Banca de DEFESA: MAIRA DUARTE PASSOS

DISCENTE: MAIRA DUARTE PASSOS
DATA: 24/04/2024
LOCAL: https://meet.google.com/pmc-wide-ops

A Terra orbita  em torno do Sol ou o Sol orbita a Terra?: Investigando os dilemas práticos de uma professora-pesquisadora.

Revolução Copernicana. Alfabetização Científica. Ensino Médio. Sequência de Ensino e Aprendizagem. Professor-pesquisador.

SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

Embora a Revolução Copernicana tenha redefinido a percepção humana do universo, o ensino sobre esse evento histórico e suas implicações científicas ainda apresenta desafios no contexto educacional atual. Nesse cenário, surge a pesquisa, que busca analisar como o ensino da Revolução Copernicana pode contribuir para o desenvolvimento da Alfabetização Científica em alunos do primeiro ano do ensino médio. Assim, objetiva-se analisar, na perspectiva da professora-pesquisadora, o desenvolvimento de uma sequência de ensino e aprendizagem (SEA) sobre a Revolução Copernicana e sua contribuição para a Alfabetização Científica dos alunos. A pesquisa de natureza qualitativa, fundamentada em um estudo de caso, cujo contexto educacional foi documentado por gravações de áudio e registros dos materiais produzidos pelos estudantes e um diário de campo. A análise dos dados foi realizada por meio da análise temática e do Método de Análise de Conteúdo de Bardin. A pesquisa identificou dilemas práticos na implementação da SEA, como a dificuldade dos alunos em compreender conceitos abstratos e a necessidade de diversificar as estratégias de ensino. Observou-se também que o ensino da Revolução Copernicana contribuiu para o desenvolvimento da Alfabetização Científica dos alunos, evidenciado pelo uso mais preciso de termos e conceitos científicos e pela capacidade de formular explicações. A pesquisa demonstrou o potencial do ensino da Revolução Copernicana para a Alfabetização Científica dos alunos do ensino médio. A SEA desenvolvida foi aprimorada com base nos resultados da pesquisa, e um produto educacional foi criado para auxiliar outros professores na abordagem desse tema.

Externo à Instituição - WAGNER FRANKLIN BALTHAZAR - IFRJ (Membro)
Externo à Instituição - MARCO AURÉLIO DO ESPÍRITO SANTO - IFRJ (Suplente)
Presidente - JEFFERSON ADRIANO NEVES (Membro)
Interno - HELENA LIBARDI (Suplente)