Actualités

Exame de Qualificação do Mestrado Profissional do PPGECEM/UFLA - Cíntia de Fátima Botelho - em 08/11/2023

Mestrando(a):

Cíntia de Fátima Botelho

Título:

ETNOMATEMÁTICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS DE UM SURDO ESTUDANTE EM SITUAÇÕES MULTIPLICATIVAS

Banca Examinadora:

Profa. Dra. Rosana Maria Mendes – UFLA

Profa. Dra. Silvia Maria Medeiros Caporale – UFLA

Profa. Dra. Gisela Maria da Fonseca Pinto – UFRRJ

Data: 08/11/2023

Local:

Acesso pelo QR Code

RESUMO: A pesquisa de caráter qualitativo foi realizada em um Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) de uma cidade mineira. O objetivo da pesquisa é investigar as estratégias utilizadas por Surdas estudantes e Surdos em um cenário de investigação inclusivo no desenvolvimento de ideias multiplicativas. No primeiro momento será feita a constituição dos dados através da videogravação no CAEE de atividades planejadas para o trabalho com Surdas e Surdos estudantes. Para organizar e elaborar as atividades, a fim de apresentar e estabelecer propostas e métodos que pudessem contribuir para o processo da construção do conceito de adição, serão realizados estudos levando em consideração a Libras e a visualidade. Para o processo de análise da pesquisa utilizaremos uma proposta adaptada da Análise de Conteúdo (MENDES et al, 2022).

Palavras-Chave: Etnomatemática. Surdo estudante. Visualidade. Libras. Materiais manipulativos. Jogo. Situações multiplicativas. Educação Matemática. Análise de Conteúdo.

Notícia cadastrada em: 07/11/2023 22:48
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 29/04/2024 16:34