Actualités

Defesa de Dissertação do Mestrado Profissional do PPGECEM/UFLA - Dircelene de Rezende Arantes Oliveira - em 19/10/2023

Mestrando(a):

Dircelene de Rezende Arantes Oliveira

Título:

CONCEITOS DE TERMODINÂMICA ABORDADOS EM UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO

Banca Examinadora:

Profa. Dra. Helena Libardi – UFLA

Profa. Dra. Iraziet da Cunha Charret – UFLA

Profa. Dra. Luiza Seligman – UFCSPA

Data: 19/10/2023

Horário: 14h

Local:

Acesso pelo Qr Code

RESUMO: Neste trabalho procuramos criar uma sequência didática desenvolvida para levar os estudantes a analisar, discutir, levantar hipóteses e tirar suas conclusões da relação entre Termodinâmica, termoquímica e o metabolismo com o corpo humano, considerando a necessidade de utilizar métodos que possam estimular a criatividade e participação dos estudantes, favorecendo o diálogo estudante-estudante e estudante-professor através das atividades, promovendo, assim, uma compreensão mais ampla sobre a temática e contribuindo para o desenvolvimento de competências como a argumentação, a empatia, o pensamento crítico, levantamento de hipóteses e habilidades como a capacidade de realizar trabalhos em equipe e resolver problemas. Pensando em um tema atual, que pudesse gerar discussões, que despertam o interesse, os desejos e anseios de compreender e testar seus conhecimentos, optamos por trabalhar a termodinâmica e o corpo humano, um tema que pode despertar nos estudantes o desejo de ampliar seus conhecimentos. Por se tratar de um tema interdisciplinar que envolve conhecimento de Física, a termodinâmica, de Química, os valores energéticos e Biologia, o metabolismo, além de outros conhecimentos subentendidos, esperamos que, no final da sequência, com o uso dos recursos propostos, os estudantes consigam estabelecer uma relação entre esses conteúdos e situações cotidianas por eles vivenciadas. As coletas dos dados para análise foram feitas a partir da participação, socialização, dos materiais escritos pelos estudantes durante todo o processo, da participação dos mesmos nas discussões, onde os grupos apresentaram após cada atividade suas observações, análises e conclusões, e das anotações feitas no diário de bordo. durante as atividades, os estudantes discutiram aspectos referentes ao conhecimento de energia e sua relação com o funcionamento do corpo associando a Termodinâmica e as disciplinas afins. Na finalização da sequência, os grupos confeccionaram cartazes, podcast, folders, o que permitiu que percebêssemos a contribuição deste estudo na construção do processo de ensino aprendizagem.

Palavras-Chave: Ensino interdisciplinar. Estratégias de ensino. Termodinâmica e corpo humano.

Notícia cadastrada em: 16/10/2023 10:49
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 29/04/2024 18:11