Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANO BATISTA ROMUALDO

DISCENTE: JULIANO BATISTA ROMUALDO
DATA: 19/11/2021
LOCAL: on line - Google Meet

EDUCAÇÃO, O QUARTO OBJETIVO DA AGENDA 2030 COMO ORIENTADOR DE AÇÕES E PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS EM UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE LAVRAS - MG

Educação; Objetivos do Desenvolvimento Sustentável; Práticas sustentáveis

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

O documento elaborado pelas Organizações das Nações Unidas (ONU), publicado em 2015 - a Agenda 2030 - apresenta um conjunto de 17 metas a ser alcançadas pelos 193 países, entre eles o Brasil. São os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O presente estudo de caso se refere ao quarto objetivo que trata das metas a serem alcançadas pela Educação. Ele visa analisar as legislações educacionais e investigar as ações e práticas sustentáveis desenvolvidas por docentes da Educação Básica em uma escola pública no Município de Lavras. O problema de pesquisa baseia-se na questão de saber se existem ações e práticas sustentáveis desenvolvidas por professores em consonância com as metas do quarto objetivo dos ODS, que possam contribuir para a formação do estudante como cidadão global. Este estudo de caso procurou discutir a correlação entre Desenvolvimento, Educação, Sustentabilidade e Políticas Públicas com os ODS da Agenda 2030 e possui aspectos metodológicos descritivos, documentais e de caráter exploratório. A metodologia aplicada foi pautada na técnica de Análise do Conteúdo proposta por Bardin, que visa garantir a exatidão cientifica no tratamento das informações. Os documentos e material bibliográfico foram analisados e as respostas das entrevistas a ser realizada com os docentes da Educação básica serão analisadas na última etapa do estudo. Os resultados parciais após análise documental mostram a relação de alguns pontos da legislação educacional com o Objetivo 4 e ausência de políticas públicas educacionais que, de forma síncrona, se relacionem com as ODS.

Interno - ANTONIO FERNANDES NASCIMENTO JUNIOR (Suplente)
Externo à Instituição - ELIANE DE OLIVEIRA - UFAC (Membro)
Presidente - GUSTAVO COSTA DE SOUZA (Membro)
Interno - ROSANGELA ALVES TRISTAO BOREM (Membro)