENA MARIA FERREIRA (Membro)